Paco Britto participa da solenidade de formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros do DF

O Corpo de Bombeiros é uma instituição na proteção da vida, do meio ambiente e de tudo o que ao ser humano é caro e insubstituível, preservando os seus sonhos e velando para que as gerações futuras possam herdar os frutos do trabalho de seus ancestrais em um ambiente sustentável, mais justo e igualitário.
É com essa missão que o CBMDF recebe novos integrantes aos seus quadros como a cerimônia de formação de 24 novos aspirantes a oficial ocorrida no dia 03 de setembro na Academia de Bombeiro Militar, no Setor Policial Sul.

Os formandos da 38ª turma do CFO receberam a espada que simboliza o oficialato na carreira militar na presença do vice-governador Paco Britto e do secretário de Segurança do DF, Júlio Danilo Souza Ferreira. Com a conclusão do CFO e a troca do espadim – espada menor, símbolo do cadete -, pela maior, os ex-cadetes passam a atuar como oficiais combatentes do CBMDF.

O comandante-geral do CBMDF, coronel William Bomfim, ressaltou a importância da formação na carreira para que seja mantido o trabalho reconhecido dos bombeiros do DF. “Vocês terão 2020, 2030, 2040, 2050 para darem continuidade ao que fizemos e fazemos, e que mantenham o padrão que nós conseguimos alcançar no dia de hoje”.
“Acumule sua energia e espere a sua vez’. Ao longo desses dois anos vocês guardaram muita energia, mas a vez de vocês chegou hoje”, disse o Comandante aos novos oficiais da corporação.

O vice-governador Paco Britto, falou da importância dos bombeiros militares, a quem comparou como “seus próprios familiares”, e afirmou: “Sem medo de errar, eu digo que temos o melhor Corpo de Bombeiros do Brasil”. E completou: “Em um período atípico, em que nos superamos dia após dia, a academia demonstrou resiliência e compromisso com a sua missão.”

O secretário de Segurança do DF, Júlio Danilo Souza Ferreira, parabenizou os novos oficiais e ressaltou o trabalho dos Bombeiros em Brasilia. “É dia de festa para todos nós do Distrito Federal com mais este ciclo na carreira dos senhores porque, com a integração das forças de segurança, determinada, sabiamente, pelo governador Ibaneis Rocha, temos conseguido excelentes resultados nos índices e baixado, consideravelmente, os números de violência na capital”.

A Academia de Bombeiro Militar já formou mais de mil oficiais, que integram ou compuseram os quadros de combatentes da corporação, tanto do DF quanto de outros estados. O curso, que funciona em regime de internato, tem duração de dois anos e carga horária distribuída entre matérias técnico-profissionais, militares e de ensino acadêmico.

Os bombeiros são heróis brasileiros que arriscam suas vidas para proteger pessoas, cidades e florestas do risco de incêndios, desastres naturais, desabamentos e acidentes em geral. Além de apagar incêndios, eles também desenvolvem vários projetos sociais e educativos, com o objetivo de tentar melhorar a qualidade de vida da comunidade.

Os Bombeiros Militares também ajudam a socorrer animais em perigo, ajudam nos serviços de aleitamento materno da rede pública de saúde, principalmente para a coleta domiciliar e auxiliar pessoas que enfrentam situações de grande estresse, como tentativa de suicídio, afogamento, desaparecimentos e traumas provocados por acidentes.

Ser Bombeiro é uma missão de vida.
Fotos: CBMDF/Divulgação e Simone Barros