Nossa Senhora Aparecida: a celebração da Mãe de Deus e refúgio dos aflitos

Celebramos neste 12 de outubro o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e de Brasília. A Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, capelas e paróquias do Distrito Federal têm programação especial nesta terça-feira.
A Catedral de Brasília, na Esplanada dos Ministérios, tem missa especial com Dom Paulo Cezar, Arcebispo de Brasília, às 10h30. A cerimônia será transmitida pelas redes sociais da igreja. Dia de renovar nossa fé, amor e respeito. Que a padroeira do Brasil abençoe e proteja Brasília e o Brasil.


Embora a pandemia da covid-19 tenha mudado a forma de os católicos expressarem a fé e devoção a Maria, Mãe de Deus e nossa mãe, os devotos puderam comemorar a data na Catedral Metropolitana que leva o nome da padroeira, ao longo do dia.
Dentre os fiéis estava o vice-governador, Paco Britto, que leu a segunda leitura da missa e participou da comunhão, juntamente com a esposa, Ana Paula Hoff, e os filhos Catharina, Cristiano e Flávio. “Venho todos os anos e, pela segunda vez, vemos a igreja com menos fiéis, cheia de protocolo de segurança, o que é necessário neste momento porque ainda estamos vivendo uma pandemia”, disse o vice-governador.

“Esta é uma festa importante do nosso calendário, mostra a devoção dos fiéis a Nossa Senhora Aparecida, que chegou antes da construção da capital”, acrescentou Paco Britto . A imagem de Maria negra, com manto azul e coroa, chegou a Brasília em 1957, sendo escolhida padroeira ainda à época da construção da cidade.
Na homilia, Dom Paulo Cezar, comparou o fato de a imagem de Nossa Senhora ter sido encontrada por pescadores em partes separadas. “A padroeira nos dá essa lição de comunhão, de que a desunião, a separação, não nos conduz a nada. É preciso a comunhão em família, na igreja, no Estado e no país”, disse. “Somente quando uniram as partes, o corpo e a cabeça da imagem encontrada, é que se revelou a beleza da mãe de Deus. O todo fala mais que as partes”, completou o arcebispo.

Neste dia a Rainha das Mães, Recorda-nos o poder e a força das mãos postas em prece!
Que sempre tenhamos força e fé para vencer as adversidades e nunca desistir de trabalhar por um país mais justo e com oportunidades para todos.

No Santuário de Aparecida, o arcebispo Dom Orlando Brandes, pediu que o povo abrace o Brasil e o povo mais original como os índios, primeiros habitantes da Terra de Santa Cruz, os negros que logo vieram com sua força de trabalho e os europeus que vieram desbravar o continente.

O arcebispo de Aparecida criticou a disseminação de notícias falsas e o armamento da população brasileira. “Para ser pátria amada não pode ser pátria armada”. “Para ser pátria amada seja uma pátria sem ódio. Para ser pátria amada, uma república sem mentira e sem fake news. Pátria amada sem corrupção. E pátria amada com fraternidade. Todos irmãos construindo a grande família brasileira”, disse Dom Orlando Brandes.


Durante sua fala, Dom Orlando também pediu que o povo “abrace o Brasil enlutado” pelas mais de 600 mil mortes pela covid-19. “Mãe Aparecida, muito obrigado porque na pandemia a senhora foi consoladora, conselheira, mestra, companheira e guia do povo brasileiro que hoje te agradece de coração porque vacina sim, ciência sim e Nossa Senhora Aparecida junto salvando o povo brasileiro”, ressaltou o arcebispo.

A história da santa surgiu em 1717, no Rio Paraíba do Sul (SP). Três pescadores, desanimados com o resultado do trabalho, teriam pedido ajuda à “mãe de Deus”. Em seguida, após jogar a rede no rio, pescaram uma imagem de Nossa Senhora, sem cabeça.
Ao arremessar novamente, veio a peça que faltava. Depois disso, a pesca foi abundante e a devoção popular católica pela santa teve início. Em 1930, o Papa Pio XI proclamou Nossa Senhora Aparecida padroeira do Brasil.


O dia 12 de outubro passou a homenagear a padroeira em 1953. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) escolheu a data pelos seguintes motivos:
- Associação com o descobrimento da América, em 12 de outubro de 1492;
- Foi em outubro que pescadores encontraram a imagem de Nossa Senhora, no rio Paraíba do Sul;
- Por ser também Dia das Crianças.
O feriado no entanto, veio em 1980, com a visita do Papa João Paulo II ao Brasil. À época, o presidente da República, general João Batista Figueiredo, promulgou a lei que declarava feriado federal em 12 de outubro.

Oração
Ó minha Senhora Aparecida,
Mãe amável,
Continue a nos inspirar
na doce arte de nos tornar amáveis em momentos de apreensão;
Inspirar palavras sábias que incentivem as pessoas na hora de solidão;
inspirar sinais de preocupação para aqueles que estão muito aflitos;
inspirar delicadeza e sorriso com gestos de simpatia
para que ninguém se sinta estranho, abandonado ou desamparado.
Ó Mãe Senhora Aparecida,
Mãe Padroeira,a mais bela de todas as Mães, Recordai-nos o poder e a força das mãos postas em prece!
Rogai por nós que recorremos a vós. Porque confiamos agora e sempre aos vossos cuidados maternais. Amém!!!
Fotos: GettyImages,Gustavo Marcelino, Valter Campanato/Agência Brasil e Reprodução