CLDF lança TV Câmara Distrital – a Casa do Povo na casa do povo

Para dar transparência às ações legislativas e possibilitar que a população acompanhe ao vivo o trabalho dos parlamentares, a Câmara Legislativa do Distrito Federal lançou no dia 25 a TV Câmara Distrital, com transmissão ao vivo pelo canal 9.3. A emissora entra no ar a partir de um acordo de cooperação com a Câmara dos Deputados.

A TV chega para marcar os 30 anos do Legislativo do Distrito Federal e terá 24 horas de programação. O canal também terá conteúdo jornalístico, educativo, sociocultural e científico, além de campanhas institucionais e de utilidade pública.

O presidente da CLDF, Rafael Prudente, apresentou as instalações da emissora aos parlamentares e autoridades. Dentre elas o primeiro presidente da Câmara Legislativa, Salviano Guimarães, de 1991 a 1993. Depois no auditório da Casa aconteceu a solenidade de lançamento do canal direto com a população.

“A estreia da TV Câmara Distrital significa um marco para o Distrito Federal por permitir, pela primeira vez, a veiculação dos trabalhos da Casa em TV aberta, ao alcance de toda a população”, disse Rafael Prudente.

Rafael Prudente destacou que a TV dará total transparência aos trabalhos legislativos e favorecerá a interação com a sociedade e que em breve terá canal na Net e na Sky.
“Criar instrumentos de fomento à transparência e de aproximação entre a democracia e o cidadão sempre foi uma importante aspiração nossa e é emocionante ver esse trabalho ganhando vida. É a chegada da Casa do Povo na casa do povo”, declarou o deputado Rafael Prudente.

O presidente da Casa anunciou a retomada do Troféu Câmara Legislativa de Cinema, que teve as edições de 2019 e 2020 suspensas. “A já tradicional premiação do cinema brasiliense voltará com uma significativa novidade: os curtas e longas-metragens vencedores serão exibidos na TV Câmara Distrital. Nada como valorizar o melhor do audiovisual do Distrito Federal, produzido por brasilienses para brasilienses”, declarou Prudente.
A solenidade de lançamento foi prestigiada pela vice-presidente da Associação Brasileira de Televisão e Rádios Legislativas (Astral), Alessandra Anselmo; pelo embaixador da Índia no Brasil, Suresh Reddy; pela secretária de Turismo, Vanessa Mendonça; pela secretária de Esporte e Lazer, Giselle Ferreira; pela secretária de Educação, Hélvia Paranaguá; e pelo secretário de Cultura, Bartolomeu Rodrigues, dentre outros convidados.

A gerente de parceria da Rede Legislativa e vice-presidente da Associação das TVs e Rádios Legislativas, Alessandra Anselmo, disse que a TV Legislativa permite que o cidadão se informe sem filtros. “A população vai ter acesso diretamente ao que ocorre no legislativo, sem corte ou viés, e com a interação”, afirmou.

O primeiro presidente da Câmara Legislativa, Salviano Guimarães, falou da importância de se comunicar bem com a população, os donos do mandato parlamentar. O ex-distrital disse que o legislador tem a obrigação de comunicar à população o que faz e prestar conta das suas atividades. “Tive sempre a expectativa de que um dia a Câmara pudesse se comunicar melhor, e esse dia chegou. A comunicação é o principal recurso e o mais importante do legislador”, afirmou o deputado distrital da legislatura 1991 a 1995.

O embaixador da Índia, Suresh Reddy, ressaltou a importância do veículo para a transparência do Estado. “É muito importante ter uma TV como essa, que conecte os representantes com os cidadãos que os elegeram”.
O presidente da Comissão de Economia, Orçamento e Finanças da CLDF, deputado Agaciel Maia, também enfatizou o papel das TVs legislativas para a consolidação da democracia brasileira. “Trata-se de um instrumento democrático que possibilita ao cidadão, em casa, acompanhar e avaliar o trabalho dos deputados”, afirmou.

Para o deputado Chico Vigilante, a credibilidade da TV está na isenção de comunicar o que de fato acontece na CLDF. “Não é para falar bem da Casa ou dos deputados, é para mostrar do jeito que as coisas são”. Ele também defendeu que o veículo “dê voz ao povo”, para que as autoridades possam ouvir as demandas sociais.

Entre os primeiros programas que serão exibidos pela TV Câmara Distrital, destaca-se o “Por elas”, dedicado à atuação feminina nos mais diversos setores sociais; o “Nosso Quadradinho”, que tem como missão apresentar as belezas, as boas iniciativas e os talentos desenvolvidos no Distrito Federal; e o “Giro CLDF”, com notícias das sessões plenárias, reuniões de comissões e audiências públicas promovidas pela Casa.

Fotos: Bruno Sodré/CLDF