Novembro Azul prioriza a saúde masculina e mostra importância da prevenção

bernadetealves.com
Novembro Azul: movimento internacional que prioriza a saúde masculina e mostra importância da prevenção

O movimento Novembro Azul, criado na Austrália em 1993, ressalta a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e também conscientiza a respeito da necessidade de cuidados integrais com a saúde do homem. A campanha tem como símbolos a cor azul e o bigode ao estilo do personagem Mário Bros.


No Brasil, a campanha teve início em 2008, sendo organizada pela Sociedade Brasileira de Urologia e pelo Instituto Lado a Lado pela Vida. No país, o movimento ganhou contornos ainda maiores, sendo que além de promover a conscientização pela prevenção do câncer de próstata e a detecção precoce, incentiva os homens a cuidarem da sua própria saúde o ano todo.


O câncer de próstata é uma das doenças mais impactantes para o homem e tem prevalência em pessoas com idade acima de 65 anos. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se que em 2021 mais de 65 mil homens sejam diagnosticados com a doença no Brasil. No país, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata.

bernadetealves.com
Sintomas do Câncer de Próstata

De acordo com o Ministério da Saúde o câncer de próstata é considerado a segunda patologia que causa mais mortes no Brasil, isso ocorre porque as células se multiplicam de forma desordenada formando um tumor maligno. A próstata é uma glândula localizada na base da bexiga, na frente do reto, que envolve a uretra (canal por onde a urina é eliminada).


Apesar da vacinação contra a Covid-19 estar avançada, a sociedade médica reforça a detecção precoce do câncer de próstata e de manter o tratamento.

bernadetealves.com
Aparelho reprodutor masculino

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), os diagnósticos de câncer de próstata, rim e bexiga caíram mais de 26%. O exame de PSA (dosagem de antígeno prostático específico) usado na identificação do câncer de próstata apresentou um declínio de 30%. A diminuição de exames de rastreamento de câncer de próstata, usando o teste de antígeno específico da próstata (PSA), resultou em aumentos recentes no diagnóstico de doença metastática, de acordo com um estudo que foi apresentado no Simpósio de Câncer Genitourinário da ASCO.


A Sociedade Brasileira de Urologia orienta que homens com fatores de risco como histórico de câncer de próstata ou de mama na família, raça negra e obesidade devem realizar os exames de sangue PSA e de toque.

bernadetealves.com
Novembro Azul – mês dedicado à saúde do homem

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista.

A campanha Novembro Azul é realizada por meio de ações que objetivam promover uma mudança nos hábitos masculinos que promova a saúde e bem-estar.


Neste mês diversos prédios públicos iluminam-se de azul conclamando os homens a priorizarem a saúde e o bem-estar. Cuide do seu bem mais valioso: sua saúde! Vá até o posto de saúde mais próximo de sua casa e faça uma consulta e exame gratuitos através do Sistema Único de Saúde (SUS).

bernadetealves.com
Novembro Azul prioriza a saúde masculina e mostra importância da prevenção do câncer de próstata


Valorize a vida: previna-se.! Quanto mais cedo for detectado, mais fácil será tratá-lo.


Fotos: Divulgação e Reprodução