Abelhas: o valor da polinização em nossa alimentação

Quando se fala em abelhas a primeira coisa que vem à cabeça é o mel. E não é para menos. É usado desde a antiguidade devido as propriedades medicinais. Segundo a Embrapa, o mel não é a única contribuição deste importante inseto. As abelhas são essenciais para a produção de alimentos. A maçã, o café, o açaí, o maracujá, a laranja e até a soja são beneficiados pelas polinizadoras abelhas.

As abelhas melhoram a qualidade e a produtividade das lavouras. Muitos cultivos dependem da presença destes polinizadores. E o mais interessante é que todo o trabalho em uma colmeia é feito pelas fêmeas. Elas coletam o néctar, o pólen e produzem o mel, diz Diego Moure, pesquisador sênior da AgroBee.

Segundo Márcia Maués, pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Amazônia Oriental, no Brasil existem cerca de 2.000 espécies de abelhas. As Sociais (Apis Mellifera) e as Solitárias, que não formam colmeia.

Em cultivos de espécies nacionais, é muito provável que as abelhas ditas solitárias sejam as responsáveis pela polinização, e, como essas não possuem colmeias, a forma ideal para atraí-las é preservando a mata nativa próxima à lavoura, conta Márcia da Embrapa.

Os insetos da família Apis Mellifera, que não é nativa do Brasil, só conseguem fecundar flores que também são exóticas, como a soja e a maçã. Em cultivos de espécies nacionais, as abelhas ditas solitárias sejam as responsáveis pela polinização, e, como essas não possuem colmeias, a forma ideal para atraí-las é preservando a mata nativa próxima à lavoura, explica Márcia da Embrapa.

Tem plantas que não produzem nada sem polinização. “O açaí, uma palmeira que ocorre nas margens do rio e vem sendo cultivada em terra firme por meio de cultivares, é visitado por mais de 200 espécies de insetos”, segundo a pesquisadora.
As abelhas são responsáveis por até 80% das plantas cultivadas presentes na nossa alimentação, apontou a pesquisa da Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (BPBES, sigla em inglês) e da Rede Brasileira de Interações Planta-Polinizador (REBIPP).


Para alguns plantios, como o maracujá, elas são essenciais. Para outros, como o café, elas proporcionam aumento da qualidade, com melhor sabor e nutrientes, e da produtividade, explica Márcia Maués.
Independente de a qual espécie pertencem, as abelhas são muito importantes para a produção de alimentos. Alguns agricultores buscam alugar colmeias para atraí-las para a lavoura. Um outro caminho é a preservação da mata nativa da região.
Existe um movimento para que estes insetos sejam reconhecidos como um insumo agrícola, assim como os pesticidas e fertilizantes são, diz a pesquisadora Márcia.

“Quando vai planejar uma área agrícola, (o produtor) se preocupa com a fertilidade do solo, qual o material genético que se vai utilizar (..), e porque não se preocupar com o polinizador? É um dos bioinsumos, da mesma forma como existem agentes de controle biológico”, afirma a pesquisadora da Embrapa.

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Stellenbosch, na África do Sul, aponta que metade das plantas com flores depende completamente de polinizadores para sobreviver. São cerca de 1.750 espécies de todos os continentes. Desta categoria, as abelhas são protagonistas.
O Brasil tem um grande potencial para a criação de abelhas com características naturais vantajosas:

- Tem plantas que fornecem, ao longo do ano, o néctar necessário para as abelhas, gerando maior produção de mel.
- Possui abelhas mais resistentes como a Apis Mellifera, uma mistura da abelha trazida pelos europeus no século 19 com uma raça africana trazida por pesquisadores no século 20. Por ser híbrida, ela é mais produtiva e resistente a doenças.

O que precisa fazer é profissionalizar mais a apicultura no Brasil pelo bem da produção agrícola, da saúde e economia.

O mel é um alimento produzido a partir do néctar das flores e processado por enzimas digestivas das abelhas. Ele é usado desde a Antiguidade como adoçante e também por causa das suas propriedades medicinais. Além de gostoso movimenta a economia.
Fotos: Getty Images via BBC e Reprodução