Imaculada Conceição: morada sagrada de Jesus Cristo

Celebra-se neste 8 de dezembro o Dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, uma referência à Virgem Maria, filha de Santa Ana e São Joaquim, que nasceu, segundo a Igreja Católica, para ser a morada de Jesus Cristo, filho de Deus.
Segundo doutores mais eminentes em Teologia, Maria viveu na Terra sem ser manchada por nenhum pecado e por isso é considerada Imaculada Conceição. Desde o primeiro instante de sua existência, ela foi preservada do pecado pela graça de Deus.Tanto no Oriente como no Ocidente, há grande devoção à Maria enquanto mãe de Jesus e Virgem sem Pecados. No começo do cristianismo o dogma da Imaculada Conceição já era tido como uma verdade de fé para os fiéis.
Esta verdade, reconhecida pela Igreja de Cristo é muito antiga. Em 28 de fevereiro de 1476 o Papa Sisto IV decretou o Dia da Imaculada Conceição como festa universal. Muitos doutores da Igreja oriental, ao exaltarem a grandeza de Maria, Mãe de Deus, usavam expressões como: cheia de graça, lírio da inocência, mais pura que os anjos e a Rainha do Céu e da Terra.

A Virgem Maria é venerada como uma santa imaculada e livre de pecados desde os primórdios do cristianismo. Os outros três dogmas associados à Virgem Maria são a Assunção, a Maternidade Divina e a Virgindade Perpétua.
Em 1830 a Virgem Maria apareceu a Santa Catarina Labouré pedindo que se cunhasse uma medalha com a oração: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós”.
Em 1854, com a constituição Ineffabilis Deus (Latim para “Deus Inefável”) escrita pelo Papa Pio IX, define o dogma da Imaculada Conceição da Bem-Aventurada Virgem Maria. O decreto de promulgação é datado de 8 de dezembro daquele ano como o dia da Festa da Imaculada Conceição de Maria.
A própria Virgem Maria, na sua aparição em Lourdes, em 1858, confirmou a definição dogmática e a fé do povo dizendo para Santa Bernadette e para todos nós: “Eu Sou a Imaculada Conceição”.



Nesta quarta-feira, 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição, o Papa Francisco esteve na Praça Espanha, no centro de Roma, por volta das 5h30 da manhã, para um ato privado de veneração à Virgem Maria. Francisco rezou aos pés do monumento dedicado à Imaculada Conceição por todos os que sofrem.
Desde o início de seu pontificado Jorge Mario Bergoglio tem demonstrado sua devoção a Imaculada Conceição. O Pontífice caminhou em direção à estátua da Virgem Maria para homenageá-la com rosas brancas. Francisco, de mãos postas em oração, pediu à Virgem Maria “o milagre da cura para os povos que sofrem duramente com as guerras e a crise climática”.
O Papa também invocou de Nossa Senhora o milagre “da conversão, para que Ela possa desfazer o coração de pedra daqueles que constroem muros para distanciar de si mesmos a dor dos outros”. Imediatamente depois, Francisco deslocou-se para a Basílica de Santa Maria Maior, onde “continuou sua oração diante do ícone de Maria Salus Populi Romani”, segundo informa a Sala de Imprensa vaticana.



O monumento mariano,criado pelo arquiteto Luigi Poletti e pelo escultor Giuseppe Obici, é em homenagem ao dogma da Imaculada Conceição proclamado por Pio IX, nascido Giovanni Maria Mastai-Ferretti, em 1854. Para transmitir a mensagem as gerações futuras o Papa Mastai-Ferretti, escolheu o lugar que parecia mais adequado, mas também o mais simbólico: a praça em frente à Embaixada da Espanha junto à Santa Sé, já que foi no país ibérico que floresceu a mais profunda devoção à Imaculada Conceição. Uma pequena varanda foi então construída no “Palácio de Espanha” para permitir que o Papa assistisse à inauguração.

No Brasil, o culto à Imaculada Conceição iniciou na Bahia quando Tomé de Souza chegou a Salvador com uma escultura da santa que se tornou Padroeira da Bahia. Ela foi protetora do nosso país no período colonial e foi proclamada Padroeira do Império Brasileiro por D. Pedro I.
No despontar do século XX o título cedeu lugar a Nossa Senhora de Aparecida, que é uma antiga imagem da Imaculada Conceição encontrada nas águas do rio Paraíba do Sul.
Na Umbanda a Imaculada Conceição é a padroeira dos pescadores e também a deusa do amor. No Brasil, cada orixá foi associado a um santo da Igreja Católica, numa prática que ficou conhecida por sincretismo religioso. Cultuada no candomblé e na umbanda, Oxum é sincretizada como Nossa Senhora da Conceição, na maioria dos estados brasileiros.
Significado e simbolismo de Imaculada Conceição

As mãos da Imaculada Conceição
As mãos unidas na altura do coração simbolizam a oração e do Dogma da Fé da Imaculada Conceição de Maria Santíssima. Em todas as aparições da Virgem Maria, ela pede oração como fez com Bernadette, na França. Ela mesma, enquanto viveu neste mundo, foi uma mulher de oração. E agora, no céu, não cessa de rezar, intercedendo por todos nós. As mãos de Nossa Senhora em gesto de oração nos lembram que ‘quem reza se salva’. A oração transforma vidas e deve ser feita ‘com o coração’ com sinceridade. E nos falam também que a oração cura o coração.
O manto da Imaculada Conceição
A cor azul simboliza o céu. Os bordados em dourado simbolizam a realeza e nos lembram que Nossa Senhora é Rainha do Céu e da terra.
A coroa da Imaculada Conceição

A coroa nos lembra que Maria Imaculada, sem pecado, sem mancha, é Rainha do Céu e da terra. A cruz sobre a coroa significa que a Virgem Maria só é Rainha por causa de Jesus Cristo, por causa de sua morte na cruz e de sua ressurreição.
A meia lua sob os pés da Imaculada Conceição
A meia lua debaixo dos pés é uma característica importantíssima na imagem e tem simbolismos maravilhosos que merecem ser conhecidos.A lua não tem brilho próprio, mas reflete a luz do sol. Na Iconografia cristã, o sol é Jesus Cristo. Por isso, a luz sob os pés de Maria significa que sua luz vem de Jesus e leva a Ele. Pois, se perguntarmos: ‘de onde vem o brilho de Nossa Senhora” a resposta só pode ser uma: ‘de Jesus, seu filho’.
A lua brilha no meio da escuridão da noite. A escuridão simboliza a humanidade pecadora e a lua simboliza a pureza e a luz. Significa que Maria, mesmo tendo nascido na humanidade pecadora, foi preservada do pecado pela graça de Deus, ou seja, ela é Imaculada (sem mancha) desde sua concepção no ventre de sua mãe, Santa Ana. Ela é a Imaculada Conceição, ela foi concebida sem o pecado original. Por isso, ela brilha como a lua, refletindo a luz do sol, que é a verdadeira fonte de vida, de luz e de calor.
Os anjos e as nuvens nos pés da Imaculada Conceição
Nos pés da imagem de Nossa Senhora da Conceição, vemos a nuvem e anjos. Estes dois símbolos revelam que a Virgem Maria está no céu, na glória de Deus, junto com os anjos, dos quais ela é Rainha e que de lá, junto de seu filho, ela intercede por nós.
A serpente sob os pés da Imaculada Conceição
Significa que Maria, sendo ‘Imaculada Conceição’, concebida sem pecado, e tendo gerado Jesus Cristo, ela esmaga a cabeça da serpente, como está escrito no livro do Gênesis. Em Maria começou a vitória sobre o demônio e esta vitória foi concluída pela morte e ressurreição de Jesus.
Nestes tempos difíceis de tanta dor e sofrimento em que vive a humanidade, que além do vírus enfrenta a discriminação, o ódio, a ganância, o totalitarismo e a ignorância, nós vos pedimos Nossa Senhora da Imaculada Conceição que nos alcanceis do vosso divino Filho Jesus Cristo, o auxílio necessário para vencermos e suportarmos tanta dor e sofrimento.


Fotos: Divulgação e Reprodução Youtube Vatican News