Belém do Pará – 406 anos de história e progresso

bernadetealves.com
Belém do Pará – a Paris Tropical

O aniversário de Belém, capital do Pará, é comemorado neste dia 12 de janeiro. A cidade foi fundada em 1616 pelos portugueses às margens da Baía do Guajará e Rio Guamá, na região Norte do Brasil a uma latitude 01º27’21” sul e longitude 48º30’16” oeste, estando a cerca de 2 120 km da capital federal, Brasília.

bernadetealves.com
Belém do Pará – a francesinha do norte que celebra 406 anos de fundação

O forte é bastante visitado pelos turistas e moradores da cidade. Do seu interior, tem-se uma bela visão de pontos importantes de Belém, como o conhecido Mercado do Ver-O-Peso, a belíssima fachada da também centenária Igreja da Sé, a baia de Guajará com seu intenso tráfego de pequenas embarcações e a belíssima paisagem oferecida pelo Forte.

  • bernadetealves.com
  • bernadetealves.com


Belém vivenciou momentos de plenitude, como o período áureo da borracha no século XX, recebendo imigrantes europeus que influenciaram a arquitetura e economia local, sendo conhecida na época como “Paris Tropical” e “Francesinha do Norte” tornando-se cosmopolita e moderna em vários aspectos sem perder tradicionalismo das fachadas das edificações coloniais.

bernadetealves.com
Belém do Pará – 406 anos de história e progresso


Nas últimas duas décadas, passou por um forte movimento de verticalização, devido a novas tendências na construção civil e ao plano urbano de valorização da década de 40 na Avenida Presidente Vargas, considerada o corredor financeiro da cidade.

bernadetealves.com
Belém do Pará – rota criativa do Brasil

Por ser integrante da Amazônia Oriental, Belém tem clima quente úmido e é a capital mais chuvosa do Brasil mas isso não atrapalha sua influência de ordem econômica, política e sociocultural.

bernadetealves.com
Encantos de Belém do Pará


Fazem parte da rotina da cidade a beleza das construções seculares, o calor, as ruas sombreadas pelas mangueiras, a chuva no final da tarde, e o vaivém dos barcos na Baía do Guajará.

bernadetealves.com
Praça da República, Belém do Pará

Apesar da mangueira ser uma árvore asiática, ela se tornou um símbolo de Belém. A paixão pelas mangueiras é tanta, que a árvore virou patrimônio cultural do município de Belém. Elas existem desde o século 20 e proporcionam sombras muito agradáveis.

bernadetealves.com
Interior da Catedral de Belém

Belém não é só beleza, tem muitas curiosidades. A terra das mangueiras está protegida contra todo mal. Rua da Fé em Deus, Rua da Paz e Rua da Alegria. Além dessas ruas com nomes diferenciados, a cidade também homenageia países da América Latina nas ruas: Chile, Colômbia, Bolívia, Venezuela e Paraguai.


A “Cidade das Mangueiras” festeja neste 12 de janeiro, 406 anos de fundação. Para marcar a data, a Prefeitura Municipal de Belém montou uma programação especial, que inicia nesta terça-feira e segue até o dia 14 de janeiro.


Para festejar os 406 anos da cidade teve Missa solene na Catedral com a presença do governador do Pará, Helder Barbalho, do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, do vice-prefeito da cidade, Edilson Moura, secretários municipais e ilustres moradores.


Membros da igreja Assembléia de Deus deram um abraço simbólico em Belém na praça do Relógio, no bairro da Cidade Velha. Por causa da pandemia de Covid-19, neste ano, não haverá o bolo de aniversário tradicional, para ser distribuído à população.


Neste 12 de Janeiro a Prefeitura de Belém vai oferecer a Medalha Francisco Caldeira Castelo Branco na Igreja de Santo Alexandre, às 19h30. A honraria busca homenagear personalidades que contribuíram para a cidade de Belém em seu segmento ou área de atuação.

bernadetealves.com
Catedral Metropolitana de Belém do Pará

No dia 13 de janeiro ocorrerá o ritual de bênção das águas em homenagem aos 406 anos de Belém. A cerimônia está marcada para acontecer no Portal da Amazônia, às 9h, e contará com a presença de diversas lideranças religiosas da cidade.

bernadetealves.com
Catedral de Belém do Pará

A Catedral de Belém e Basílica Santuário de Nazaré são referências de fé, devoção e arte na capital do Pará. As duas igrejas marcam os dois pontos referenciais do Círio de Nazaré e guardam histórias desde as origens da cidade e do processo de ocupação urbana.

bernadetealves.com
Basílica Santuário de Nazaré, Belém do Pará


As estruturas arquitetônicas, os significados e os sentimentos que envolvem a Catedral de Belém e a Basílica Santuário de Nazaré, tornaram essas igrejas grandes pontos turísticos e patrimônio histórico do Pará. Atrações o ano inteiro, religiosidade e fé fazem das igrejas pontos de descanso espiritual e renovação da fé.


Fotos: Reprodução