Bia Haddad coloca o Brasil na final do Australian Open

bernadetealves.com
Brasileira Bia Haddad está na final do Australian Open

A tenista brasileira Beatriz Haddad Maia conseguiu, pela primeira vez em muitos anos, jogar em alto nível em várias competições sem se lesionar. Tem feito bons jogos de simples, está em 83º do ranking, e engatou nove vitórias seguidas em duplas (quatro para conquistar o WTA de Sydney e cinco até a final do Australian Open.


Com a última vitória na noite do dia 26, a tenista de 25 anos melhora sua já histórica campanha e torna-se a 1ª brasileira a chegar a uma decisão do Grand Slam na era aberta que começou em 1968. A lendária Maria Esther Bueno foi campeã nas duplas na Austrália em 1960.

bernadetealves.com
Bia Haddad coloca o Brasil na final do Australian Open 2022


Maria Esther Bueno, conquistou 22 títulos de Grand Slam, entre simples, duplas e duplas mistas, entre 1959 e 1968, em uma época que a modalidade ainda não era profissional. A “Era Aberta” do tênis feminino chega exatamente em 1968.


Bia Haddad Maia e a cazaque Anna Danilina derrotaram as japonesas Shuko Aoyama e Ena Shibahara na noite desta quarta-feira e avançaram à final do Aberto da Austrália. A brasileira e a cazaque venceram a dupla cabeça de chave número 2 do torneio por 2 sets a 1 com parciais de 6/4, 5/7 e 6/4 em 2 horas e 18 minutos.

bernadetealves.com
Brasileira Bia Haddad e a cazaque Anna Danilina estão na final do Australian Open

A decisão está prevista para a madrugada do próximo domingo (30). Bia Haddad e Anna Danilina vão enfrentar a dupla vencedora do duelo entre B. Krejcikova/K. Siniakova e V. Kudermetova/E. Mertens.


O tênis feminino sempre foi preterido aqui no Brasil, com menos investimento e torneios que o masculino. Depois que o Brasil conquistou o bronze olímpico em Tóquio em 2021, algumas competições que valem pontos para a WTA foram realizadas no país, mas nada de muito concreto foi feito na estrutura da modalidade. E mesmo se tivesse feito, os resultados não apareceriam em tão pouco tempo.

bernadetealves.com
A tenista brasileira Bia Haddad Maia está na final do Australian Open

Fotos: Mark Evans / Getty Images e Reprodução/ Instagram- @biahaddadmaia