Nossa Senhora de Lourdes: padroeira dos doentes, proteção e refúgio dos necessitados

O Dia de Nossa Senhora de Lourdes, padroeira dos doentes, refúgio e proteção dos necessitados, é comemorado neste dia 11 de fevereiro. Para celebrar a data, vamos agradecer pelas graças recebidas e também rezar por todos os enfermos, por suas famílias, pelos profissionais de saúde e pastorais e por todos que promovem a saúde.
O 11 de fevereiro é o Dia Mundial do Enfermo. Neste ano o tema tem como base uma citação do Evangelho de Lucas: “Sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso”, com o subtítulo “Colocar-se ao lado de quem sofre num caminho de caridade”.
“O doente é sempre mais importante do que a sua doença, e por isso qualquer abordagem terapêutica não pode prescindir da escuta do paciente, da sua história, das suas ansiedades, dos seus medos”, diz o Papa Francisco.

“Quando uma pessoa experimenta na própria carne fragilidade e sofrimento por causa da doença, também o seu coração se sente acabrunhado, cresce o medo, multiplicam-se as dúvidas, torna-se mais impelente a questão sobre o sentido de tudo o que está a acontecer”, diz o Santo Padre.
Francisco lembra do papel dos profissionais da saúde, que ultrapassam os limites da profissão para se tornar uma missão. “Tocam a carne sofredora de Cristo e isso pode ser um sinal das mãos misericordiosas do Pai”.


Neste dia destacamos uma mensagem especial de Nossa Senhora de Lourdes a Intercessora pelos enfermos.
A Santíssima Virgem Maria, a Mãe de JESUS, é, por excelência, santa entre os santos. Nas suas dezenas de aparições reconhecidas pela Santa Igreja Católica está a de Lourdes. A partir dessa aparição, Nossa Senhora, neste título de Lourdes, é invocada por fiéis de várias partes do mundo, que a apresentam situações de saúde, tornando-se assim, a padroeira dos doentes.
Oração – proteção e refúgio

“Sob a Tua proteção procuramos refúgio, Virgem Imaculada de Lourdes, que és o modelo perfeito da criação segundo o plano original de Deus. A Ti, neste dia, confiamos os doentes, os idosos, as pessoas sozinhas: alivia o seu sofrimento, enxuga as suas lágrimas e obtém para cada um a força necessária para realizar a vontade de Deus. Sê o amparo de todos que aliviam, dia após dia, os sofrimentos destes irmãos. E ajuda-nos a crescer no conhecimento de Cristo, que, com a Sua morte e ressurreição, venceu o poder do mal e da morte.”
Nossa Senhora de Lourdes, rogamos a vós a cura das doenças da alma e do corpo.
Mensagem Nossa Senhora de Lourdes

Segundo a religião católica, a aparição de Nossa Senhora em Lourdes se deu no dia 11 de fevereiro de 1858, Bernadete disse ter visto a aparição de uma de “uma menina, tão pequena como ela, vestida de branco, com uma faixa-azul presa na cintura, com um rosário em suas mãos em oração e rosas de ouro amarelo, uma em cada pé, envolta em luz na gruta chamada Massabielle (Pedra Velha)”. Depois de alguma outras aparições a menina perguntou à senhora quem ela era e recebeu como resposta: “Sou Imaculada Conceição”.
Deus envia Sua Mãe a uma pequena camponesa de 14 anos, chamada Bernadete Soubirous, a primeira de nove filhos de Luísa Castèrot e do moleiro Francisco Soubirous.
Bernadete nasceu em 7 de janeiro de 1844 e desde pequena viveu em situação de extrema pobreza. Nasceu em um moinho e viveu boa parte da infância no prédio abandonado da cidade de Lourdes. Um lugar insalubre, escuro e nem um pouco próprio para uma criança. Por isso, Bernadete também esteve muito doente. Teve cólera, asma e dificuldades de aprendizagem.
O pároco local ficou impressionado com o relato da menina, já que ela não teria condições de ter conhecimento sobre este dogma da Igreja que havia sido recentemente promulgado pelo Papa. Enquanto a Igreja discutia a veracidade dos fatos, milagres começaram a ocorrer durante as aparições da Virgem.

Em 25 de fevereiro de 1858, na presença de uma multidão, surgiu sob as mãos de Bernadete uma fonte que jorra cerca de 5 mil litros de água pura até hoje.
Foram 18 aparições de acordo com a menina, entre 11 de fevereiro e 16 de julho de 1858. E muitos milagres de cura.
Em 1860, Bernadete refugiou-se como pensionista indigente no Hospital das Irmãs de Caridade de Nevers. Ali, aprendeu a ler e escrever e assim, em 1861, escreveu de próprio punho o primeiro relato escrito das visões de Nossa Senhora.


Bernadete faleceu em 16 de abril de 1879 e seu funeral contou com uma multidão de fiéis.
Seu corpo foi exumado em três ocasiões distintas e nas três estava intacto. Depois, foi colocado em uma câmara de cristal pelas Irmãs Nevers, onde permanece até hoje para veneração dos fiéis.
Em 8 de Dezembro de 1933, festa da Imaculada Conceição, Bernadete foi canonizada como Santa Bernadete Soubirous, pelo Papa Pio XI, depois de terem sido reconhecidas pela Santa Sé as virtudes pessoais e curas milagrosas a ela atribuídas após a morte. O túmulo com o corpo incorrupto de Santa Bernadete de Lourdes encontra-se exposto para devoção pública no Convento de Saint Gilard em Nevers.

O Santuário de Lourdes

A fonte e o Santuário construído em homenagem à Virgem atraem cerca de 5 milhões de visitantes todos os anos. O Santuário lembra o gesto bíblico dos braços abertos e é um símbolo mundial da fraternidade entre os povos. Sua arquitetura mistura o estilo românico, com o romano e ainda à arquitetura bizantina.

Ao cruzar a Porta da Misericórdia, a entrada do Santuário, ficamos diante de uma grande praça com as Basílicas da Imaculada Conceição e de Nossa Senhora do Rosário ao fundo.
Uma viagem inesquecível para renovar as forças e a fé.
Oração Nossa Senhora de Lourdes
“Ó Virgem puríssima, Nossa Senhora de Lourdes, que vos dignastes aparecer a Bernadete, no lugar solitário de uma gruta, para nos lembrar que é no sossego e recolhimento que Deus nos fala e nós falamos com Ele, ajudai-nos a encontrar o sossego e a paz da alma que nos ajudem a conservar-nos sempre unidos em Deus. Nossa Senhora da Gruta de Lourdes, dai-me a graça que vos peço e tanto preciso (pedir a graça). Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós. Amém”.
Fotos: Reprodução e Vatican News