Cães raros: origem e curiosidades


A relação entre cachorros e humanos é antiga
e são considerados os melhores amigos do homem, desde que foram domesticados cerca de 19 a 32 mil anos atrás.


A domesticação começou como um meio de sobrevivência: cães, que à época eram mais próximos geneticamente dos lobos, eram melhores em capturar suas presas que os humanos, e os humanos eram melhores em fazer fogueiras.


Além da prestatividade, a lealdade é outra característica comum dos cães em relação aos seus donos, já que esses amigos costumam ser protetores e fiéis.


Além do mais são originários das mais longínquas províncias, de raças bem definidas com portes e pelagens bem interessantes.


Fizemos uma pesquisa e separamos alguns dos tantos cães raros e interessantes. Confira:


Vallhund Sueco

bernadetealves.com
Vallhund Sueco, surgiu há 1.000 anos na Suécia para pastorear ovelhas


O Vallhund sueco surgiu há 1.000 anos na Suécia e também é chamado de cão de vaca sueco ou “Vastgotaspets“. O Vallhund é um cão pastor e é para pastorear que a raça foi criada. O bichinho é baixo, e tem uma altura de, no máximo, 35 cm. É essa altura que faz dele um ótimo pastor de gado e ovelhas – ele mordisca os pés dos bichos e evita o coice.


O Vallhund também caçava animais daninhos e protegia chácaras. O Vallhund tem parentesco com o Corgi – a raça sueca inclusive se parece com o Corgi, embora o Vallhund seja muito mais intimidador e tenha mais serventia para uma fazenda.


Stabyhoun

bernadetealves.com
O cão holandês Stabyhoun está entre as cinco raças de cachorro mais raras do mundo


Em holandês, o Stabyhoun é chamado de “Freise Stabij” ou “Stabijjoun“, que, numa tradução livre, significa “Cão Companheiro”. O Stabyhound, também conhecido como cão de aponte frisão, está entre as cinco raças de cachorro mais raras do mundo e é conhecido por ser bastante leal e amar a natureza. É adestrável, amigável e bastante pacífico.


A raça surgiu da Frísia, uma província holandesa, mais especificamente das Matas Frísias, localizadas no leste e no sudeste da província. O Stabyhoun pesa entre 20 e 24 kg e vive de 13 a 14 anos. No geral, tem o pelo branco e acastanhado ou malhado em preto e branco.

Cão cantor da Nova Guiné

bernadetealves.com
Cão cantor da Nova Guiné: a raça surgiu em Nova Guiné e seus uivos uivos lembram cantos tiroleses e são similares ao som emitido pela baleia-jubarte

O cão cantor da Nova Guiné tem esse nome por causa de sua vocalização única. A raça surgiu, como diz o próprio nome, na Nova Guiné e tem uivos que, de acordo com sonogramas, são similares ao som emitido pela baleia-jubarte. Os uivos lembram cantos tiroleses.


O cão cantor pesa entre 9 e 14 kg, tem uma altura de 30 a 45 cm, medida do ombro, e vive por 15 a 20 anos. A raça é bem próxima do Dingo, da Austrália, e é extremamente rara – esse tipo de cão só existe desde 1957. Os cães cantores caçam sozinhos, embora defendam seus territórios em pares.

Golden Retriever

bernadetealves.com
Golden Retriever: a quinta raça mais popular no mundo foi criado para recuperar a caça. Ele se encaixa em qualquer set de TV ou cinema

Um dos mais amigáveis desta lista é o Golden Retriever, um cão de grande porte, criado para servir de recuperador, ou seja, um cão que recuperava a caça (em geral, pássaros) após seu dono abatê-las com uma arma. O nome retriever vem do inglês “recuperar”, pela suas habilidades de trazer de volta a caça sem danificá-la.


O Golden é super amigável e confiável.
Facilmente reconhecível pela sua pelagem dourada ou cor de creme. É a quinta raça mais popular no mundo! Golden Retrievers são estrelas de filmes e da TV, em programas como Sam da CBS ou Year in the Life da NBC. Golden Retrievers são fáceis de treinar e muito carinhosos, por isso são quase universalmente queridos. Eles se encaixam em qualquer set de TV ou cinema, independente do tema.

Cão de ursos da Carélia

bernadetealves.com
Cão de ursos da Carélia: cachorro destemido oriundo da Finlândia, onde é considerado um tesouro nacional


O cão de ursos da Carélia
é um cachorro destemido oriundo da Finlândia, onde é considerado um tesouro nacional. O cão de ursos da Carélia caça qualquer coisa e é frequentemente usado para caçar alces, javalis e ursos. Se vivêssemos na Era do Gelo, o dog provavelmente caçaria mamutes.


O cão de ursos da Carélia é determinado e corajoso e tem esse nome porque ele é literalmente capaz de matar um urso. O cão foi criado para ser agressivo com outros animais, mas costuma ser bastante leal a seus entes queridos.


Spaniel Anão Continental

bernadetealves.com
Spaniel Anão Continental, conhecido como Papillon é uma das raças de spaniel mais antiga ainda existente hoje


O Papillon, que não deve ser confundido com o filme de ação do mesmo nome, também é conhecido como Spaniel Anão Continental. É uma das raças de spaniel mais antiga ainda existente hoje, e sua origem provavelmente é francesa. Outras histórias também dizem que a raça pode ser espanhola ou belga. O Papillon é um cão pequeno, e machos geralmente não passam dos cinco quilos.


O Spaniel Anão Continental é conhecido pelos seus pelos longos em forma de círculo nas orelhas e pelo seu rabo curvo. Suas orelhas são comparadas a asas de borboleta. Apesar de pequeno, o Papillon é bastante alerta, leal e tem muita energia.

Cão Pelado Peruano

bernadetealves.com
Cão Pelado Peruano: é uma das poucas raças de cachorros sem pelo e é tão importante no Peru que foi considerado um “Patrimônio Cultural” pelas Nações Unidas.

O cão pelado peruano também é chamado de Viringo ou Chimu. A raça é uma das poucas raças de cachorros sem pelo e é um pet bastante criado no Peru, como o próprio nome indica. O cão é tão importante no país que foi considerado um “Patrimônio Cultural” pelas Nações Unidas.


Os cães pelados peruanos foram reconhecidos
pela primeira vez pelo American Kennel Club no início do século XIX, com a chegada de 13 deles do Peru. É por isso que praticamente todos os cães peruanos pelados nos EUA


Otterhound

bernadetealves.com
Otterhound: criado para caçar lontras na Inglaterra. É classificado como “Raça Nativa Vulnerável”


O Otterhound, como você pode ter adivinhado pelo nome, foi originalmente criado para caçar lontras na Inglaterra. As lontras não eram caçadas como comida; em vez disso, eram caçadas porque predavam os peixes nos rios e riachos, prejudicando a fonte de alimentação dos ingleses.


Os Otterhounds desenvolveram um papel extremamente importante na Inglaterra, protegendo lagos e controlando a população de lontras. Eles possuem temperamento estável e amigável, e vivem entre dez e treze anos. Esta raça de cães farejadores tem diminuído de números, com apenas 600 em existência atualmente. O Kennel Club os categoriza com o status de “Raça Nativa Vulnerável” no Reino Unido.


Schipperke

bernadetealves.com
Schipperke, criado na Bélgica para caçar roedores


Se você possui roedores em casa ou na sua propriedade e quer se livrar deles, o Schipperke é a raça perfeita para cuidar deste trabalho. Esses cães foram criados na Bélgica com a única função de caçar roedores. A classificação de raça do Schipperke é debatível, com algumas pessoas acreditando que ele pertence à categoria dos spitz, enquanto outros categorizam-no como um sheepdog miniatura.


O Schipperke atinge entre vinte e cinco e trinta e três centímetros de altura, e ambos os sexos pesam entre 3 e 9 quilos. O cão não é hipoalergênico, e suas pelagens mais comuns possuem as cores preta, marrom, creme e chocolate.


Borzoi

bernadetealves.com
Borzoi: cão de caça conhecido como “Cão-lobo Russo” chega a 85 centímetros de altura


Este cão de caça por olhar russo se chama Borzoi, e também é apelidado de “Cão-lobo Russo”. O borzoi é descendente de uma raça levada à Rússia e Belarus de outros países asiáticos. Ele é parecido com um Galgo Inglês, e possui pelagem nas cores branca, preta, rajada, creme, vermelha e fulva.


Borzois fêmeas pesam entre 24 e 39 quilos, enquanto os machos chegam a atingir entre 34 e 45 quilos. Esses cães têm expectativa de vida de sete a dez anos, e sua altura média é entre 67 e 85 centímetros. O Borzoi costuma ser um gigante gentil, no que diz respeito à sua personalidade.


Galgo Afegão

bernadetealves.com
Galgo Afegão: criado para sobreviver em suas montanhas gélidas e tem mais de setenta centímetros de altura


O Galgo Afegão também possui muitos outros nomes locais, como Tazi Spay e Sag-e Tazi. Ele é fácil de reconhecer graças ao seu pelo longo, espesso e sedoso e seu rabo com o conhecido formato circular. O cão foi criado no Afeganistão para sobreviver em suas montanhas gélidas. Sua pelagem vem nas cores preto, vermelha e, a mais conhecida, creme.


O Galgo Afegão chega a medir setenta e três centímetros de altura
, e tem uma expectativa de vida de catorze anos. Ele manteve suas raízes de cão de trabalho, embora o Galgo Afegão seja um dos tipos de cachorro mais independentes e indiferentes que existe.

Basenji

bernadetealves.com
Basenji: esta raça não late, e por isso foi apelidada de “cão que não ladra”. É descendente de cães de trabalho da África Central.

Basenjis são de uma raça descendente de cães de trabalho da África Central. Ela é parte do grupo dos cães de caça por visão, de acordo com os mais diversos canis ao redor do mundo. Hipoalergênica, é uma raça conhecida por ser muito inteligente, mas difícil de treinar. Pode ser reconhecida pela sua cara enrugada e seu rabo enrolado.


Sua característica mais única é sua voz: Esta raça não late, e por isso também foi apelidada de “cão que não ladra”. No lugar disso, quando a raça fica excitada, emite um som que mais se parece com um canto. Machos chegam a atingir mais de quarenta centímetros de altura, e a pesar cerca de doze quilos. As fêmeas crescem um pouco menos, com trinta e cinco centímetros e onze quilos, em média.


Saluki

bernadetealves.com
Saluki – originário do Egito consegue correr a 60 quilômetros por hora, Seus ancestrais diretos são os lebreiros


Originária do Egito, Saluki é uma das raças mais antigas desta lista. Seus ancestrais diretos são os lebreiros. Lebreiros são cães especiais, que caçam primariamente pela visão, e não pelo olfato. Lebreiros eram usados antes de cristo e têm origem no Crescente Fértil, caçando ao lado das tribos nômades da região


Lebreiros foram um dos primeiros animais domesticados pelos humanos.
E o Saluki atual é conhecido pelas suas habilidades de caça. Ele consegue correr a 60 quilômetros por hora. O Saluki é conhecido por ser desconfiado, quieto e reservado, com uma expectativa de vida de até catorze anos. Você pode achar que ele é muito magro em comparação com outros caninos, mas não se preocupe, já que esse é o normal para um cão desta raça.

Tornjak

bernadetealves.com
Tornjak, nativo da Croácia, Bósnia e Herzegovina, existe desde o século onze e é um cão da montanha


O Tornjak também é chamado de Pastor Bósnio. Ele é nativo da Croácia, Bósnia e Herzegovina. A raça existe desde o século onze, de acordo com historiadores que descobriram documentos fazendo menções aos grandes cães da montanha. O Tornjak quase foi extinto, mas a raça foi salva nos anos setenta através de cruzamentos puro sangue.


Machos chegam a pesar 50 quilos e atingir até 70 centímetros de altura. Esses cães são atenciosos e corajosos, uma herança de quando eram guardiões de rebanhos e famílias nas montanhas. O Tornjak é poderoso, com uma pelagem densa que se adapta a qualquer clima.


Lhasa Apso

bernadetealves.com
Lhasa Apso: cães hipoalergênicos criados como sentinelas internos dos monastérios budistas do Tibet


O Lhasa Apso
é um membro do grupo dos cães não-esportivos, e é um cão muito importante no Tibet. “Lhasa” é a capital do Tibet, e “apso” também é uma palavra de origem tibetana. Esses cães hipoalergênicos foram criados como sentinelas internos dos monastérios budistas. Sua tarefa era alertar os monges sobre intrusos tentando invadir sua casa sagrada.


O Lhasa Apso tem uma expectativa de vida de doze a catorze anos e, apesar de sua baixa estatura, é destemido e assertivo. O Lhasa Apso pesa entre 6 e 8 quilos quando machos, e as fêmeas pesam ligeiramente menos.


Sloughi

bernadetealves.com
Sloughi, também conhecido como Galgo da Arábia, é utilizado para caças no deserto


O Sloughi é uma das raças mais antigas desta lista.
Este cão também é conhecido como Galgo da Arábia, e é utilizado para caças no deserto, com presas que incluem raposas, lebres, gazelas, porcos selvagens e chacais. Ele é originário do norte da África, mas é encontrado principalmente no Marrocos atualmente.


Estes cães atléticos possuem pelos curtos, apesar de não serem hipoalergênicos. O Sloughi é uma raça inteligente e alerta, apesar de também ser muito sensível e reservada no começo. Suas cores mais comuns incluem o fulvo e o areia, apesar de padrões pretos e tigrados também serem comuns.


Collie

bernadetealves.com
Collie: originária do norte da Inglaterra e da Escócia, esta raça é conhecida por ser cães de trabalho e se popularizou com o filme Lessie


O Collie é tão popular que tem até seu próprio filme: Lassie. O Collie é uma raça bastante distinta, com pelos desgrenhados, diversas cores e características de cão de pastoreio. Originária do norte da Inglaterra e da Escócia, este cão de porte médio chega a viver até catorze anos, e pesa cerca de vinte quilos.


Existem diversas raças de Collie (Border Collie, Rough Collie, etc.), mas todas são conhecidas por serem cães de trabalho. Se dão muito bem com famílias, mas mantém sua natureza de pastores. Se você tem filhos, verá seu Collie tentando arrebanhá-los (o que pode não ser tão ruim).

Norsk Lundehund

bernadetealves.com
Norsk Lundehund: originário das ilhas mais remotas da Noruega ártica, foi criado para caçar papagaios-do-mar


O Norsk Lundehund é um cão muito especial. Ele é originário da Noruega ártica, das ilhas mais remotas do país. O cão foi criado para caçar papagaios-do-mar. Ele brigava e recuperava as aves que haviam sido atingidas pelos caçadores e caíam nas fendas dos penhascos íngremes da Noruega. O Lundehund e o antigo Cão de Varanger possuem a mesma mandíbula.


O Cão de Varanger é um canino fossilizado, descoberto na Rússia e que deve ter vivido há cerca de 5 mil anos. O Norsk Lundehund possui algumas similaridades com as feições poderosas do Varanger. Essa raça vive entre doze e catorze anos, e é leal, ativa e extremamente protetora.


Barbet

bernadetealves.com
Barbet: é inteligente e um nadador nato originário da França uma das raças mais retratadas em obras de arte do século XVI


O Barbet é originário da França, o que pesquisadores descobriram observando sua aparição em diversas obras de arte do século XVI. O nome Barbet vem da palavra francesa para barba, barbe. Ele é hipoalergênico e chega a viver até quinze anos, sendo originalmente um cão de água.


O Barbet é conhecido pela sua pelagem enrolada, de cor preta ou marrom. Machos atingem até 65 centímetros de altura, e pesam no máximo 28 quilos. O Barbet é um nadador nato, que se parece com um poodle gigante, e muito mais resistente. É uma das raças de cães mais inteligentes desta lista.

Pastor-do-cáucaso

bernadetealves.com
Pastor-do-cáucaso: cães pastores cuidando de rebanhos desde os tempos antigos

As origens dos cães de pastoreio datam de milhares de anos nas montanhas do Cáucaso, com cães pastores cuidando de rebanhos desde os tempos antigos. O Pastor-do-cáucaso é um cão grande, originário da Geórgia, que chega a pesar mais de 100 quilos (fêmeas chegam a pesar 85 quilos), chegando a alcançar até o gigante São Bernardo. Esse cão vive até 12 anos.


Como o Clube de Cães da América já disse, esta não é uma raça “a ser subestimada”, devido à sua natureza protetora e destemida. Alguns criadores no YouTube alegam que um Pastor-do-cáucaso pode chegar a matar um lobo. O que provavelmente é verdade, mas é melhor deixar o seu cãozinho longe de confrontos e outros perigos, já que esse não é um cão que vai fugir da briga.

Beagle

bernadetealves.com
Beagle: utilizado para caçar lebres na Inglaterra é a oitava raça de cachorro mais popular, com mais de 54 mil registros ao redor do globo

O Beagle é um tipo de cão de faro originário da Inglaterra. Um dos menores do tipo sabujo, é distinguível pelas suas orelhas caídas e baixa estatura. Era utilizada para caçar lebres na Inglaterra, e similar em aparência a seu irmão maior, o Foxhound. O Beagle chega a pesar até dez quilos.


Essa raça não passa de quarenta centímetros de altura, e é uma raça determinada, calma e amigável, muito boa para famílias e muito dócil. Isso explica porque é a oitava raça de cachorro mais popular do mundo, com mais de 54 mil registros ao redor do globo.


Cão de Água Português

bernadetealves.com
Cão de Água Português: foi criado para ser um cão de trabalho na região de Algarve, em Portugal, e foi membro da Casa Branca de 2008 a 2016, no Governo Obama

O Cão de Água Português chegou a ser membro da Casa Branca de 2008 a 2016. O cão foi criado para ser um cão de trabalho na região de Algarve, em Portugal. Esta raça pode viver até quinze anos, e é hipoalergênica. Machos chegam a pesar cerca de trinta quilos. O CAP se dá bem com famílias e tem uma personalidade inteligente e fofinha.


Cães de Água Portugueses precisam ser treinados desde cedo, já que sua natureza é impetuosa e teimosa se não for ensinado a escutar. Como você já deve ter adivinhado pelo nome, esses cães são ótimos nadador, de acordo com o . Eles possuem até pele entre os dedos para ajudar a remar. Cães de Água Portugueses são bons nadadores por instinto, e seu nome não poderia ser mais apropriado.


Fotos: Siberian Husky / Shutterstock.com