Rainha Elizabeth II celebra 70 anos de reinado sem nunca perder o sorriso

O Reino Unido iniciou, nesta quinta-feira, dia 02 de junho, as celebrações dedicadas ao “Jubileu de Platina”, que marca os 70 anos de reinado da monarca Elizabeth II, considerado o mais longo da história.

Por volta das 06h45 (horário de Brasília), a família real deixou o Palácio de Buckingham, em Londres, para dar início à celebração.A família real percorreu um percurso de cerca de 1 km até o Horse Guards Parade, para um desfile militar. Cancelado em 2020 e 2021 devido à pandemia, este ano o desfile coincide com o início do Jubileu de Platina.

Príncipe Charles, de Wales, Príncipe William e a Princesa Anne chegaram em montarias à cerimônia. Na praça da Horse Guards Parade, perto de Downing Street, Charles inspecionou as tropas em nome da rainha, acompanhado por seu filho William, de 39 anos, e sua irmã Anne, de 71 anos.


A monarca, de 96 anos, apareceu na famosa sacada do Palácio de Buckingham antes do horário previsto, causando forte emoção entre os presentes a esse primeiro dia de comemorações. Ao saudar as tropas, ela foi ovacionada pelos súditos que acompanhavam o desfile militar, neste início de tarde ensolarado no Reino Unido.

Uma multidão de simpatizantes acompanharam a celebração do Jubileu de Platina da monarca que estava com um conjunto azul claro e em boa forma. Apoiada em uma bengala ela permaneceu de pé ao lado do Duque de Kent, seu primo e coronel da Guarda Escocesa — um dos regimentos de elite da Guarda Real Britânica. Quase 1.500 militares participaram do desfile anual com seus vários regimentos, cavalaria e bandas.




O evento terminou com quase de 70 aviões da Força aérea, incluindo a patrulha acrobática Red Arrows, sobrevoando o palácio e uma segunda aparição da rainha, ao lado dos principais membros da família real – incluindo os três filhos pequenos de William e Catherine -, para saudar a multidão.

Salvas de canhão foram ouvidas em Londres e por todo o Reino Unido em homenagem à monarca que subiu ao trono em 1952, com apenas 25 anos, e quebrou todos os recordes de longevidade de um soberano britânico.



Na varanda do Palácio de Buckingham, o povo contemplou uma monarca sorridente e suave de azul claro com uma faixa branco pérola, ao longo dos botões, e um chapéu, com um rebordo no mesmo tom da stylist e amiga de longa data, Angela Kelly. Isabel II estava com luvas brancas e com as clássicas pérolas nos brincos e colar.

Elizabeth II trazia uma insígnia ao peito feito de diamantes naturais. O acessório pertenceu à sua avó, a rainha Maria e combina as insígnias dos cinco regimentos do exército britânico e da Commonwealth — que surgem dentro de uma moldura oval, onde se lê a frase em latim “Quinque Juncta In Uno” (“Cinco reunidos como um”).
Para a comemoração , o Palácio de Buckingham decretou um feriado de quatro dias que segue até este domingo, dia 5, com shows, eventos e festas de rua.

Desde o inicio deste ano as comemorações acontecem. Isso porque duas datas são comemoradas em relação à chegada de Elizabeth à coroa. A primeira é o dia 6 de fevereiro – conhecido como Dia da Ascensão, data em que o rei George VI morreu e Elizabeth passou a ser a monarca do Reino Unido –, e a segunda é o dia 2 de junho, no qual ocorreu a cerimônia de coroação na Abadia de Westminster, em Londres, em 1952.

“Espero que os próximos dias sejam uma oportunidade para refletir sobre tudo o que foi conquistado durante os últimos 70 anos, enquanto olhamos para o futuro com confiança e entusiasmo”, afirmou a rainha, de 96 anos, em uma mensagem divulgada antes dos festejos.

Kate, duquesa de Cambridge, figura querida da realeza britânica estava elegante e discreta durante a parada militar Trooping the Colour, evento que marca o início das celebrações do Jubileu de Platina de Isabel II.
Ela optou por repetir o conjunto branco clássico do designer Alexander McQueen, o mesmo que usou na cimeira dos G7, em Cornwall, em 2021. Para complementar um chapéu azul marinho, de rebordo branco, de Philip Treacy. Kate estava de colar de safiras e diamantes e os brincos que pertenceram a Diana, mãe do duque de Cambridge Príncipe William.

Os 70 anos de reinado de Elizabeth II foram celebrados em outras partes do mundo. O papa Francisco a parabenizou e desejou para ela, sua família e seu povo “unidade, prosperidade e paz”.

Viva Elizabeth II, a monarca que bate recordes e que mantém o mesmo sorriso desde que assumiu o reinado.
Fotos: Getty Images e Adrian Dennis, Peter Nicholls, Alastair Grant e Tom Nicholson/Reuters