Ipês amarelos emolduram Brasília com florada exuberante

As flores amarelas encantam por sua beleza e mistério e iluminam tudo ao seu redor. Na linguagem das flores, a tonalidade amarela significa prosperidade, alegria, entusiasmo e disposição. Flores amarelas nos dão a sensação de felicidade.

O amarelo é também uma cor que simboliza a inteligência, por isso as flores amarelas são perfeitas para celebrar conquistas profissionais.
Brasília está emoldurada pela floração exuberante dos Ipês-amarelos que nos dão energia para suportar o inverno seco e quente e atraem todas as atenções.

Estas árvores proporcionam um lindo espetáculo com sua bela floração na arborização nas quadras residenciais do Plano Piloto, pelo Eixo Monumental, Parques, avenidas da Capital do país e nas regiões administrativas.

Segundo a Novacap, Companhia Urbanizadora de Brasília, existem mais de 230 mil ipês catalogados e a promessa de plantio de mais 40 mil mudas.

Os ipês-amarelos, da espécie Handroantus Chrysotrichus, pintam Brasília com floração exuberante de amarelo ouro e chamam atenção pelo formato de seus troncos tortuosos, com casca grossa, fruto semelhante a uma cápsula cilíndrica e galhos carregados de belas flores.


O Ipê-amarelo é uma espécie nativa do Cerado e costuma florescer no inverno quente e seco de Brasília entre julho e setembro, mas o auge é na segunda quinzena de agosto.

Brasília foi arborizada por ipês de todas as cores para atrair abelhas e pássaros e encantar brasilienses e turistas com a exuberância das floradas que começam em maio e vão até outubro.

Os Ipês são cartões postais de Brasília e sua perfeição é registrada em fotos para eternizar a magia e encantamento.

Segundo especialistas da Novacap, a floração dura cerca de 15 dias. Os frutos aparecem logo após a floração. A dispersão das sementes dos ipês ocorre pelo vento. A germinação da árvore pode durar uma semana, se as sementes forem novas. Caso sejam um pouco mais velhas, o ciclo pode demorar mais.


Na cultura popular o ipê-amarelo é muito utilizado pelas suas propriedades curativas e medicinais. A madeira é considerada de boa qualidade e tem usos diversos.

Na correria do dia a dia, os desafios do cotidiano são amenizados pela beleza proporcionada a céu aberto pelos ipês-amarelos.

Os ipês são caducifólias, ou seja, perdem todas as folhas que são substituídas por cachos de flores de cores intensas que apresentam-se em tríades em conjuntos de inflorescências róseo-violáceas.

Segundo a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), responsável por cuidar das árvores, existem mais de 600 mil pés de ipês das cinco cores : ipês-roxos, amarelos, rosas, brancos e verdes, plantados no Distrito Federal.


No Plano Piloto, local de maior concentração, por exemplo, são mais de 25 mil exemplares. As cores obedecem a uma ordem de floração em cada época do ano. Suas flores possuem forma de funil, como se fossem uma cornetinha.

É uma árvore que necessita de pouca irrigação e se adapta ao clima seco da capital federal.

A natureza é muito perfeita e mesmo com o clima diferente em cada região do Brasil, os ipês encantam em diversos meses do ano com suas variadas cores. Aqui em Brasília em plena estiagem e com baixa umidade relativa do ar, os ipês amarelos revigoram a cidade e proporcionam alegria e esperança, nestes tempos incertos e difíceis.



Fotos: Leo Caldas, Matheus Ferreira e Bernadete Alves