Maria Thereza assume presidência do STJ defendendo Judiciário forte e independente

bernadetealves.com
Ministro João Otávio de Noronha, ex-presidente do STJ, conduzindo a ministra Maria Thereza até sua posse como presidente da Corte


O ministro Humberto Martins
se despediu da presidência do STJ durante sessão solene de posse da nova diretoria realizada na tarde do dia 25.

bernadetealves.com
Cerimônia de posse da nova presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Maria Thereza de Assis Moura


A mesa de honra foi composta pelo agora ex-presidente do STJ ministro Humberto Martins; o presidente da República, Jair Bolsonaro; o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux; o presidente da OAB Nacional Beto Simonetti, o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco; a vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, representando o procurador-geral da República, Augusto Aras.

bernadetealves.com
Cerimônia de posse da nova presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Maria Thereza de Assis Moura
bernadetealves.com
Cerimônia de posse da nova presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Maria Thereza de Assis Moura


O ministro Humberto Martins afirmou que deixa o cargo com “senso de dever cumprido”. O magistrado elencou os feitos de sua gestão e assegurou ter sido à luz de transparência e legalidade. Agradeceu o apoio recebido e ressaltou o compromisso com a cidadania, a democracia e com a harmonia e a união entre os poderes. “Somos o Tribunal do Brasil, o Tribunal da cidadania”, afirmou.

bernadetealves.com
Cerimônia de posse da nova presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Maria Thereza de Assis Moura


O agora ex-presidente desejou muitos êxitos à gestão da ministra Maria Thereza de Assis Moura, a 20ª presidente da Corte e também ao ministro Og Fernandes.

bernadetealves.com
Ministro Humberto Martins passa a presidência do STJ para ministra Maria Thereza de Assis Moura


A ministra Maria Thereza de Assis Moura é a segunda mulher a presidir o Superior Tribunal de Justiça. A primeira foi a ministra Laurita Vaz. Na mesma cerimônia, o ministro Og Fernandes foi empossado como vice-presidente da Corte. O mandato de Maria Thereza e Og à frente do tribunal vai até 2024.


O ministro Luís Felipe Salomão escolhido como corregedor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e tomou posse no dia 23.

bernadetealves.com
Ministro Humberto Martins passa presidência do STJ para ministra Maria Thereza
bernadetealves.com
Ministro Humberto Martins passa a presidência do STJ para ministra Maria Thereza de Assis Moura


A cerimônia contou com a presença de autoridades como o ministro Alexandre de Moraes, presidente do Superior Tribunal Eleitoral; o ministro Emmanoel Pereira, presidente do Tribunal Superior do Trabalho, os ministros do STF Rosa Weber, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Nunes Marques e André Mendonça.


O advogado-Geral da União, Bruno Bianco; os ministros Paulo Sergio Nogueira (Defesa), Victor Godoy (Educação), Wagner Rosário (Controladoria-Geral da União), Anderson Torres (Justiça) e Paulo Guedes (Economia), e os governadores do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e de Pernambuco, Paulo Câmara, também prestigiaram a posse da ministra Maria Thereza de Assis Moura.

bernadetealves.com
Ministra Maria Thereza assume a presidência STJ para gestão até 2024 ao lado do ministro Og Fernandes


Em seu discurso de posse a presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF), Maria Thereza de Assis Moura, defendeu a independência, a transparência e o diálogo entre as instituições públicas. “É essencial que o papel central do juiz seja exercido com ética e humanismo, já que serve de ponte entre o direito e a sociedade, protegendo a constituição e a democracia. Para isso, independência, transparência e diálogo entre as instituições públicas se mostram essenciais”, disse a ministra.

bernadetealves.com
Ministra Maria Thereza e o ministro Og Fernandes vão comandar o STJ até 2024


A nova presidente do Tribunal da Cidadania também elogiou a aprovação, em julho, da emenda constitucional que limita o número de recursos que podem ser apresentados ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), a chamada emenda de relevância. “A emenda acrescenta à Constituição um dispositivo para filtrar as possibilidades em que um recurso pode ser apresentado ao STJ. É preciso que o recurso tenha “relevância das questões de direito federal infraconstitucional”. O objetivo é diminuir o volume de casos que chegam à corte.

bernadetealves.com
Ministra Maria Thereza assume presidência do STJ defendendo Judiciário forte e independente


A ministra Maria Thereza afirmou que a alteração “consagra o trabalho valoroso de muitos colegas e dos brilhantes juristas” que participaram da elaboração da proposta.

“Deixo aqui meu testemunho de que essa alteração consagra o trabalho valoroso de muitos colegas e dos brilhantes juristas que fizeram parte da comissão que, desde dois mil e doze, emprestou seus esforços para a elaboração da proposta de emenda constitucional, que, ao cabo, visa o fortalecimento da atividade jurisdicional prestada pelo tribunal”, afirmou a ministra.

bernadetealves.com
O presidente do STF, Luiz Fux, a nova presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Maria Thereza de Assis Moura, e o presidente Jair Bolsonaro, durante a cerimônia de posse do STJ

Maria Thereza também defendeu que “a prestação jurisdicional seja segura, íntegra e previsível, e o julgamento dos processos ocorra em prazo razoável”.


“Deve-se, assim, cumprir e fazer cumprir a lei, observando o espaço que a constituição reserva ao judiciário, dialogando com os demais poderes. Deve-se estar aberto à sociedade em gestos transparentes e aplicar a jurisprudência de maneira consistente, para que a prestação jurisdicional seja segura, íntegra e previsível, e o julgamento dos processos ocorra em prazo razoável. É justamente isso que a população brasileira pode esperar do Superior Tribunal de Justiça nos próximos dois anos”, disse a ministra Maria Thereza.


O presidente da OAB, Beto Simonetti, renovou o compromisso com o fortalecimento do STJ e do Poder Judiciário, que é um dos pilares do Estado Democrático de Direito. “A advocacia brasileira está à disposição para contribuir com a gestão que hoje se inicia”, disse.

bernadetealves.com
Beto Simonetti, presidente da OAB saúda a ministra Maria Thereza, nova presidência do STJ


“Oriunda do quinto constitucional da advocacia, a ministra faz história ao se tornar a segunda mulher a presidir o Tribunal da Cidadania. A ministra Maria Thereza e o ministro Og Fernandes estão, seguramente, à altura dos desafios que virão”, disse Simonetti.

“A ministra Maria Thereza de Assis Moura ingressou no STJ depois de advogar por 26 anos e se tornou a primeira mulher a conquistar a vaga do quinto. Esse é um fato cuja relevância é devidamente registrada na história da OAB.”

bernadetealves.com
Ministra Maria Thereza, presidente do STJ prega imparcialidade dos juízes


Simonetti saudou, também, o ministro Og Fernandes, que toma posse como vice-presidente do Tribunal da Cidadania. O presidente da OAB Nacional ressaltou a relatoria do caso dos honorários no STJ, importante vitória da advocacia.


“Faço especial menção à decisão da Corte Especial, em março deste ano, que validou os termos do Código de Processo Civil para a fixação dos honorários advocatícios. Como relator do caso, o ministro Og Fernandes reconheceu o trabalho do Congresso Nacional ao elaborar o novo CPC e o papel das entidades de classe na democracia”, lembrou Beto Simonetti.

bernadetealves.com
Ministra Maria Thereza de Assis assume presidência do STJ defendendo Judiciário forte e independente


A vice-procuradora-geral da República,
Lindôra Araújo, defendeu o respeito à Constituição para evitar “qualquer excesso e abuso de poder”.

bernadetealves.com
Lindôra Araújo, vice-procuradora-geral da República na posse de Maria Thereza no comando do STJ


“Recebam todo o apoio da Procuradoria-Geral da República na missão de garantir a segurança jurídica das leis federais, principalmente da Constituição Federal, essencial à estabilidade socioeconômica e à garantia da democracia plena do país, evitando-se qualquer excesso e abuso de poder, isso é o mais essencial na vida”, disse Lindôra.


“Desejo-lhes muito sucesso no labor cotidiano e uma gestão focada na defesa coesa, firme e equilibrada do Direito em nosso Brasil”, concluiu a vice-procuradora-geral da República.

bernadetealves.com
Vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, presidente do STF, Luiz Fux, presidente do STJ, Maria Thereza, presidente Jair Bolsonaro, senador Rodrigo Pacheco, presidente do Congresso e Beto Simonetti, presidente da OAB Nacional, durante a cerimônia de posse do STJ

O ministro Herman Benjamin, falou em nome dos ministros do Superior Tribunal de Justiça e declarou que a posse da ministra Maria Thereza de Assis Moura é uma comemoração das mulheres e das juízas brasileiras.


Disse que sua posse homenageia as outras cinco ministras mulheres do STJ, as duas aposentadas e as ministras Cármen Lúcia e Rosa Weber, do STF, além de Renata Gil, que presidiu a associação dos magistrados.

bernadetealves.com
Ministro Herman Benjamin fez a saudação a nova presidente do STJ Maria Thereza de Assis Moura


“Não obstante os avanços inegáveis nos concursos das últimas duas décadas, no que tange ao número de mulheres na magistratura, o Brasil não fez o seu dever de casa. Juízas iniciantes (44%), juízas titulares (40%), desembargadoras (25%) e ministras (19%). Falta ministra na República do Brasil”, declarou Herman Benjamin, sob calorosos aplausos.

bernadetealves.com

Maria Thereza de Assis Moura compõe o STJ desde agosto de 2006, quando foi indicada para vaga de ministra pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), pelo quinto constitucional.


No tribunal, atuou na Sexta Turma e na Terceira Seção – exercendo a presidência de ambos os colegiados, que julgam processos de direito penal. Também integra, desde 2011, a Corte Especial do STJ.


Entre 2014 e 2016, Maria Thereza foi ministra efetiva do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde também foi corregedora-geral eleitoral, entre 2015 e 2016. Antes disso, atuou como ministra auxiliar da propaganda e ministra substituta, entre 2013 e 2014.

A ministra ocupou, ainda, os cargos de diretora-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), de corregedora-geral da Justiça Federal e de vice-presidente do STJ – de 2018 a 2020.

bernadetealves.com
Cerimônia de posse da nova presidente do Superior Tribunal de Justiça, Maria Thereza de Assis Moura

Entre 2020 e 2022, Maria Thereza de Assis Moura foi corregedora nacional do CNJ. A atuação na corregedoria a levou a integrar o Conselho Consultivo da Rede Mundial de Integridade Judicial, da Organização das Nações Unidas (ONU). A ministra também faz parte da Comissão de Ética da Cúpula Judicial Ibero-Americana.

A nova presidente do STJ tem 65 anos e é natural de São Paulo. Ela é bacharel, mestre e doutora em direito pela Universidade de São Paulo. A ministra também autora e coautora de vários livros na área jurídica, entre eles “A prova por indícios no processo penal” e “Justa causa para a ação penal”.


Vice-presidente do STJ

bernadetealves.com
Ministro Og Fernandes toma posse como vice-presidente do STJ

O novo vice-presidente do STJ, ministro Og Fernandes, tem 70 anos e é natural de Recife, Pernambuco. Graduou-se bacharel em direito pela Universidade Federal de Pernambuco e bacharel em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco.

Og Fernandes também é autor de diversas publicações, entre elas: “Estudo sobre Responsabilidade Penal”, “A Aplicação da Lei Maria da Penha para Irmãos”, “Estabelecimento Prisional: Posse de Carregador de Telefone Celular – Falta Grave”, e “Jurisprudência Ambiental do STJ”.


Em 2004, o ministro recebeu menção honrosa na primeira edição do Prêmio Innovare na categoria Tribunais, com trabalho sobre o tema “Ouvidoria Judiciária”.


Og Fernandes integra o STJ desde 2008, antes, atuou como desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco.


No STJ, compõe a Corte Especial e integrou a Terceira Seção e a Sexta Turma, da qual foi presidente no biênio 2012-2014. Ele foi membro da Comissão de Regimento Interno do tribunal e corregedor-geral da Justiça Federal. Também é diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

bernadetealves.com
Governador Ibaneis Rocha do DF e governador Paulo Câmara, de Pernambuco, na posse da ministra Maria Thereza na presidência do STJ
bernadetealves.com
Advogada Lenda Tariana, vice-presidente da OAB-DF prestigia a posse da ministra Maria Thereza no comando do STJ


O STJ, composto por 33 ministros, é responsável por uniformizar o entendimento sobre a legislação federal brasileira. É também a instância que analisa recursos de processos de tribunais de Justiça estaduais e dos tribunais regionais federais.

Fotos: Gustavo Lima e Lucas Pricken / STJ e OAB Nacional