Exército celebra Dia do Soldado com desfile e entrega da Medalha do Pacificador

A Concha Acústica do Quartel-General do Exército, foi palco das festividades alusivas ao Dia do Soldado, comemorado nesta quinta-feira, 25 de agosto. A data é uma referência ao aniversário de nascimento do Patrono do Exército, Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, “o Pacificador do Brasil”.


A invicta espada de campanha do Duque de Caxias foi colocada em destaque durante a cerimônia. A arma foi conduzida pelo Cadete Pedro Luiz Garcia Vieira Filho, do curso de Infantaria da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), acompanhado da aluna Julia Mariani Kohn, da Escola de Sargentos de Logística, e do aluno João Gabriel Souto Soares de Sousa, do Colégio Militar de Brasília. A espada pertence ao acervo do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, de onde é retirada apenas em ocasiões especiais.

Além do desfile, houve a entrega da Medalha do Pacificador e da Medalha do Exército Brasileiro. A honraria é concedida a militares ou civis que tenham prestado serviço ao Exército, contribuindo para elevar o prestígio da instituição ou desenvolvendo a amizade entre o Exército brasileiro e outras nações.

A celebração de 2022 foi marcada, também, pela presença do veterano da Força Expedicionária Brasileira, Tenente-Coronel Nestor da Silva. Durante a formatura, foi realizada a imposição da Medalha do Pacificador e da Medalha do Exército Brasileiro no estandarte de organizações militares e também em personalidades civis e militares.

O evento, aberto ao público foi presidido pelo Comandante do Exército, general Marco Antônio Freire Gomes e reuniu autoridades civis e militares, como o Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro; o Comandante da Aeronáutica Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, Ministros de Estado, o procurador-geral da República, Augusto Aras, e outras autoridades.

O general Freire Gomes citou ações do Exército em apoio ao poder público, entre as quais o suporte ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na logística das eleições.

“Caxias [patrono do Exército] vive! Vive nas operações de Garantia da Lei e da Ordem, de segurança da faixa de fronteira, de garantia da votação e apuração, de distribuição de água e perfuração de poços, construção de estradas, pontes e ferrovias, preservação do meio ambiente, combate a pandemias e apoio emergencial em desastres naturais”, afirmou o Comandante do Exército.

Ao se dirigir aos soldados, o comandante disse que não acreditem em “notícias infundadas” ou “narrativas tendenciosas” que possam afetar a reputação do Exército.

“Se, em algum momento, verdades transfiguradas, notícias infundadas e tendenciosas ou narrativas manipuladas tentarem manchar nossa honra, na vã esperança de desacreditar a grandeza de nossa nobre missão, lembrem-se de que a calúnia jamais maculou a glória de Caxias“, declarou o general Gomes.
Medalha do Pacificador

Durante o evento, os ministros Marcelo Sampaio (Infraestrutura), Victor Godoy (Educação), Ronaldo Bento (Cidadania), Fábio Faria (Comunicações) e o advogado-geral da União, Bruno Bianco, receberam a Medalha do Pacificador, dentre outras importantes personalidades.
No encerramento da celebração, foi realizada uma apresentação artística composta por integrantes da Banda Marcial do Exército, da Banda do Batalhão da Guarda Presidencial e de Granadeiros.





Fotos: Cap Edvaldo, ST Ageu Souza, ST Huelison, Sgt Sionir e Sd Lucas Almeida e Antonio Cruz/Agência Brasil