Charles III é proclamado rei do Reino Unido em ato transmitido pela TV

bernadetealves.com
Richard Tilbrook secretário do Conselho de Adesão, proclama Charles III como Rei do Reino Unido e de 14 países que têm o ocupante da coroa britânica como chefe de Estado


Neste sábado, 10 de setembro, o rei Charles III foi formalmente proclamado o novo monarca do Reino Unido e de 14 países que têm o ocupante da coroa britânica como chefe de Estado.


A tradicional cerimônia de proclamação do novo soberano, aconteceu no Palácio de St James, em Londres, em evento transmitido pela televisão pela primeira vez na história, a pedido do rei.


Apesar de o herdeiro suceder automaticamente à sua mãe, a rainha Elizabeth 2ª, após sua morte na quinta-feira,dia 8, ,no Castelo de Balmoral, na Escócia, este é o ato em que o poder político britânico o reconhece oficialmente como soberano. O cerimonial Conselho de Adesão é composto por figuras políticas e sociais relevantes do Reino Unido, bem como por representantes dos 14 países da Commonwealth of Nations.

bernadetealves.com
Charles III é proclamado oficialmente rei do Reino Unido


O Cerimonial do Conselho Privado, integrado por mais de 700 pessoas, dentre elas o rei, Charles III, a primeira-ministra, Liz Truss, deputados, prefeito de Londres, funcionários públicos, a primeira-ministra, Liz Truss, e lideranças religiosas e da Commonwealth, anunciou a morte da rainha Elizabeth II e declarou o príncipe Charles Philip Arthur George como o novo monarca Charles 3°.


Além de aconselhar o monarca, o Conselho tem diversas funções administrativas, executivas e judiciárias. Estavam presentes em Saint James autoridades como os ex-premiês Boris Johnson, Theresa May, David Cameron e Tony Blair.


O primogênito de Elizabeth II é o monarca mais velho a iniciar um reinado. Ele tem 73 anos e já vinha assumindo aos poucos as funções da Rainha, com o avanço da idade da mãe.

bernadetealves.com
Integrantes do Conselho de Adesão durante proclamação de Charles III como Rei, no Palácio de St James, em Londres


“Deus salve o rei”, exclamou o secretário do Conselho de Adesão, Richard Tilbrook, antes de passar a palavra ao novo monarca, que estava acompanhado do príncipe William, o próximo na linha de sucessão e da “rainha consorte” Camilla, durante a proclamação de seu reinado em Londres.


Em seu primeiro discurso real, Charles III se disse “ciente da herança dos deveres e responsabilidades da soberania”. “O reinado de minha mãe foi inigualável em sua duração, dedicação e devoção. No cumprimento da pesada tarefa que me foi confiada e à qual agora dedico o que me resta da minha vida, peço a orientação e a ajuda de Deus Todo-Poderoso”, declarou o novo rei.

bernadetealves.com
O príncipe William e a rainha consorte Camilla e rei Charles III durante o Conselho de Adesão no Palácio de St James, em Londres


“Vou me esforçar para seguir o exemplo inspirador que me foi dado na defesa do governo constitucional e buscar a paz, a harmonia e a prosperidade dos povos dessas ilhas e dos reinos e territórios da Commonwealth [comunidade de países que reúne antigas colônias britânicas] em todo o mundo”.


Em seguida, o novo rei assinou um juramento e novos ritos foram realizados no exterior do palácio.

bernadetealves.com
Tiros de canhões celebraram a proclamação do Rei Charles III


Este foi o início de uma série de protocolos e cerimônias oficiais, tanto no Reino Unido quanto países do Commonwealth, como Canadá, Austrália e Jamaica, que ainda incluirão o funeral da rainha e a coroação do novo rei, ambos sem data programada.


Segundo o jornal britânico “The Guardian”, Charles tinha apenas 3 anos quando sua mãe assumiu o trono, após o falecimento do avô, o Rei George VI. Aos 9 anos, em 1969, ele se tornou príncipe de Gales, título tradicional do herdeiro do trono britânico. Ele também herdou outros títulos de seus pais, como Duque da Cornualha e Duque de Edimburgo.

bernadetealves.com
Charles III é proclamado rei do Reino Unido em ato transmitido pela televisão


Charles foi o primeiro herdeiro de Elizabeth ll a ir para a escola e para a universidade. Entre as unidades de ensino, ele frequentou a Cheam School, nos arredores de Londres, Gordonstoun, no norte da Escócia, e Trinity College, em Cambridge.


Defensor do meio ambiente

bernadetealves.com
Rei Charles III do Reino Unido, Charles III durante o Conselho de Adesão no Palácio de St James, em Londres


Charles é um ambientalista de longa data e busca chamar atenção para o tema. Recentemente, ele disse que um de seus carros, da marca Aston Martin, foi modificado para funcionar à base de “queijo” e “vinho”.
Em entrevista à rede BBC, o então príncipe afirmou que modificou o automóvel para poder abastecê-lo com combustíveis de origem renovável.


O carro, que possui há mais de 50 anos, funciona com 85% de bioetanol, e 15% de gasolina sem chumbo. Na mistura, vai o excedente da produção local de vinho e o soro da fabricação de queijo.


Em 2021, Charles disse entender a frustração de jovens ativistas ambientais, como a sueca Greta Thunberg, em relação à passividade de políticos diante da emergência climática. “Todos esses jovens acham que nada acontece, então é claro que ficam frustrados”, afirmou o príncipe.

Fotos: Jonathan Brady / POOL / AFP e Odd Andersen/AFP