Gilbert Di Angellis lança obra sobre as falhas de formação para o exercício da advocacia

bernadetealves.com
Gilbert Di Angellis apresenta a obra Ensino Jurídico em Colapso

O advogado Gilbert Di Angellis, mestre em Direito e presidente da Comissão de Empreendedorismo Jurídico da OAB/DF, lançou o livro: “Ensino Jurídico em Colapso: as falhas de formação para o exercício da advocacia”. Uma publicação inovadora e de qualidade.

bernadetealves.com
Arquiteta Vanessa Pilla e o Brigadeiro do Ar Luiz Ricardo Nascimento com o advogado Gilbert Di Angellis, no CCBB

A noite de autógrafos no Carpe Diem, do Centro Cultural do Banco do Brasil, foi prestigiada por professores universitários, advogados, procuradores, educadores, escritores, conselheiros da OAB/DF, gestores públicos, administradores de empresas, auditores fiscais, dirigentes políticos, empresários, servidores públicos, amigos e familiares.

bernadetealves.com
Professor Ulisses Juliano da UPIS e UniProjeção, no lançamento do livro de Gilbert Di Angellis
bernadetealves.com
Guilherme Di Angellis, Gilbert Di Angellis, Bernadete Alves e Gustavo Di Angellis

Dentre os destaques o Brigadeiro do Ar Luiz Ricardo do Nascimento, Diretor da Anac; Advogado e empresário pioneiro Geraldo Vasconcelos, fundador da primeira Editora e Gráfica de Brasília; Luciana Dias, procuradora do Banco Central e professora universitária; Natanry Ludovico Osório, a primeira professora de Brasília e acadêmica do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal; Consultor Internacional Gilberto Lima Jr., escritor e preside do Conselho Curador da Fundação Assis Chateaubriand.

bernadetealves.com
Advogada Aline Torres com o jurista Gilbert Di Angellis,no CCBB
bernadetealves.com
Aldemario Araújo Castro, Procurador da Fazenda Nacional e professor Universitário com o jurista Gilbert Di Angellis
bernadetealves.com
Luciana Lima, Procuradora do Banco Central com o escritor Gilbert Di Angellis
bernadetealves.com
Advogados Cristiano Fernandes e Felipe Bayma, presidentes de Comissões Temáticas da OAB/DF no lançamento do livro de Gilbert Di Angellis


Também prestigiaram o advogado e escritor: Aldemario Araújo Castro, procurador da Fazenda Nacional e professor Universitário; Arquiteta Vanessa Pilla Nascimento, especialista em Organização Residencial; Advogado Ulisses Juliano, professor da Upis e da UniProjeção; Conselheira Érika Siqueira, presidente da Comissão de Gestão de Escritórios de Advocacia da OAB/DF; Hellen Nozima, servidora do Tesouro Nacional; Cristiano de Freitas Fernandes, professor universitário e Vogal titular da Junta Comercial do Distrito Federal; dentre outras importantes presenças.

bernadetealves.com
Gilbert Di Angellis autografando o livro “Ensino Jurídico em Colapso: as falhas de formação para o exercício da advocacia”, para a servidora do Tesouro Nacional, Hellen Nozima
bernadetealves.com
Advogada Brenda Teles com os pais Sérgio Freitas e Adriana Teles e o irmão, o engenheiro Érick Luiz
bernadetealves.com
Conselheira da OAB-DF Érika Siqueira e a advogada Cintia Castro Tirapelle, no lançamento do livro de Gilbert Di Angellis no CCBB
bernadetealves.com
Marcelo Henrique, Gilbert Di Angellis, Gilberto Lima Jr. e Jorge Mizael em noite de autógrafos no CCBB


A obra trata da atual crise do ensino jurídico
e das latentes falhas de formação que acomete milhares de profissionais. Através de uma pesquisa metódica, o autor demonstra erros graves cometidos por advogados no exercício da profissão, examina os principais problemas do ensino atual e sugere caminhos para a construção de uma educação jurídica mais eficaz.

bernadetealves.com
Advogado e Empresário Geraldo Vasconcelos no lançamento do livro de Gilbert Di Angellis no CCBB
bernadetealves.com
Stefanie Botelho e Gustavo Casara no lançamento do livro do advogado Gilbert Di Angellis
bernadetealves.com
Eduardo Serra Rossigneux Vieira, presidente da Comissão de Direito Empresarial da OAB/DF, com o escritor Gilbert Di Angellis
bernadetealves.com
Gilbert Di Angellis com a jornalista Camila Cavalcanti e a empresária Flávia Cavalcanti


O escritor é advogado, Mestre em Direito pelo UniCeub, MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, especialista em Advocacia Empresarial pela PUC/MG, L.L.M. em Direito Empresarial pelo Ibemec. Gilbert Di Angellis é Presidente da Comissão de Empreendedorismo Jurídico da OAB/DF. Foi membro da Comissão de Direito Empresarial de 2018 a 2021 e membro da Comissão de Ensino Jurídico de 2019 a 2021, na Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Distrito Federal.

bernadetealves.com
Advogado Gilbert Di Angellis com a educadora Natanry Osório, acadêmica do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal
bernadetealves.com
Advogada Bruna Kopp, presidente da Comissão de Direito da Moda da OAB/DF com o escritor Gilbert Di Angellis
bernadetealves.com
Escritor Gilbert Di Angellis com a jornalista Marlene Galeazzi
bernadetealves.com
Matheus Hamú no lançamento do livro Ensino Jurídico em Colapso do jurista Gilbert Di Angellis


“Lançar o meu livro na presença de tantos amigos, familiares e colegas do Direito é uma honra indescritível. Publicar essa obra em um editora que é referência no mercado jurídico mostra a relevância da discussão apresentada”, declara o jurista Gilbert Di Angellis.

bernadetealves.com
Guilherme Di Angellis, Gilbert Di Angellis e Gustavo Di Angellis, em noite de autógrafos no CCBB
bernadetealves.com
Advogada Núbia Rodrigues com o jurista Gilbert Di Angellis
bernadetealves.com
Servidor do Tesouro Nacional Carlos Takeda e a esposa Camilla Takeda, com o escritor Gilbert Di Angellis
bernadetealves.com
O escritor Gilbert Di Angellis com Marcela Maia e Rafael Guimarães


O autor também agradeceu o pesquisador e Doutor em Direito Internacional, Nitish Monebhurrun, seu orientador da pesquisa no curso de Mestrado. “Minha gratidão ao Professor Doutor Nitish Monebhurrun por todos os ensinamentos, debates e reflexões que permitiram a elaboração desta obra”, disse o escritor.

bernadetealves.com
Frederico Cunha, presidente da Comissão de Direito Agroalimentar e Nutricional da OAB/DF no lançamento do livro de Gilbert Di Angellis no CCBB
bernadetealves.com
Advogado Mateus da Cruz com o jurista Gilbert Di Angellis
bernadetealves.com
Advogado Lucas Vieira no lançamento do livro do escritor Gilbert Di Angellis


No Prefácio, o Professor Doutor Nitish diz que a maioria dos mestrandos em Direito optam por pesquisar os aspectos processuais ou materiais das problemáticas jurídicas. Poucos são os que questionam a capacidade técnica dos operadores em aplicar processual e materialmente o direito. Raros são os trabalhos que examinam criticamente a formação dos operadores do mundo jurídico.

bernadetealves.com
As advogadas Andréa Nobre e Natália Brezolin Vuori com o escritor Gilbert Di Angellis
bernadetealves.com
Advogado Lucas Capoulade e a jornalista Paola Cuenca no lançamento do livro de Gilbert Di Angellis

Gilbert inquietou-se com os erros que os advogados cometem na prática do direito e decidiu dedicar-se a pesquisar o tema da Insuficiência da formação dos graduandos em Direito para o exercício da advocacia no Brasil. O mestrando dedicado aplicou-se a destrinchar o tema, levando sempre em consideração os alertas e as críticas dos professores e dos próprios colegas.

bernadetealves.com
Ícaro Monteiro, Roberta Rossi, Gilbert Di Angellis, Brenda Teles, Lucas Augusto e Ana Luiza


“Eu tive o prazer e o privilégio de orientar a dissertação cujo resultado apontou falhas importantes do sistema de ensino no Brasil ao ensejar o teor das reformas necessárias para consolidar a prática da advocacia. Gilbert elaborou um estudo metódico e sistematizado ao categorizar os tipos de erros que caracterizam a prática forense. Essa constatação foi examinada à luz da formação dos juristas no Brasil. O livro é em si um alerta importante para as faculdades de Direito no Brasil”, diz Nitish Monebhurrun.

bernadetealves.com
Advogada Brunella Santos e o jurista Gilbert Di Angellis
bernadetealves.com
Advogado Flávio Oliveira no lançamento do livro de Gilbert Di Angellis no CCBB

“Ensino Jurídico em Colapso: as falhas de formação para o exercício da advocacia”, fruto de dois anos de pesquisa acadêmica, examina o ensino jurídico brasileiro com vistas a identificar se ele é capaz ou não de preparar o graduando para o exercício da advocacia perante o Poder Judiciário.

bernadetealves.com
Advogado Lynecker Juliano no lançamento do livro do jurista Gilbert Di Angellis


O resultado deste trabalho traz um alerta sobre o estado de emergência do ensino jurídico brasileiro e sobre as suas consequências práticas para estudantes, advogados e para a sociedade.

bernadetealves.com
Jurista Cristiano Fernandes e Ana Lúcia Carneiro Borges, no lançamento do livro de Gilbert Di Angellis no CCBB
bernadetealves.com
Advogado Lucas Peçanha com o escritor Gilbert Di Angellis


A obra faz um análise dos inúmeros erros crassos cometidos por advogados(as) na prática forense e demonstra a existência de uma falha de formação em muitos profissionais que atuam perante o Poder Judiciário. Também analisa as metodologias de ensino, as avaliações frequentes utilizadas e a influência da OAB no ensino jurídico brasileiro, demonstrando o colapso atual do ensino jurídico no país.

bernadetealves.com
Rodrigo Dias, presidente do PSB-DF com o escritor Gilbert Di Angellis
bernadetealves.com
Isadora França, vice-presidente da Comissão de Empreendedorismo Jurídico da OAB/DF com o engenheiro Leonardo Arantes no lançamento do livro de Gilbert Di Angellis
bernadetealves.com
A advogada Renata Carvalho com o escritor Gilbert Di Angellis
bernadetealves.com
Kênya Nóbrega e Jonathas Amaral com o jurista Gilbert Di Angellis


O advogado Gilbert Di Angellis foi muito feliz com a obra “Ensino Jurídico em Colapso: as falhas de formação para o exercício da advocacia”. O livro contribui para o debate e reflexão sobre o papel das faculdades de direito e será de grande importância para a construção de um moderno e adequado ensino jurídico.

bernadetealves.com
Advogados Fernando Rennó e Lucília Rennó com o escritor Gilbert Di Angellis
bernadetealves.com
Advogada Kamilla Barcelos com o escritor Gilbert Di Angellis
bernadetealves.com
Vinícius Escovedo e Fernanda Eloíse com o jurista Gilbert Di Angellis
bernadetealves.com
Pedro Amorim e Wilker Freitas com o escritor Gilbert Di Angellis

Êxito na jornada literária.

bernadetealves.com
João Otávio Guimarães e Rúbia Cristina Silva com o jurista Gilbert Di Angellis
bernadetealves.com
Advogada Fabiane Correia com o jurista e escritor Gilbert Di Angellis
bernadetealves.com
Advogada Daniele Souza no lançamento do livro de Gilbert Di Angellis

Fotos: Paulo Lima e Ricardo Vieira