Júpiter mais perto da Terra é a sensação deste domingo 25 de setembro

O céu vai atrair todos os olhares a partir das 18h30. Uma oportunidade para observar e fazer registros, pois Júpiter será visível de qualquer parte do Brasil, basta o céu estar limpo.
Este evento cósmico é possível porque Júpiter faz sua maior aproximação da Terra do século 21, chegando a “apenas” 590,3 milhões de quilômetros de nós. Ele também estará superiluminado. É muito raro que ambos os fenômenos aconteçam simultaneamente.
Como a Lua é nova a visibilidade será maior. Júpiter será o objeto mais brilhante do nosso céu noturno. A olho nu, ele parece uma grande estrela de brilho fixo amarelo pálido.
Ele vai estar posicionado do lado oposto do Sol (em relação à Terra, que fica entre os dois corpos). Este costuma ser o melhor momento para observarmos qualquer planeta. No caso de Júpiter, acontece a cada 13 meses.

Sua face visível estará completamente iluminada pelo Sol, brilhando em uma magnitude de cerca de -3 (para efeitos comparativos, Vênus brilha a -5 e a Lua cheia a -13.
Por isso, ele aparecerá maior e mais brilhante do que em qualquer outra época dos últimos 59 anos — a última grande aproximação foi em 1963.
Durante esta semana inteira, Júpiter estará visível desde o início da noite até o amanhecer, percorrendo o céu de um lado ao outro. Por volta das 18h30, ele nasce a leste (lado oposto ao do pôs do Sol); por volta das 6h30, se põe a oeste.
Todas as noites desta semana são ótimas oportunidades de observação. Com ajuda de um binóculo ou telescópio, a vista fica mais clara e surpreendente.
Fotos: Reprodução