Flamengo vence Corinthians nos pênaltis e conquista a Copa do Brasil

Flamengo vence Corinthians nos pênaltis e conquista a Copa do Brasil


Equipe rubro-negra venceu o Corinthians, na quarta-feira, 19 de outubro, nas penalidades máximas, e se sagrou campeã da Copa do Brasil no estádio do Maracanã. Anteriormente, os cariocas conquistaram a competição nas edições de 1990, 2006 e 2013.


O Cruzeiro é o maior campeão da Copa do Brasil com seis triunfos. O Grêmio vem em seguida, com cinco. O Palmeiras chegou a quatro títulos em 2020. Corinthians, permanece com três. O Atlético-MG, tem dois.

  • Cruzeiro: 6 (1993, 1996, 2000, 2003, 2017 e 2018)
  • Grêmio: 5 (1989, 1994, 1997, 2001 e 2016)
  • Flamengo: 4 (1990, 2006, 2013 e 2022)
  • Palmeiras: 4 (1998, 2012, 2015 e 2020)
  • Corinthians: 3 (1995, 2002 e 2009)
  • Atlético-MG: 2 (2014 e 2021)

Outros dez Clubes venceram apenas uma vez: Criciúma; Internacional; Juventude; Santo André; Paulista; Fluminense; Sport; Santos; Vasco; e Athletico Paranaense.

bernadetealves.com
Flamengo vence Corinthians nos pênaltis e conquista a Copa do Brasil


A conquista do 4º troféu da Copa do Brasil foi sofrida, mas valeu a pena para o bolso. O Flamengo já definiu o que fazer com boa parte da premiação da Copa do Brasil: dividirá com elenco, comissão técnica e funcionários. O clube pagará cerca de R$ 35 milhões como recompensa pelo quarto título da competição que rendeu R$ 76,8 milhões aos cofres rubro-negros.

bernadetealves.com
Flamengo conquista a Copa do Brasil nos pênaltis


Com a conquista da Copa do Brasil sobre o Corinthians nos pênaltis, o Flamengo se isolou ainda mais na lista dos times brasileiros com mais títulos desde 2001. O time rubro-negro soma agora 22 títulos entre competições estaduais, regionais, nacionais e internacionais. O top-4 é composto ainda por Corinthians, Cruzeiro e Internacional. Todos com 18 títulos.


Um dos grandes responsáveis pela conquista rubro-negra foi o técnico Dorival Júnior.

bernadetealves.com
Dorival Jr comemora conquista da Copa do Brasil pelo Flamengo


O atual técnico do Flamengo teve sua primeira passagem pelo clube em 2012, que durou cerca de um ano. Dorival dirigiu o time em 36 jogos, somando 15 vitórias, 11 empates e dez derrotas. O aproveitamento foi de 51,8%. Já a segunda vez que o comandante esteve à frente da equipe rubro-negra foi há quatro anos, em 2018. Na ocasião, o treinador dirigiu o Fla em apenas 12 partidas, acumulando sete triunfos, três empates e dois revés, obtendo rendimento de 66,7%.


“A minha irmã até me mandou mensagem, que há dois anos e meio eu estava na casa dela em Florianópolis e falei que voltaria um dia ao Flamengo para conquistar alguma coisa. Eu tinha uma certeza comigo, não sabia que seria esse ano e, de repente, apareceu a oportunidade. Não pensei duas vezes, pela primeira vez na minha carreira ouvi meu coração”, declarou o treinador.

bernadetealves.com
Flamengo conquista Copa do Brasil aplaudido por milhares de torcedores no Maracanã


“Não era uma situação fácil, as pessoas começavam a não verem soluções e começamos a fortalecer o ambiente quando chegamos, respaldados pela diretoria e todos no centro de treinamento. Começamos a fazer alterações internas e tentar propor soluções que foram aceitas pelos jogadores. Sentimos que a equipe começou a melhorar, a jogar de uma maneira que satisfazia a todos do grupo, com todos participando ativamente. Esse ambiente fortaleceu o grupo e, quando vencemos o Atlético-MG, falei a eles que chegaríamos à final”, decretou Dorival.


Dorival Júnior tem outro desafio para, quem sabe, sagrar-se campeão de mais um torneio pelo Flamengo. Daqui a nove dias, a equipe rubro-negra tem compromisso contra o Athletico-PR, pela final da Libertadores, no dia 29 de outubro (sábado). A disputa do torneio continental tem início às 17h (horário de Brasília), no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, em Guayaquil, no Equador.

bernadetealves.com
Pedro comemora conquista da Copa do Brasil pelo Flamengo


O treinador tem contrato com o Rubro-Negro até dezembro deste ano, e não há informações sobre possível renovação. Independente disso, o comandante de 60 anos declarou que está conseguindo concretizar o que desejava algum tempo atrás.


O goleiro Santos falou sobre a gana do elenco rubro-negro em conquistar o torneio eliminatório.

bernadetealves.com
Goleiro Santos comemora conquista da Copa do Brasil pelo Flamengo com sua esposa e filhas


“A Copa do Brasil era um título que faltava para a grande maioria desse elenco que foi formado durante alguns anos e que vem ganhando todas as competições. Esse era o que faltava, então, a gana, a vontade e a determinação para ganhar era nítida. Muitos jogadores não tinham ganho essa competição. Acredito que só três: eu, Léo (Pereira) e o Arrasca que tinham conquistado a Copa do Brasil. Muitos caras supercampeões não tinham conseguido e hoje a gente poder comemorar junto é bem bacana, é especial”, disse o goleiro, em entrevista concedida na zona mista.


Fotos: Andre Durão e Gilvan de Souza