Orquestra Sinfônica de São Paulo leva Villa-Lobos e Amazônia ao palco do Carnegie Hall, em NY

bernadetealves.com
Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo leva Villa-Lobos e Amazônia ao palco do Carnegie Hall, em NY

A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo chegou, com categoria, ao Carnegie Hall, na sala mais célebre da América do Norte, sob a regência da renomada Marin Alsop.


A orquestra da América Latina
integrou a temporada de concertos por assinatura do Carnegie Hall, da qual também fizeram parte duas das melhores do mundo, as Filarmônicas de Berlim e Viena.

bernadetealves.com
Osesp faz apresentação histórica no Carnegie Hall em Nova York com Sons e imagens da Amazônia


A Osesp apresentou “The Amazon Concert”, que introduziu o público de Nova York à natureza exaltada por compositores como Villa-Lobos e Antônio Carlos Jobim. Uma instalação visual representando biomas brasileiros, criada pelo curador Marcello Dantas, foi projetada em toda a parede do palco do Carnegie Hall.


Os sons e as imagens da Amazônia mostraram toda a riqueza e diversidade da maior floresta tropical do mundo. Os músicos brasileiros fizeram uma estreia histórica na mais famosa sala de concertos de Nova York.

bernadetealves.com
Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo leva Villa-Lobos e Amazônia ao palco do Carnegie Hall, em Nova York


A sequência musical da noite –75 minutos sem interrupção – foi sincronizada com o programa que incluiu ainda Clarice Assad, Edino Krieger, José Antônio de Almeida Prado, Marco Antônio Guimarães e o nova-iorquino Philip Glass.

bernadetealves.com
Osesp leva riqueza e diversidade da Amazônia para o Carnegie Hall em Nova York e faz estreia histórica


O conceito do “Concerto da Amazônia” foi ideia da regente de honra da Osesp, Marin Alsop, que foi também titular da orquestra entre 2012 e 2019. É ela a principal responsável pela inclusão da orquestra na temporada deste ano, já que o Carnegie Hall ofereceu a Marin a escolha de uma orquestra estrangeira para reger.

bernadetealves.com
Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo leva Villa-Lobos e Amazônia ao palco do Carnegie Hall, em NY com regência de Marin Alsop


O diretor-artístico da Osesp, Arthur Nestrovsky, foi ovacionado de pé. Ele mal disfarçava a alegria, depois de uma década de corte ao Carnegie Hall, em cooperações como a gravação de “Ode à Alegria”, da “Nona Sinfonia” de Beethoven em 2020, cujo texto ele traduziu para o português para o coral da Osesp.

bernadetealves.com
A regente da Osesp Marin Alsop, Choir with soprano Camila Titnger, na apresentação do “The Amazon Concert”


Nestrovski diz que o sucesso internacional de Marin Alsop foi um passaporte para a turnê americana. “Música brasileira é nossa missão,” declarou. “Foi o Villa-Lobos que inventou a natureza do Brasil na música. Ele e seu grande sucessor, Tom Jobim, foram pioneiros da causa do ambiente. Neste momento no mundo e no Brasil, era importante a gente assumir essa causa.”

bernadetealves.com
Marin Alsop com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo


A obra de Heitor Villa-Lobos foi o fio condutor dos programas, numa turnê com dois concertos anteriores, no Helzberg Hall, da cidade de Kansas City, no Missouri, e no The Music Center de Strathmore, em North Bethesda, Maryland.

Fotos: Chris Lee/Osesp