Plantas que atraem boa energia espiritual e sorte e protegem contra negatividades

Cultivar plantas, além da beleza, também pode ser uma terapia para a mente. Estudos mostram que problemas relacionados a depressão e ansiedade estão cada vez mais comuns e o contato com a natureza nos promove uma sensação de paz e bem-estar, resultando, nesse sentido, na melhora do seu estado emocional.
Enquanto algumas pessoas passam a se exercitar melhor para se manterem saudáveis e em harmonia com o corpo e mente, outras encontram por meio do cultivo de plantas uma forma de reencontrar o equilíbrio físico e mental.

Algumas plantas além de manterem essa conexão atraem boa energia espiritual, sorte, prosperidade, fortuna e ainda ativa energia boa na casa se for preciso. Destaque para o Bambu, Girassol, Cacto, Samambaia, Lírio da Paz, Espada de São Jorge, Sálvia, Guiné, Arruda e Pimenteira.
Bambu


Segundo a teoria chinesa, o bambu atrai boa sorte, boas energias, afasta a inveja, mau-olhado e as energias ruins. Também proporciona sensação de bem-estar e tranquilidade. Um símbolo da sorte no Feng Shui, é conhecido por aumentar a flexibilidade mental, crescimento espiritual, a boa saúde, felicidade e riqueza. É uma planta de baixa manutenção e pode ser mantida em qualquer canto da sala, pois requer iluminação suave ou muito baixa.
Girassol


O simbolismo do girassol e o seu significado espiritual variam entre ser um símbolo do sol ao amor – representa o sol devido às suas pétalas amarelas e forma redonda, que se assemelha ao sol em alguns aspectos, além de, é claro, ser guiada por ele.
A planta pode ser cultivada em vasos ou diretamente no solo, é resistente, mas alguns cuidados mínimos precisam ser tomados para que ela cresça sem problemas, sendo alguns deles iluminação, irrigação, poda, temperatura e fertilização.
Lírio da Paz

O Lírio da paz é uma planta que atrai paz e pureza para a casa e também tem o poder de eliminar pensamentos negativos, más energias e ondas eletromagnéticas que vêm de aparelhos eletroeletrônicos e celulares. Para mantê-lo saudável, procure manter à terra sempre úmida, mas saiba que Lírios não são plantas exigentes quanto à irrigação: ela pode ser feita em média de 2 a 3 vezes por semana.
Cacto

Famosos como os guardiões da casa, os cactos simbolizam proteção e segurança. A planta tem esse significado porque purifica os ambientes já que armazena água em seu caule. Os cactos também atuam como barreiras para os raios gama emitidos por computadores e aparelhos de televisão, absorvendo desse modo essas energias.
Para que seu cacto tenha uma boa saúde é necessário regá-lo com uma cera frequência. Mesmo os cactos sendo plantas que sobrevivem bem em lugares secos e com muito sol, eles necessitam de rega.
Samambaia



A Samambaia é uma planta que estimula a área da prosperidade e, devido a sua característica de crescer para baixo, deve ser usada com sabedoria. Essa planta, além de absorver energias negativas, também limpa e purifica ambientes, mas atenção: ela deve ser colocada do lado de fora da casa para ter a negatividade neutralizada, em ambientes fechados o efeito pode ser contrário.
No que diz respeito aos cuidados necessários, as Samambaias gostam de solo úmido e sol fraco. Quando regá-las, escorra a água que ficar no prato.
Plantas ideais para proteção espiritual

Todas as plantas conseguem transmutar energias, porém algumas ficaram mais famosas especificamente por isso, como a arruda, a guiné, a espada de São Jorge, a sálvia e a pimenteira.
Espada de São Jorge


Africana de origem, esta planta também é conhecida pela proteção contra o mau-olhado. Ela é ótima para ambientes internos, sendo que no inverno necessita de rega uma vez a cada dez dias, e, no verão, regá-la uma vez por semana já é o suficiente.
Devido a suas folhas pontudas, a planta é associada ao poder de cortar as energias negativas, a inveja, olho-gordo e mau-olhado. Ela ainda atrai coragem e prosperidade, e ajuda a purificar o ar, pois, de acordo com pesquisas cientificas ela “filtra” poluentes e absorve elementos tóxicos do ambiente.
Sálvia

A Sálvia é conhecida por remover energias associadas ao estresse, depressão e outras forças negativas. Além disso, ela ainda tem propriedades antibacteriana, antifúngica, antisséptica, antiespasmódica, adstringente, é carminativa e diurética, e tem efeitos estrogênicos.
Além de ter um cheio maravilhoso é a Sálvia é uma planta fácil de se cultivar em casa, pois ela se dá bem em climas com temperatura amena e precisa de luz solar direta apenas por algumas horas do dia. A sálvia também é utilizada no preparo de pratos.
Pimenteira

A Pimenteira é famosa por ter poderes de absorver energias negativas e pensamentos ruins, repelir os maus fluidos e proteger a casa de pessoas invejosas. Possui cores exuberantes de verde, amarelo, laranja, vermelho e tem aromas fortes. Para mantê-la saudável em casa a planta requer alguns cuidados, como por exemplo regas constantes e luminosidade adequada.
Arruda

É famosa por proporcionar proteção contra o mau-olhado. A crença vem da religião de matriz africana umbanda, que usa a Arruda em rituais de defumação e banhos de descarrego para afastar energias ruins.
Um dos cuidados fundamentais para que sua planta tenha uma boa saúde é deixá-la com exposição de sol constante, seja contínua ou durante algumas horas do dia, pois a arruda não se adapta bem a ambientes escuros. Entretanto, é bom lembrar que também se acredita que ela morre quando cultivada em locais carregados e com más energias.
Guiné

Tem função purificadora é pode ser considerada uma “arma” poderosa contra tudo que há de ruim, ela tem o poder de criar um “campo de força” nos ambientes protegendo-os assim das más energias.
É uma planta rústica, resistente e não requer muitos cuidados, o segredo é mantê-la sempre úmida. Outra dica também é deixá-la próxima às portas de entrada, porque assim ela poderá filtrar as energias negativas.
Ter plantas em casa requer dedicação e carinho, principalmente com as que atraem boa energia. Bem cuidadas e amadas elas vibram positivamente em nosso lar.
Fotos: Reprodução