Rir abre portas e promove o bem-estar físico e emocional

Celebra-se neste 06 de novembro o Dia Nacional do Riso. A expressão facial involuntária que, geralmente é resultado de estímulos externos ou internos, pode trazer diversos benefícios, garantem os especialistas.
A chamada de ‘terapia do riso’, tem como objetivo promover o bem-estar físico e emocional. Por meio de uma boa risada é possível: Fortalecer o sistema imunológico e o organismo, Melhorar a depressão, Aliviar o estresse e Diminuir a ansiedade.
Esta técnica ganhou visibilidade na década de 1960, por meio do médico Hunter Doherty Adams. O americano, que serviu de inspiração para o filme “Patch Adams – O amor é contagioso”, de 1998, estrelado pelo ator Robin Williams, mostrou que a felicidade, em conjunto com o tratamento humanizado, é decisiva na recuperação de pacientes hospitalizados.

Médicos e psicólogos dizem que a prática da terapia do riso ajuda a reduzir a pressão arterial. Quando damos risada, há a liberação dos chamados hormônios da felicidade: serotonina, dopamina, adrenalina e endorfina. E isso melhora a oxigenação das células, protege contra infartos e doenças coronárias, auxilia no tratamento da distimia (conhecida como depressão de longa duração) e no tratamento da ansiedade.
O ditado popular “Rir é o melhor remédio” faz sentido e já foi comprovado cientificamente que o sorriso ajuda na recuperação de doenças, inclusive doenças graves como o câncer.

O riso é “Medicamento”, inclusive, que a ciência vem estudando e, embora ainda não saiba exatamente o que ocorre no cérebro durante uma boa risada, já demonstrou seu efeito sobre o sistema imunológico.
Vamos colocar riso e alegria em nossas ações. O bom humor previne doenças e gera saúde, principalmente quando ativa rapidamente o sistema imunológico. Mas, energeticamente, o bom humor atrai oportunidades e abre portas.
Se é para ter uma crise que seja de riso.

Fotos: Reprodução