Copa do Mundo: significado das cores e estampa da camisa da Seleção Brasileira

Em época de Copa do Mundo, e de estreia da Seleção Brasileira de Futebol o trio de cores: verde, amarelo e azul domina as roupas e a decoração. Os uniformes usados pelos craques da Seleção Brasileira de Futebol na busca pela sexta estrela no Qatar em 2022 contém identidade nacional.
Desenvolvido pela Nike e a CBF, as estampas computadorizadas são inspiradas na onça-pintada e o design exclusivo estabelece um equilíbrio entre a exibição do orgulho nacional, a cultura jovem do país e a inovação para performance.
Vibrante e arrojado o uniforme homenageia a coragem e a cultura de um povo que nunca desiste. Inspirada na garra e beleza da onça a camisa tem por intuito unir todos os brasileiros.
A famosa Amarelinha foi repaginada e cria a releitura vibrante da cor introduzindo o Amarelo Dinâmico, que dá vida às pintas (rosetas) da onça-pintada espalhadas por toda a peça.
O que representa cada cor da coleção “Veste a Garra”:

Segundo a Cromoterapia, cada cor tem uma vibração energética diferente e, à medida que se propagam em algum ambiente, causam efeitos terapêuticos no ambiente e inclusive nas pessoas.
Ao vestir a camisa do Brasil, a gente pode aproveitar a Copa do Mundo para promover benefícios na nossa rotina.
Verde
O verde é a cor da esperança e do equilíbrio, ajudando a nos estabilizar emocionalmente. Quando usado nas roupas, acessórios, esmaltes e decoração, ameniza o estresse, por isso é indicado para pessoas hiperativas.
Durante os momentos de tensão, pode ajudar as pessoas a manterem a calma, já que ameniza o nervosismo e a agitação.
Amarelo
O amarelo traz alegria, leveza, descontração, foco e concentração, além de favorecer a comunicação. Quando usado em roupas e acessórios, ajuda os mais tímidos e retraídos a se relacionarem melhor com outras pessoas, oferecendo um maior desprendimento.
Na decoração da casa, a cor transmite a sensação de um ambiente mais aberto, claro e arejado.
Azul

O azul é a cor da tranquilidade, pois acalma e deixa os ambientes mais harmônicos. O seu uso pede moderação, pois a cor sozinha pode trazer uma sensação de cansaço.
Sendo assim, a dica é usar o azul em combinação com outras cores, para amenizar esses efeitos. Uma boa pedida é mesclá-lo ao laranja ou vermelho, cores estimulantes e que oferecem mais movimento, coragem, garra e determinação.
Na decoração, o azul é ideal para ambientes que exigem um estado maior de relaxamento, o que não é indicado para os momentos em que é preciso ir à luta.
Fotos: CBF