Palmeiras festeja conquista da Supercopa do Brasil 2023 na terra e no ar

O Palmeiras conquistou a Supercopa do Brasil pela primeira vez ao vencer o Flamengo por 4 a 3 no estádio Mané Garrincha, na tarde de 28 de janeiro, em Brasília. Pelo Alviverde, Gabriel Menino, marcou duas vezes, Veiga, também duas. Pelo Mengão, Gabigol fez dois gols e Pedro um.
A abertura da final da Supercopa do Brasil foi marcada por homenagens a Pelé. Os jogadores de Flamengo e Palmeiras entraram no gramado vestindo camisas com o número 10 eternizado pelo Rei do Futebol.

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, também entrou no gramado acompanhado das filhas de Pelé, Flávia Cristina Kurtz e Kely Nascimento. Eles levaram até o centro do gramado as taças Jules Rimet de 1958, 1962 e 1970 (três títulos de Copa do Mundo conquistados pelo Rei).

O telão do Estádio Mané Garrincha exibiu fotos marcantes da carreira de Pelé, como o abraço inesquecível com Jairzinho na Copa de 1970, sob aplausos dos atletas das duas equipes. Torcedores também ergueram um bandeirão com uma imagem do Rei.

O ambiente antes, durante e depois do jogo foi marcado por convivência pacífica nos arredores do Estádio e de uma rivalidade sadia que só valoriza o espetáculo protagonizado pelos dois gigantes do futebol brasileiro.

No primeiro tempo, só deu Palmeiras. O Verdão foi melhor que o Flamengo e, mesmo prejudicado pela arbitragem, que marcou um pênalti equivocado para o Flamengo. O time de Abel Ferreira se mostrou muito maduro e não desistiu da meta de levantar a Taça.
No segundo o Flamengo reagiu e resolveu jogar de igual para igual. Os melhores times do Continente compensaram o valor do ingresso com jogadas incríveis e com gols espetaculares.

Além de ter sido uma partida incrível protagonizada pelos craques de duas grandes camisas, nas arquibancadas os palmeirenses conseguiram fazer mais barulho mesmo estando em minoria mas com muita ordem e respeito pelo adversário. Tudo isso com cerveja liberada e torcidas separadas.
O troféu da Supercopa do Brasil fez com que o Palmeiras assumisse uma nova marca: se tornou o time com o maior número de títulos nacionais do futebol brasileiro.

11 Campeonatos Brasileiros (1960, 1967, 1967, 1969, 1972, 1973, 1993, 1994, 2016, 2018 e 2022); 4 Copas do Brasil (1998, 2012, 2015 e 2020); e 1 Supercopa do Brasil (2023).


Após conquistar a Supercopa do Brasil na tarde de 28 de janeiro, em Brasília, o elenco do Palmeiras viajou de volta a São Paulo. Leila Pereira, presidente do clube, registrou a festa no avião.
Fotos: Cesar Greco/Palmeiras / Gazeta Esportiva