Livros de histórias infantis para preparar mentes brilhantes

bernadetealves.com
Livros de histórias infantis para várias idades

Ler é viajar sem sair de casa. Os livros nos transportam para outras atmosferas, realidades e universos, além de estimularem a imaginação e mostrarem que a vida vai muito além do nosso quadradinho. Segundo especialistas, a leitura estimula a mente e a parte cognitiva.

A leitura é algo que muda a percepção de mundo, nos aproxima de outras histórias e nos conecta com realidades diferentes. O contato com a literatura desde criança é importante para o desenvolvimento pessoal, social e acadêmico dos filhos.

bernadetealves.com
Livros contribuem para o desenvolvimento pessoal, social e acadêmico das crianças e jovens

Livros não relacionados a conteúdos escolares é um forte aliado de pais ou responsáveis para, além de auxiliar na criação do repertório cultural da criança, aprimora a capacidade de leitura, fala e escrita. Além do mais a leitura certa ensina valores éticos, ajuda a lidar com dilemas e desenvolve habilidades socioemocionais.

Os pais podem focar em promover o crescimento cultural e humano da criança, com livros que tratem sobre diferenças culturais, raça e diversidade.

Segundo educadores a leitura de livros adequados para cada idade é uma prática “transformadora” na vida dos pequenos. Para ajudá-las a ter prazer em ler, é preciso saber identificar a obra certa para cada idade.

Isabella Nogueira, coordenadora dos anos iniciais do ensino fundamental do Colégio Sigma, Asa Sul, diz que a  capacidade de imaginação e inventividade também é propiciada pela prática da leitura, o que faz com que a criança saia na frente tanto no aspecto pessoal quanto em um possível profissional.

De zero a 12 anos

bernadetealves.com
Livros contribuem para o crescimento pessoal, social e para a vida das crianças

Para bebês recém-nascidos, livros em preto e branco com histórias curtas devem ser usados nas leituras em voz alta feitas pelos pais, pois a demanda é começar a criar o laço com a literatura e o formato de um livro. Mais tarde, entre os 4 e 6 meses da criança, os livros de pelúcia ou cartonados, interativos, podem auxiliar a criança a desenvolver a coordenação motora sem deixar de ouvir uma história.

Quando a criança não é mais um bebê mas também não é alfabetizada, que livros infantis são interessantes para os pequenos de 2 a 5 anos? 

bernadetealves.com
Livros de histórias infantis para preparar mentes brilhantes

Segundo especialistas, nesta faixa etária, as crianças estão na fase de engajar em histórias curtas, que podem ser contadas em um só momento de leitura. Há coleções de livros com histórias que duram uma noite, por exemplo. É nessa fase que a criança ouve e quer repetir até ela aprender, e contar para o pai, a avó, o amiguinho. E aí vai se criando o amor pela leitura, porque depois de aprender ela quer descobrir a história de outro livro e por aí vai.

Além do livro

bernadetealves.com
Livros contribuem para o desenvolvimento pessoal, social e acadêmico das crianças e jovens

Com o livro certo, a prática da leitura tem grandes chances de dar certo, mas não é o principal fator para que a criança se torne um leitor. A introdução à prática é o mais importante, porque é pelo estímulo contínuo que a criança pode desenvolver o prazer pela literatura.

Quando a criança é alfabetizada, é muito comum que a leitura se torne mera tarefa escolar. Entretanto, quando ler o que gosta já faz parte do cotidiano da criança, ela poderá aproveitar com mais facilidade tanto os estudos quanto os momentos gostosos de leitura em família.

bernadetealves.com
Importância de ler para os filhos

A pesquisa Retratos da Leitura  mostra que, para a maioria dos brasileiros, o gosto pela leitura é uma influência de figuras de afeto femininas, como mães, avós, irmãs e tias. Com isso em mente, por que esperar até a alfabetização para ler com os pequenos?

O melhor que podemos fazer para que eles se tornem leitores é ler com eles, começar uma rotina de leitura  e oferecer, em casa, uma variedade de obras de qualidade.

Existem livros lindos no mercado e que tratam de assuntos sérios, como rejeição, preservação da natureza, preconceito, tristeza, e como passar por isso. Dentre tantas importantes obras, destacamos:

bernadetealves.com
Livros contribuem para o desenvolvimento pessoal, social e acadêmico das meninas

Malala: pelo direito das meninas à educação – a história de Malala Yousafzai é descrita de uma forma inspiradora, capaz de tocar a mente e o coração dos pequenos. Temas como caráter, dignidade, coragem e determinação fazem parte da obra.

Casacadabra: cidades para brincar – Busca aguçar o olhar dos pequenos para os lugares onde eles circulam.

bernadetealves.com
Livros de histórias infantis para preparar mentes brilhantes

SustentaMundo – um projeto cultural e educativo que estimula as crianças a refletirem sobre temas relacionados à educação ambiental e emocional e fazerem ligações entre a necessidade da preservação da natureza e nossa vida cotidiana. 

A menina dos livros – as ilustrações sensíveis e a narrativa simples fazem deste livro uma viagem pelas memórias das histórias infantis.

bernadetealves.com
Livros de histórias infantis para preparar mentes brilhantes

Sinto o Que Sinto – mesmo para os adultos, lidar com os sentimentos nem sempre é fácil. Isso é o que Dan, protagonista dessa história e personagem do Mundo Bita, percebe ao longo de seu dia, enfrentando diferentes situações que o fazem ter de encarar uma mistura bastante diversa de sentimentos.

Ecologia até na sopa – é uma introdução didática para assuntos como preservação do meio ambiente, biologia, ecologia e sustentabilidade.

bernadetealves.com
Livros de histórias infantis para preparar mentes brilhantes

Sulwe (estrela) -a história infantil reflete sobre as consequências do racismo na mente de uma criança negra.

A História de Chiquinho –  narra a luta do menino Chico, protetor da floresta, entre aventuras e desenhos do mestre Ziraldo, reinterando a importância da preservação da Amazônia. 

Fotos: Reprodução