“Brasília: cidade turística e cinematográfica”, a minissérie que revela singularidades

O Cine Brasília será palco a partir das 18 horas desta segunda-feira, 27 de fevereiro, da exibição de dois filmes que trazem a capital federal como cenário: Memória viva – Eco história do Planalto Central e Cerrado: Caixa d’água do Brasil. O evento é gratuito e com direito a pipoca e refrigerante.
Às 20h, ocorre a cerimônia de lançamento da minissérie “Brasília: cidade turística e cinematográfica”, projeto idealizado por Atanagildo Brandolt e dirigido pelo produtor cultural Fernando Toledo, com fomento da Secretaria de Turismo do Distrito Federal.
Após o lançamento de hoje, os episódios serão disponibilizados no canal do YouTube e nas redes sociais do Instituto Latinoamerica ao longo do mês de março.
O presidente do Instituto Latinoamerica, Atanagildo Brandolt, idealizador e realizador da minissérie diz que apresentar Brasília como cenário cinematográfico ainda não é uma ideia explorada e que espera fazê-lo destacando suas potencialidades. “Queremos mostrá-la como uma cidade moderna e futurista, através de ângulos únicos de uma arquitetura também singular, que é rodeada por uma natureza exuberante”.
As gravações iniciaram em setembro de 2022 e envolveu uma equipe de mais de 50 pessoas. Foram mais de 20 entrevistas com diversos profissionais do cenário audiovisual brasiliense, como Iberê Carvalho e Maíra Carvalho.

Exibição no YouTube
Episódio 1 – Locação conta história?, dia 1º de março
Episódio 2 – O cinema fora dos Eixos, dia 8 de março
Episódio 3 – A fotografia na estética do Cinema Candango, dia 15 de março
Episódio 4 – A arte no cenário de Brasília, dia 22 de março
Episódio 5 – Vladimir e Brasília, inseparáveis, dia 29 de março
Fotos: Reprodução