Magnólia: árvore aromática que regula o humor e simboliza a força da vida

A Magnólia, uma belíssima árvore proveniente da China, vem sendo utilizada há séculos como reguladora do humor, indicada para o tratamento da ansiedade, nervosismo e depressão. Ela também possui poderosa ação antioxidante, sendo indicada como anti-envelhecimento.

Elas são originárias da Ásia, mais especificamente da China e do Japão, porém estão bem adaptadas à outras regiões com climas tropicais e temperados. Elas podem ser classificadas como árvores, arvoretas e arbustos que variam de 30 metros à 1,5 metro. Quanto às folhas, os tons variam do verde escuro ao verde claro e são bem duras e resistentes.

Há algumas espécies que tem folhas persistentes como a Magnólia Grandiflora. Os troncos possuem uma cor acinzentada com ramos curvos e sinuosos. Outras são caducifólia ou semidecídua, significando que perdem suas folhas durante o inverno. Porém são conhecidas por manterem um aspecto saudável durante essa fase.

As magnólias podem ser plantadas à meia-sombra mas também podem ser plantadas com influência de luz solar direta, desde que essa não seja muito intensa. Deve-se evitar os horários de pico. A maioria das espécies de magnólia desenvolve-se muito bem em solos neutros ou ligeiramente ácidos.

Por conta da sua exuberante floração na primavera e verão, podendo ter algumas flores também durante o inverno, a magnólia é encontrada em parques e jardins. Ela também pode ser cultivada por meio de estaquia: cultivar pedaços de ramos da magnólia para que gerem brotos desse ramo. A melhor época para o processo é a primavera.


Uma curiosidade sobre estas flores é a de que se acredita que elas tenham sido as primeiras a surgirem no mundo, principalmente em razão do sistema reprodutor e anatômico primitivo que elas possuem. Porém este fato ainda não foi confirmado.

A flor é caracterizada pelo cheiro agradável e marcante. O formato depende da espécie de magnólia cultivada. Algumas possuem um formato semelhante à tulipa como a Magnólia Liliflora, enquanto outras possuem flores mais abertas como a grandiflora. As pétalas são arredondadas e fechadas de cores densas em lindos tons de rosa, roxo, violeta, verde e no branco, e até bicolor. Dependendo da tonalidade da flor, ela terá significados diferentes.
Significado da Magnólia


Na China a flor é símbolo de pureza e nobreza. No Japão ela é conhecida como a flor sublime e representa o amor pela natureza. Outros significados podem ser dados à magnólia de acordo com a região em que se encontram.

A branca representa pureza e perfeição, enquanto a rosa significa juventude e inocência, já a roxa representa a saúde e a sorte.



A verdade é que a flor está sempre ligado ao amor pela natureza, simpatia, nobreza, dignidade e doçura. Além de representarem a esperança e a perseverança. Por suas características únicas, outro elemento relacionado à magnólia é a de força da vida. Por esse motivo, pode representar o nascimento.
Tipos de Magnólia

- Magnólia Liliflora (arbusto)
- Grandiflora (árvore)
- Magnólia Apontada (pepino);
- Magnolia Zybolda;
- Magnolia Kobus;
- Magnolia Lebner;
- Folha Grande Magnólia;
- Magnolia Officinalis;
- Estrela Magnólia;
- Magnolia Nude;
- Magnolia Umbelliferous;
- Magnólia champaca
- Magnolia Sulanza.

A variedade de magnólia mais popular e amplamente cultivada no Brasil é a Magnólia-amarela (Magnolia champaca), é uma árvore da família Magnoliaceae, originária do Continente Asiático. As amarelas são muito aromáticas.

Viva a Mãe Natureza!!!
Fotos: Shoopee e Reprodução