Festival Bonecos de Todo Mundo está em cartaz no Centro Cultural Sesi e no Taguaparque

A quinta edição do Festival de Bonecos de Todo Mundo começa nesta segunda-feira , 13 de março, no Centro Cultural Sesi, no Taguaparque. O Teatro de Bonecos é o gênero mais conhecido no “Teatro de Animação” e é um dos mais eficazes instrumentos de ensino. Com o boneco nas mãos o artista conta histórias, relata a cultura e instiga a imaginação do expectador.
O público vai acompanhar a arte de “dar vida” a seres inanimados fazendo com que esses apresentem atitudes humanas em cena e assim o teatro cumpra sua função artística, como uma crítica ou exposição da realidade social. Dada a sua importância recebeu apoio do FAC-DF.

O evento com diversas modalidades do teatro popular de bonecos, que nasceu há muito tempo atrás, no Oriente, principalmente na China, na Índia, em Java e na Indonésia, fica em cartaz até 26 de março, com programação gratuita com companhias nacionais e internacionais.
O festival terá duas novidades: apresentações em seis escolas da rede pública e a inclusão de espetáculos de música. O primeiro show será do cantor mineiro Lô Borges, no dia 16, no Centro Cultural do Sesi, às 21h. O projeto contou com R$ 797,2 mil do Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF). Os espetáculos têm classificação livre.

O idealizador do Festival Chico Simões diz que a programação de espetáculos agrega diversas modalidades do teatro popular de bonecos, incluindo mamulengo, formas animadas, marionetes, teatro corporal, entre outras e música. ” Acreditamos que a música poderá trazer um público diferente para o festival”.
As apresentações contarão com 15 grupos nacionais – do Distrito Federal, Ceará, São Paulo, Roraima, Rio Grande do Sul e Goiás – e cinco atrações internacionais vindas da Índia, Argentina, Peru, Burquina Fasso e Itália. O Distrito Federal vai mostrar o seu potencial artístico e cultural com dez grupos.

Entre as novidades do festival e pela primeira vez no Brasil: o bonequeiro Ibrahim Drabo, vindo de Burquina Fasso, país africano, e o grupo indiano Aakaar Puppet Theatre. Ambos trazem espetáculos que percorrem histórias tradicionais de seus países.
O grupo Locômbia Teatro de Andanças, de Roraima, também promete encantar o público com peça inspirada na mitologia hindu e que mistura teatro não verbal com técnicas de dança indiana, mímica, máscaras, bonecos, objetos e música.
A abertura aconteceu hoje às 9 horas no Centro de Ensino Infantil 04: Casa Moringa – Vereda dos Mamulengos + oficina com intérprete de Libras. A segunda apresentação será às 14 horas.

Amanhã, dia 14, às 10h é a vez dos alunos da Escola Classe 18 conhecerem “Tato Criação – Tropeço + oficina”. o Festival de Bonecos vai estar na Escola Classe 06 com “Cia Burlesca – Bendita Dica”, + oficina com intérprete de Libras.
Mais informações sobre as apresentações nas escolas e shows musicais no https://linktr.ee/festivalbonecosdetodomundo
Fotos: Osvaldo Lima