Sônia Guajajara recebe prêmio ‘Cuidadora da Terra’ em Los Angeles

bernadetealves.com
Sônia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas no Green Carpet Fashion Awards, em Hollywood, California

Sônia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas, recebeu um prêmio no Green Carpet Fashion Awards, evento que premia iniciativas de moda sustentável e ocorre dias antes do Oscar em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Guajajara venceu na categoria “The Healer”,que se traduz como ‘Cuidadora da Terra’, por suas conquistas na proteção das florestas e por realçar a importância dos povos indígenas na agenda ambiental global. “Pelas extraordinárias conquistas na defesa das florestas e por reposicionar os Povos Indígenas no centro da agenda climática global”.

O prêmio foi entregue no dia 9 pelas mãos do ator Leonardo Di Caprio, mas só foi divulgado pelo ator no dia do Oscar. O ator Leonardo Di Caprio classificou Sônia como uma ‘guardiã do planeta’.

bernadetealves.com
Leonardo DiCaprio entrega para Sônia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas, o prêmio de “Cuidadora da Terra”

“A ministra Guajajara tem sido uma ativista ambiental ferrenha diante das graves ameaças aos povos indígenas, defendendo uma população brasileira de mais de 900.000 indígenas e suas mais de 300 culturas diferentes. Para ajudar a enfrentar as ameaças crescentes à sua casa-floresta, minha organização Re:wild lançou nosso Fundo Florestal da Amazônia em 2019 para aprofundar nossa parceria com Sônia e outros defensores indígenas na linha de frente com os quais estamos lado a lado”, afirmou o ator, que diz se identificar como ativista do clima e, com frequência, faz postagens alertando sobre as mudanças climáticas.

Sônia Guajajara é maranhense e uma das lideranças do povo Guajajara, que vive principalmente nas Terras Indígenas Araribóia, Bacurizinho e Cana-Brava, na região dos municípios Amarante, Grajaú, Santa Luzia e Barra do Corda.

Segundo Guajajara, a premiação também é um ‘reconhecimento da luta dos povos indígenas’ ao público internacional e representa a garantia da proteção de seus territórios e da biodiversidade.

Fotos: Kevin Winter/Getty Images