Família: a raiz que somos, o amor que recebemos e a alegria que vivemos

bernadetealves.com
Família é muito mais que laço de sangue, é amparo, amor e compreensão

O Dia Internacional da Família é celebrado anualmente no dia 15 de maio por iniciativa da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas em 1993 com a resolução A/RES/47/237, e reflete a importância que a comunidade internacional atribui às famílias. 

A família é um núcleo essencial para a formação moral de todos os indivíduos. A comemoração é muito importante, porque além de homenagear a família, promove a discussão para situações que as afeta, tais como economia e saúde familiar. 

Uma família pode ser formada por diferentes membros, não apenas um pai, uma mãe, por exemplo. Existem famílias com dois pais, duas mães, pais ou mães solteiros, tios, avós e etc. Sendo todas completamente legítimas. Apoiar as famílias nas suas necessidades resulta numa sociedade mais equilibrada e respeitosa.

É na família que os primeiros valores éticos, morais e culturais são transmitidos, influenciando o comportamento das pessoas ao longo das suas vidas.

Às vezes, posicionamentos políticos diferentes podem causar certos conflitos que se tornam desconfortáveis pra família inteira. Para evitar estresse e dor de cabeça, algumas atitudes podem retomar o bem-estar coletivo e reforçar a consciência democrática.

  • Busque ouvir mais do que falar;
  • Argumente, mas tente entender a outra opinião;
  • Exponha ideias e pensamentos de forma pacífica.
  • Mantenha a calma. Ataques complicam a relação.

Família é estar junto, mesmo de longe. É amparo, abraço, proteção. É amor e compreensão. Preservar a família e defender a democracia vale qualquer esforço. Todos sabemos que relações saudáveis são rede de apoio que faz a diferença porque não há tempestade que desvaneça o amor de uma família que se respeita.

bernadetealves.com
Dia Internacional da Família é celebrado para mostrar que não há tempestade que desvaneça o amor de uma família que se respeita

Uma família não é formada apenas por laços sanguíneos. Família é aquela que escolhemos com o coração. É o amor que plantamos em solo fértil, com raiz forte, e que cultivamos e cuidamos constantemente, para que brotem belas flores e bons frutos.

Fotos: Reprodução