Viúvas de generais consomem mais verba pública que todos os soldados e cabos do Exército

Não é nenhuma novidade que viúvas e herdeiros de generais consomem grande soma de dinheiro público. Isso é um descalabro que vem se arrastando há anos. Até quando teremos que pagar esta conta?
Em função disso o Uol resolveu iniciar há 4 anos um levantamento sobre os pagamentos feitos pelo Exército Brasileiro e o resultado foi publicado na manhã desta segunda-feira. Somados, salários de generais da ativa, aposentadorias de generais da reserva e pensões para viúvas e herdeiros chegam a um total de R$ 3,8 bilhões. É o mesmo valor gasto com os militares da base.
O Brasil possui 175 generais na ativa. Mesmo número de generais que o Exército dos Estados possui, o mais poderoso do mundo. A diferença é que os generais brasileiros comandam a metade de homens que os generais dos EUA.

O levantamento mostra que há 48 herdeiros do generalato que recebem pensões integrais. O total de generais da ativa, da reserva e de beneficiários gira em torno de 13 mil pessoas. Eles consomem por ano, a mesma quantia de dinheiro público que os 90 mil soldados e cabos da força recebem pelos seus serviços.
E mais: nos últimos 4 anos foram gastos R$ 94 bilhões para pagar pensões a herdeiros de militares de todas as patentes. Tal valor poderia bancar no mesmo período, por exemplo, a Bolsa Família para cerca de 3 milhões de famílias necessitadas.
Fotos: Reprodução