Vacina contra gripe: ferramenta importante para saúde da coletividade

Com o objetivo de reduzir a circulação do vírus Influenza e, consequentemente, o número de hospitalizações e risco de morte devido à gripe, o Ministério da Saúde determinou a ampliação da vacinação contra a gripe para toda a população, a partir de 15 de maio, gratuitamente nos postos de saúde. Todos acima de 6 meses podem se imunizar pois a vacina é segura, eficiente e salva vidas.
Diferente de um resfriado, a gripe é uma é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocada pelo vírus da influenza, que tem grande potencial de transmissão.
Existem quatro tipos de vírus da gripe: A, B, C e D. Os dois primeiros são mais propícios a provocar epidemias em ciclos anuais, enquanto o C costuma provocar alguns casos mais leves e o D não é conhecido por infectar ou causar doenças em humanos.
Todos deveriam, anualmente, tomar vacina contra a influenza para evitar que o vírus entre no corpo e faça estragos. Menores de cinco anos, grávidas e maiores de 60, no entanto, estão mais susceptíveis às consequências negativas da doença, que pode levar à pneumonia e até mesmo à morte. Quanto mais frágil o indivíduo, maior a importância de se vacinar.
Motivos para tomar a vacina da gripe

- A vacina é uma ferramenta importante para a coletividade
- Impede a proliferação do vírus Influenza, causador da gripe
- A vacinação protege não só o indivíduo, mas a comunidade, família, amigos
- Gripe pode ser grave e levar à morte
- Gripe pode causar pneumonia viral e bacteriana
- O vírus sofre mutação constante e a vacina tem que ser atualizada todo ano
- Protege grupos vulneráveis como idosos e gestantes
- Diminui lotação nas unidades de saúde
Confira por que a vacina é segura e eficaz
A vacina Influenza é segura e eficaz e protege contra os três tipos de vírus da gripe mais prevalentes. Sendo dois vírus do subtipo A (H1N1 e H3N2) e um vírus do tipo B. A composição da vacina da gripe é atualizada pelo Butantan todos os anos. Ela incorpora os vírus que mais circulam no hemisfério Sul no ano anterior.
Esta vacina utiliza a tecnologia do vírus inativado, que existe desde 1930. É uma técnica já dominada pelo Butantan e usada nos imunizantes da Hepatite A, Raiva, Poliomielite, HPV, tríplice bacteriana, meningite e CoronaVac. Além do mais são vacinas fáceis de transportar, armazenar e distribuir.
Desde abril de 2021, o imunizante está na lista de vacinas pré-qualificadas da Organização Mundial de Saúde. Um reconhecimento internacional e também um endosso que permite o fornecimento às agências da ONU e a outros países.

Dizer que ao tomar a vacina há risco de contrair a gripe é um dos maiores mitos em torno da imunização. Segundo o Butantan, a vacina é feita com vírus mortos e fracionados. É impossível uma pessoa tomar a vacina e ter gripe por causa dela.
Se você ainda não se vacinou, não deixe de procurar um local para se proteger contra os vírus da gripe. Vacinar-se é uma forma de evitar o contágio e não ser responsável pela transmissão. Passar alguma doença infecciosa para colegas e familiares não é nada legal. Pense nisso!
Fotos: Reprodução