Dia de Santo Antônio: a celebração do amor, da humildade e doação

Celebramos neste 13 de junho Dia de Santo Antônio. Uma data para celebrar o amor, a humildade e a doação. Sua imagem traz muitos símbolos como o dom da pregação, sabedoria, pureza, devoção, fé e renúncia às vaidades.
Ele é reverenciado neste dia porque em 1230, com apenas 36 anos, Santo Antônio morre em Pádua, na Itália, motivo pelo qual ele passou a ser conhecido como Santo Antônio de Pádua – além de Santo Antônio de Lisboa, graças a sua cidade de origem.
O Dia de Santo Antônio, conhecido pela fama de santo casamenteiro, é comemorado nesta terça-feira (13). No Distrito Federal, a Paróquia e Santuário Santo Antônio, na 911 Sul, vai celebrar a data com festa e missas.


Durante a festa, os frades estarão à disposição para dar bênçãos, distribuir o famoso “pãozinho abençoado” e realizar confissões. A programação conta ainda com adorações ao Santíssimo Sacramento.
As missas tiveram início 6h de hoje e vão até 1h de quarta-feira (14). As atividades contam com 15 missas, além de barraquinhas com café da manhã, almoço e jantar.
Vamos aproveitar o 13 de junho para seguir os ensinamentos de Antônio: “Quem não pode fazer grandes coisas, faça ao menos o que estiver na medida de suas forças. Certamente não ficará sem recompensa”.
Santo Antônio também é conhecido como padroeiro dos humildes porque distribuía alimentos aos menos favorecidos. A partir dessa história, as igrejas dedicadas ao santo passaram a distribuir pães aos fiéis, chamado de Pão de Santo Antônio. Santo Antônio também é considerado um dos doutores da Igreja, sendo chamado de “Doutor do Evangelho”, pela riqueza da sua pregação.

Ao redor do mundo, ele é considerado padroeiro de muitas profissões e coisas: pescadores, grávidas, marinheiros, viajantes, agricultores. No Brasil, sua fama é relacionada aos casamentos. Santo Antônio também é o padroeiro dos pobres e ajuda as pessoas a encontrarem objetos perdidos.
A história conta que em uma ocasião, enquanto orava, apareceu-lhe o menino Jesus e Antônio segurou-o em seus braços e por esta razão, até hoje, o Santo Antônio é representado sustentando o menino Deus.
Prece a Santo Antônio
Querido Santo Antônio, que nasceste Fernando de Bulhões, em Lisboa, em 1195, e apenas 36 anos partiste, em Pádua, na Itália, faze com que nossa existência seja peregrina, mutante, fecunda e serena como a tua.
Tu, que pregaste aos peixes em lindo sermão, ajuda-nos a entender que da água vem a vida, e a cuidar com ternura de toda a ameaçada Criação.
Tu, que começou devoto de São Agostinho mas deixou-se arrebatar pelo Irmão Francisco, levando sua inteligência para aquela ordem mendicante, ajuda-nos a ser flexíveis, sempre na direção do que tem real importância e a nunca fazer de nossas capacidades motivo de arrogância.
Tu, Santo Antônio, que completava a comunhão nas missas com a distribuição do pãozinho aos pobres de seu tempo, motiva-nos a lutar, com alegria, para que, em nenhuma mesa, falte o pão de cada dia.
Antônio, Tonho, Toninho, Totonho, belo e sonoro nome de tantos pelo mundo, perdoe a intimidade: você, que tinha especial carinho pelos apaixonados, e no Brasil virou “santo casamenteiro”, faz com que nos “casemos” com tudo o que nos cerca e encanta – gente, planta, bicho.
E leva-nos santo amado, como Jesuscristinho no seu colo sempre representado, pelos caminhos do amor verdadeiro, hoje, no seu dia, e por toda a nossa vida. Amém!!! Viva Santo Antônio!!!!!!!!!!!!!
Símbolos da Imagem de Santo Antônio

O Menino Jesus no colo de Santo Antônio: representa a extraordinária intimidade do santo com Jesus. Todo o dom da pregação de Santo Antônio vem da sua intimidade com Jesus na oração profunda e na Eucaristia. Daí vinha toda a sabedoria e os dons que se manifestavam em Santo Antônio.
O Terço na imagem de Santo Antônio representa sua entrega e devoção à Mãe de Deus. Santo Antônio começou a ser representado com o Terço na cintura, no século XVI, para mostrar que ele era homem de oração. O terço também fazia parte do hábito franciscano.
O lírio na imagem de Santo Antônio representa sua castidade e pureza de coração. Simboliza também a estação do ano na qual o santo morreu, o verão no hemisfério norte.
O cordão na Imagem de Santo Antônio representa seus votos perpétuos. O cordão faz parte do hábito franciscano. É um cinto de corda que contém três nós. Estes nós simbolizam os votos de obediência, pobreza e castidade, que todo religioso franciscano professa quando faz os votos perpétuos.
O cabelo raspado no centro da cabeça se chama tonsura e representa o voto de castidade de santo Antônio. A tonsura era uma cerimônia religiosa, na qual o Bispo raspava o cabelo de quem estava sendo ordenado no primeiro grau da Ordem. A tonsura tinha também o significado de renuncia das vaidades e ser como o Cristo, sendo coroado rei que se oferece a serviço de todos.
Fama de Santo Casamenteiro

Santo Antônio é um santo amplamente conhecido, mesmo por aqueles que não são católicos. Ele é celebrado como o “santo casamenteiro” e é o responsável por abrir as festas juninas.
Conforme a lenda, a fama do santo aconteceu depois de sua morte. Uma moça de Nápoles, na Itália, queria se casar, mas não tinha o valor do dote, que como de costume na época, a família da noiva deveria entregar à família do noivo.
Foi então que a mulher teria recorrido a Santo Antônio. A divindade teria aparecido e lhe dado um bilhete que deveria ser entregue a determinado comerciante. No bilhete estava escrito que o trabalhador desse à moça moedas de prata equivalentes ao peso do bilhete.
Julgando irrisório o peso do bilhete, o comerciante aceitou, mas, quando colocou o bilhete num dos pratos da balança, foi preciso que se colocasse no outro 400 escudos de prata.
Oração para Santo Antônio

“Ó Santo Antônio, o mais gentil dos santos, teu amor a Deus e tua caridade com suas criaturas, fizeram com que foste digno de possuir poderes miraculosos. Motivada(o) por este pensamento, peço-te que? (formular o pedido)…
Ó gentil e amoroso Santo Antônio, cujo coração estava sempre cheio de simpatia humana, sussurra minha súplica aos ouvidos do doce Menino Jesus, que adorava estar em teus braços. A gratidão do meu coração será sempre tua. Amém”.
Fotos: Reprodução