Lula enaltece profissionais de saúde e SUS durante a 17ª Conferência Nacional de Saúde

bernadetealves.com
Presidente Lula e a ministra da Saúde Nísia Trindade no encerramento da 17ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília

Brasília é palco da 17ª Conferência Nacional de Saúde que neste ano tem como tema “Garantir Direitos, defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia!”, desde o dia 02, reunindo milhares de pessoas no auditório do Centro Internacional de Convenções do Brasil. O evento reuniu representantes da sociedade civil, entidades, fóruns regionais, movimentos e organizações sociais.

As Conferências de Saúde são espaços de participação popular e diálogo entre gestores e sociedade. Elas são realizadas a cada quatro anos para definição e construção conjunta das políticas públicas do SUS.

bernadetealves.com
Presidente Lula participa do encerramento da 17ª Conferência Nacional de Saúde acompanhado da primeira-dama Janja Lula da Silva e ministros

O presidente da República participou do encerramento da 17ª CNS acompanhado da primeira dama, Janja Lula da Silva e das ministras Nísia Trindade, da Saúde; Esther Dueck, Gestão e Inovação; Marina Silva, do Meio Ambiente; e Daniela Carneiro, do Turismo; e dos ministros Márcio Macêdo, secretária-geral da Presidência; Luiz Marinho, do Trabalho; Wellington Dias, das Cidades; Camilo Santana, da Educação; e  Paulo Pimenta, da Secretária de Comunicação Social.

Também participaram do encerramento da 17ª CNS, presidente do CNS, Fernando Zasso Pigatto, Sueli Barrios, representando as trabalhadoras e trabalhadores do SUS, dentre outras importantes presenças. No término da cerimônia, o presidente Lula foi condecorado com uma placa alusiva à sua participação na 17ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília.

bernadetealves.com
Ministros Wellington Dias, Marina Silva, Daniela Carneiro, Paulo Pimenta, Camilo Santana e Esther Dueck, na 17ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília

O presidente Lula destacou a importância das Conferências de Saúde para o país. “Há 37 anos  foi realizada a primeira conferência de saúde desse país, e desde então as conferências têm determinado as melhorias na qualidade da saúde da população. Todas as conquistas que tivemos na saúde são obra e  trabalho de vocês  que fazem as Conferências Nacionais de Saúde”.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enalteceu os profissionais de saúde, o SUS e disse que a ministra Nísia Trindade está fazendo um ótimo trabalho à frente do Ministério da Saúde.

“Poucas vezes na vida a gente teve a chance de ter uma mulher no Ministério da Saúde para cuidar do povo com o coração, como a mãe cuida dos seus filhos. E eu não tenho dúvida, eu tive muita sorte com os meus ministros da Saúde, todos eles foram extraordinários, mas precisou uma mulher para fazer mais e fazer melhor do que todos nós somos capazes de fazer”, disse o presidente.

bernadetealves.com
17ª Conferência Nacional de Saúde no auditório do Centro Internacional de Convenções do Brasil

Lula também destacou a importância do combate ao racismo e preconceito. “Nesse país somos contra todo tipo de preconceito neste país. Somos contra desigualdade de gênero, racial, de trabalho”.

Lula enalteceu o papel do Sistema Único de Saúde (SUS) e dos seus profissionais no combate à pandemia de covid-19 e afirmou que o negacionismo não ficará impune na história da saúde brasileira. “As pessoas morreram porque esse país, em algum momento, teve um governo que não era um governo, era um genocida colocando em prática a mais perversa atitude com relação ao ser humano”.

“Haverá um dia, neste país, em que a covid-19 será estudada com mais profundidade e haverá um dia em que alguém será julgado pela irresponsabilidade e pelo descaso que houve no tratamento do SUS [Sistema Único de Saúde]”, acrescentou o presidente.

Piso da enfermagem

bernadetealves.com
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva enaltece profissionais de saúde e SUS durante 17ª Conferência Nacional de Saúde

O presidente Lula afirmou hoje que o governo pagará o salário retroativo aos enfermeiros desde o mês de maio, referente à diferença do piso nacional da enfermagem. Naquele mês, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, estabeleceu regras para o pagamento do piso aos profissionais que trabalham no sistema de saúde de estados e municípios nos limites dos valores recebidos pelo governo federal.

O presidente da República argumentou que o trabalho da enfermagem não pode ser considerado menor. “É preciso que a gente avalie efetivamente o valor do trabalho por aquilo que ele representa na nossa vida. Quem leva as pessoas para tomar banho, quem vai limpar as pessoas, quem dá comida, quem aplica injeção, quem mede a pressão, quem leva ao banheiro é exatamente o pessoal de baixo que trabalha e por isso esse pessoal tem que ser valorizado”.

bernadetealves.com
Presidente Lula enaltece o Sistema Único de Saúde, durante a 17ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília

Nísia Trindade pediu união e mãos dadas aos participantes, que ecoaram seu nome em apoio à permanência da ministra à frente da pasta. “Cada delegado e delegada, cada conselho, junto com nós,  estamos reconstruindo o Brasil. Quero agradecer o CNS e a cada um que construiu essa Conferência.”

“Essa conferência é um ato de resistência, mas também um ato de muito trabalho. Pelas teses construídas nas etapas municipais, estaduais e Conferências Livres. Graças ao trabalho incansável do CNS, organizamos essa conferência em seis meses, sendo uma das primeiras ações de nosso governo, desde o primeiro dia da gestão”, destacou a Ministra.

bernadetealves.com
Ministra Nísia Trindade, da Saúde, no encerramento da 17ª Conferência Nacional de Saúde

Ainda sobre as propostas e diretrizes que estão sendo construídas  na 17ª CNS, Nísia afirmou comprometimento com as decisões formuladas. “O SUS é uma pauta de toda sociedade, de todo governo. A agenda determinada aqui é a agenda do SUS, pela inclusão e desenvolvimento do Brasil” 

bernadetealves.com
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a primeira-dama, Janja Lula da Silva, a ministra da Saúde, Nísia Trindade e o presidente do CNS Fernando Zasso Pigatto, no encerramento da 17ª Conferência Nacional de Saúde

Nísia também ressaltou o trabalho dos profissionais de enfermagem, e o empenho do governo para garantia do piso salarial da categoria. “O governo federal trabalha para a implementação do piso da enfermagem. Vamos garantir as nove parcelas previstas para 2003.A categoria da enfermagem demonstrou visão democrática e persistência”.

bernadetealves.com
Paulo Pimenta, Camilo Santana, Esther Dueck, Fernando Zasso Pigatto, presidente Lula, primeira-dama Janja, Márcio Macêdo e Sueli Barrios, no encerramento da 17ª CNS
bernadetealves.com
Presidente Lula, Janja e ministros na cerimônia de encerramento da 17ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília

Fotos: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil e Reprodução