Ciclone extratropical pode atingir sul do país com ventos fortes e raios e frente fria continental

bernadetealves.com

Um ciclone extratropical deve se formar na noite desta quarta-feira, 12 de julho, e provocar ventos de até 120 km/h e fortes chuvas com risco de granizo nos três estados da região Sul do Brasil, segundo o Climatempo.

As regiões mais atingidas devem ser o litoral norte do Rio Grande do Sul e as serras gaúcha e catarinense, onde são esperados ventos de 100 km/h e 120 km/h. Em Porto Alegre, as rajadas devem chegar a 90 km/h. Os efeitos do novo ciclone extratropical devem atingir também partes do Sudeste e Centro-Oeste.

Segundo o Clima Tempo o sistema deve provocar fortes rajadas que atingirão toda a faixa litorânea até o estado do Rio de Janeiro, além de avançar por dentro do continente até a porção sul do Mato Grosso do Sul.

bernadetealves.com
Ciclone extratropical pode atingir sul do país com ventos fortes e raios e frente fria continental

Ciclone extratropical, segundo o Clima Tempo, é uma área de baixa pressão atmosférica onde os ventos giram ao redor de um centro, sempre no sentido horário, no caso do Hemisfério Sul, formando um círculo completo.

A empresa informa que, “quanto mais baixa a pressão do ar no centro do ciclone, mais fortes são os ventos e maior o potencial para o desenvolvimento de nuvens muito extensas, que provocam chuva volumosa e forte, ventania, raios e eventualmente granizo”.

Os ciclones são formações naturais, mas estão cada vez mais frequentes e violentos. A crise climática deixou a Antártida mais quente, o que tem alterado a dinâmica entre os ventos quentes e frios.

Cuidados com a tempestade violenta

O Instituto Nacional de Meteorologia orienta a população das áreas atingidas pelos efeitos do ciclone a evitar se abrigar debaixo de árvores e estacionar seus veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

O órgão também pede que os aparelho elétricos e o quadro geral de energia sejam desligados e sugere a busca por mais informações junto à Defesa Civil (no telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (193).

Segundo o Inmet, quinta-feira, dia 13, a expectativa é que São Paulo seja alvo de ventos de até 90 km/h. No litoral paulista e na Serra do Mar, as rajadas podem chegar a 100 km/h. O ciclone extratropical estará associado a uma frente fria que deverá avançar de forma continental pelo país, chegando ao Sudeste e Centro-oeste, podendo atingir, inclusive, o sul da região amazônica, configurando um novo evento de friagem.

Fotos: Reprodução / Wikimedia Commons / Nesdis/Noaa