Ministra Rosa Weber é homenageada na OAB pelo seu papel em defesa da democracia

bernadetealves.com
Ministra Rosa Weber, presidente do STF e Conselheira Federal da OAB Cristiane Damasceno, presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada

Foi bonito ver uma mesa plural composta majoritariamente por mulheres para aplaudir uma digna representante da justiça brasileira: ministra Rosa Weber.

A presidente do Supremo Tribunal Federal ministra Rosa Weber, foi homenageada na sexta-feira, 14/7, por sua atuação em defesa da democracia, durante o Seminário e Encontro Nacional da Associação de Advogados e Advogadas pela Democracia, Justiça e Cidadania (ADJC), na sede do Conselho Federal da OAB.

A presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada (CNMA), Cristiane Damasceno, falou da importância da união da Advocacia brasileira em Defesa da Democracia e do protagonismo feminino. “As nossas mentes precisam mudar para entender que diversidade e gênero não podem ser uma barreira, mas sim são um sinônimo de crescimento, lucratividade e democracia”.

bernadetealves.com
Lenda Tariana, Christianne Moreira Moraes Gurgel, Delaíde Arantes, Rosa Weber, Cristiane Damasceno, Aldo Arantes, Sydney Sanches e Wadih Damous

A Conselheira Federal Cristiane Damasceno, declarou que “hoje, vocês estão em uma casa em que 50% das mulheres ocupam cargos diretivos, em que o presidente me deixa ter protagonismo, tanto que indicou uma mulher para estar aqui o representando. Isso é uma amostra de que a advocacia, dentro do Sistema de Justiça, tem sido uma instituição que está à frente. Esta é a casa da liberdade, da diversidade e da conquista dos direitos”.

Durante a homenagem, que se baseia prioritariamente na atuação da presidente do STF durante os atos antidemocráticos de 8 de janeiro, a ministra Rosa Weber, presidente do STF, destacou a necessidade de relembrar sempre os ataques, para que a sua gravidade não seja diminuída. “Para nós, o dia 8 de janeiro de 2023 será eternamente o dia da infâmia, e não deixaremos que seja esquecido, em defesa da nossa democracia constitucional e do Estado Democrático de Direito. A proteção da jurisdição constitucional e da integridade do regime democrático sempre foi e tem sido o fator que motiva e orienta o meu agir como presidente do STF”, afirmou.

bernadetealves.com
Ministra Rosa Weber, presidente do STF, é homenageada na OAB pelo seu papel em defesa da democracia

A ministra observou que, em geral, não participa desse tipo de solenidades, mas abriu uma exceção para agradecer a parceria da OAB no enfrentamento aos ataques. “A exceção se justifica por três razões: o tema do seminário é a defesa da democracia, o mote da homenagem é o 8 de janeiro de 2023 e o convite feito por esta valorosa associação veio da advocacia, indispensável à administração da Justiça e que emprestou generosa solidariedade ao Supremo Tribunal Federal quando da sua criminosa invasão”.

Ministra Rosa Weber, presidente do STF, é homenageada na OAB pelo seu papel em defesa da democracia

A ministra Weber também reconheceu que “a OAB foi parceira ímpar no enfrentar daqueles acontecimentos. Não poderia deixar de vir aqui para relembrar e agradecer.”

O coordenador Nacional da Associação de Advogados e Advogadas pela Democracia, Justiça e Cidadania(ADJC), Aldo Arantes, destacou a importância de combater o conservadorismo na advocacia. “Alguns advogados, se colocando contra o próprio estatuto da Ordem, adotaram uma posição de negação da ciência, da História e de comprometimento com o bolsonarismo. A ADJC quer construir uma corrente política de opinião de caráter democrático e progressista, para contribuir para que cada vez mais a própria OAB possa cumprir esse papel”, disse o ex-deputado Constituinte. Para acabar com o autoritarismo, Arantes afirmou que é preciso “isolar os setores de extrema direita e ampliar alianças políticas”.

Durante a solenidade também foi prestado tributo ao ex-ministro Sepúlveda Pertence, que faleceu no dia 2 de julho. A Associação ofereceu uma placa de homenagem póstuma em agradecimento ao importante trabalho do jurista enquanto magistrado da Suprema Corte. No discurso de tributo a Sepúlveda Pertence, o membro da Comissão Nacional da ADJC Paulo Guimarães lembrou a atuação combativa do ex-ministro, que já era clara desde sua juventude, no início dos anos 1960, quando ele atuou ao lado de Aldo Arantes na diretoria da União Nacional dos Estudantes (UNE). “Pessoas como eles fazem a diferença. Sepúlveda Pertence, por onde passou, fez a diferença. Esse é um traço marcante da sua personalidade”, disse o advogado. 

bernadetealves.com
Ministra Rosa Weber, presidente do STF, é homenageada pela Advocacia brasileira pelo seu papel em defesa da democracia

Também participaram do evento a ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Delaíde Arantes, a ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha, o secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, a vice-presidente da OAB-DF, Lenda Tariana; o presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Sydney Limeira Sanches; a vice-presidente da OAB/BA, Christianne Moreira Moraes Gurgel; a representante da Executiva Nacional da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), Vera Lúcia Santana Araújo; e outros representantes do Judiciário e do Executivo.

bernadetealves.com
Ministra Rosa Weber, presidente do STF e Sydney Limeira Sanches, presidente do IAB

Fotos: Raul Spinassé / OAB e Reprodução