Preservar as florestas é preservar a vida

bernadetealves.com
Floresta amazônica: a maior floresta tropical do mundo

Celebramos neste 17 de julho, o Dia Mundial de Proteção Às Florestas, a mais úmida das formações vegetais existentes no globo terrestre, com ampla biodiversidade e importantes funções ambientais.

As florestas são importantes para o equilíbrio dos ecossistemas, pois são responsáveis por uma grande parcela da captura de carbono, geração de oxigênio e regulação do clima. Segundo a ONU, as florestas cobrem cerca de 30% da superfície terrestre.

Quando uma floresta deixa de existir, perdemos fauna e flora e isso pode provocar, ainda, o desequilíbrio da cadeia alimentar. Preservar as florestas é preservar a vida.

bernadetealves.com
Preservar as florestas é preservar a vida

A “mãe” das árvores é a Samaúma, bela, majestosa, útil à natureza e considerada sagrada para todas as etnias dos índios da Amazônia e celebrada pelos não índios que estudam e se interessam por ecologia. É considerada a “rainha da Amazônia” pelo fato de que ao esbanjar altura, a Samaúma enxerga toda a floresta por cima, sendo por esse motivo considerada a mãe das árvores e protetora das florestas.

Com alturas que variam de 60 a 70 metros (mas que podem chegar a 90), a “mãe-das-árvores” é conhecida pela imensidão do tronco, que pode ter cerca de três metros de diâmetro, e pela capacidade de retirar água das profundezas do solo para abastecer não apenas a si mesma, mas também para irrigar outras espécies da região.

bernadetealves.com
Samaúma: árvore mãe das florestas que guarda e distribui água para outras espécies

O povo da floresta, afirma que a Samaúma tem propriedades medicinais. Sua importância é vital para a floresta amazônica e o meio ambiente.  Sua copa grandiosa abriga um pequeno ecossistema. Por conta de sua grande altura, as raízes das samaúmas são profundas e esse fato colabora para a irrigação dos lençóis freáticos mais profundos até a superfície favorecendo o processo da geração de umidade, isto é, evaporação e geração de chuvas. É importante ressaltar que essa árvore irriga as folhas não apenas em seu longo e espesso tronco, como também fornece ao ambiente a condição de irrigar parte da umidade das profundezas do solo até 100 acima da superfície, dividindo a água que conduz com outras espécies.

bernadetealves.com
Dia Mundial de Proteção Às Florestas – 17 de julho

A floresta tropical amazônica, que cobre boa parte do noroeste do Brasil e se estende até a Colômbia, o Peru e outros países da América do Sul, é a maior floresta tropical do mundo, famosa por sua biodiversidade. Ela é atravessada por milhares de rios, entre eles o grandioso rio Amazonas. Entre as cidades ribeirinhas, com arquitetura do século XIX que data do início da exploração de borracha, destacam-se Manaus e Belém, no Brasil, e Iquitos e Puerto Maldonado, no Peru. 

É importante realizar diversas ações de preservação, entre elas: Plantar árvores, comprar produtos apenas de madeira certificadas, apoiar organizações que cuidam das florestas, não jogar lixo em lugares inadequados e realizar a reciclagem.

bernadetealves.com
17 de julho: Dia Mundial de Proteção às Florestas

Fotos: Camilla Coutinho e Reprodução