Dia da Advocacia: profissão essencial pela dignidade e paz social no Brasil

bernadetealves.com
11 de Agosto, Dia dos aplicadores e defensores dos direitos como a magistrada Rosa Weber e o advogado Beto Simonetti, presidente da OAB Nacional

Celebramos neste 11 de agosto o Dia da Advocacia, do Direito, dos Advogados e Magistrados. Uma data para celebrarmos o compromisso de buscar justiça para todos. Vamos honrar os esforços de todos que trabalham incansavelmente para garantir que os direitos sejam protegidos, os princípios sejam defendidos e que cada individuo tenha acesso a um sistema legal justo.

Esta é uma oportunidade de reconhecermos o papel fundamental que a advocacia desempenha na sociedade, assegurando que todos e todas sejam ouvidos, independentemente das circunstâncias, e que os valores fundamentais da igualdade perante a lei sejam mantidos vivos.

Viva essa profissão essencial pela dignidade e paz social no Brasil. Pois sabemos que não há liberdade sem lei, e a garantia do seu justo cumprimento é o que move homens e mulheres que devotam suas vidas à defesa da Justiça. Um dia especial para toda comunidade jurídica.

Cada integrante desta comunidade vivencia uma jornada que é própria. Mas há, nesses caminhos, etapas repletas de desafios que só eles sabem como é enfrentar cada fase até chegar ao êxito. Uma jornada desafiadora mas, também, gratificante. Pois cada vitória é a validação das nossas habilidades e inspiração para continuar buscando a justiça na jornada profissional.

Sejamos ponte de conscientização dos direitos da sociedade. Que continuemos na vanguarda de todas as mudanças que queremos ver no mundo.

bernadetealves.com
Dia da Advocacia: profissão essencial pela dignidade e paz social no Brasil

A escolha do 11 de agosto remete ao dia em que foram instituídas, em 1827, as duas primeiras faculdades de Direito do Brasil: a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo; e a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco.

Assim, a data é, antes de tudo, uma celebração do início das disciplinas jurídicas no Brasil. Mais do que formar bacharéis em Direito, as duas instituições foram os primeiros centros de formação de intelectuais brasileiros. Nelas estudaram Castro Alves, Gonçalves Dias, Joaquim Nabuco, Pontes de Miranda, Silvio Romero, Tobias Barreto, Rui Barbosa, dentre outras personalidades.

Desde passar no vestibular, aprender leis como também o sistema judiciário brasileiro, até finalmente se formar e passar na famosa prova da OAB. É um longo caminho percorrido para se tornar um profissional incrível e de extrema importância na sociedade. Como advogada, e mãe de dois filhos nesta profissão, sei que cada caso precisa ser estudado em sua individualidade. Sem influências externas. Com qualificação e com a consciência de que vivemos em luta por uma sociedade justa e igualitária, exerceremos com dignidade a missão e juntos alcançaremos a justiça e a verdade.

O direito é a base do equilíbrio da sociedade e o profissional da Advocacia para exercer sua atividade com qualidade, deve sempre estar se atualizando. Isso significa tanto desenvolver seu raciocínio jurídico quanto se municiar de um arsenal de ideias, frases e citações capazes de convencer seus interlocutores. Uma resposta espontânea pode, muitas vezes, ser fundamental para capturar a atenção do julgador.

Como disse Robert Kennedy: “Os advogados não são meramente transmissores de regras legais; eles são arquitetos da justiça”.

Neste 11 de agosto nossas homenagens a todos os profissionais da área jurídica que contribuem com seus conhecimentos para a resolução de conflitos e a manutenção da paz social no Brasil com a proteção de Santo Ivo, padroeiro dos advogados.

Nossa profissão é a única profissão privada tratada na Constituição: somos indispensáveis, prestamos serviço público e função social. Orgulho da nossa profissão e da nossa carreira. Quando a gente compreende o verdadeiro papel da advocacia, entende que a sociedade só existe pela advocacia. Parabéns a toda advocacia, aos defensores dos direitos, os aplicadores do Direito e os operadores de Direito.

Símbolos da advocacia e seus significados

bernadetealves.com
Dia da Advocacia: profissão que equilibra as forças da sociedade

Balança

balança é atribuída ao significado de justiça, do comportamento correto segundo as leis e do equilíbrio. Ela representa a nivelação das partes envolvidas em um processo e expressa a equivalência e equação entre o castigo e a culpa.

Martelo

O martelo todo em madeira, utilizado pelo juiz, é um dos mais significativos e conhecidos símbolos da advocacia, do direito e da Justiça. Ele representa o sinal de alerta, respeito e ordem para o silêncio. Apesar de sua fundamental importância, seu significado não é único.

Venda

Para a justiça, a venda é sinal de imparcialidade. De forma mais abrangente, o símbolo representa abandono ao destino e desprezo pelo mundo exterior. Na antiga Grécia, adivinhos e poetas eram representados como cegos pois acreditava-se que a ausência de visão permitia a essas pessoas ver os segredos reservados aos deuses. Fortuna, a deusa da sorte, era representada com os olhos vendados, assim como a deusa da justiça, que toma as decisões sem julgamentos particularmente pessoais.

Espada

Dentro da configuração dos símbolos da advocacia ou para além deles, a espada simboliza poder. Nesse aspecto, a arma expressa tanto o poder de destruição – no caso do direito e da advocacia, se posicionando contra a injustiça e a ignorância – quanto o de construção, por ser uma ferramenta para estabelecer e manter a paz e a justiça.

Quando associada à Themis, deusa grega da justiça, o objeto simboliza a decisão e a separação entre o bem e o mal, protegendo o primeiro e punindo o segundo.

Deusa da Justiça

A estatueta de Themis é representada por uma figura de mulher e traz em seu significado a personificação da justiça. Themis é filha de Urano (o Céu) e de Gaia (a Terra). A deusa da justiça exibe uma espada e uma balança. Enquanto a balança expressa o bom senso e o equilíbrio no julgamento das causas, a espada reflete a força e a potência de suas decisões.

Themis é retratada com venda nos olhos, símbolo da advocacia que traduz a objetividade nas decisões e o tratamento igualitário às partes envolvidas em um processo. Quando a deusa da Justiça é retratada sem a venda, recebe outra carga de significados. A Themis de olhos abertos representa a necessidade de não perder nenhum detalhe para que seu julgamento ocorra de forma justa e ponderada.

Beca

A beca é uma veste talar, que vai do pescoço aos pés, com origem nos trajes sacerdotais da antiga Roma. Geralmente preta, se assemelha a uma capa. É um símbolo da advocacia carregado de simbologia forense e representa o sacerdócio dos defensores do direito e da justiça.

Assim como a toga, a beca representa a tradição e o prestígio da profissão. É um símbolo que alerta ao advogado que a utiliza a lembrança de seu juramento e do compromisso que assumiu com a justiça. É também um símbolo que carrega a tradição da profissão e desperta o respeito solene pelo povo.

Cruxifico

O crucifixo carrega uma simbologia que ultrapassa seu significado religioso. Enquanto parte dos símbolos da advocacia, o crucifixo representa um erro judiciário, cometido há milênios, e serve de alerta ao corpo de jurados. O objeto está ali para lembrá-los de guiar suas decisões e ponderações pela lei, fortalecendo o compromisso com um julgamento genuinamente justo.

A memória que essa cruz carrega é a do julgador político Pôncio Pilatos, que, sem provas ou vislumbres de qualquer culpa do acusado, entregou Jesus, perante o povo de Israel, para ser crucificado. Isso porque não interessava à Roma se envolver com questões que não eram de sua conveniência.

Pena e livros

Os objetos remetem ao exercício de escrever defesas e petições para garantir o direito de uma pessoa ou entidade. E faz alusão ao tempo histórico, em que papel e a pena molhada na tinta eram os principais objetos de trabalho do advogado. Além disso, a combinação dos símbolos representa a consolidação das leis em código e a validade dos vereditos, que eram escritos e registrados com a ajuda da pena e “eternizados” no papel.

Coruja

bernadetealves.com
Minerva/Atena: deusa da sabedoria e da guerra tinha uma coruja como mascote e o fato da ave poder virar a cabeça para ver por praticamente 360º, alcançando tudo ampla e claramente, as corujas tornaram-se o símbolo da justiça.

A ave símbolo da sabedoria e da inteligência era a preferida de Minerva, figura mitológica ligada à justiça. Conhecida pelo nome de Palas Atena, na Roma antiga, Minerva é deusa da sabedoria e da guerra. Agora, toda vez que você ouvir ou usar a expressão “voto de Minerva”, vai saber que ela se refere ao julgamento de Orestes, filho do rei Agaménon e da rainha Clitemnestra.

Ao haver empate na deliberação pela culpa ou absolvição, a deusa decidiu a favor do réu. Por isso, até hoje falamos “voto de Minerva” quando nos referimos ao voto de desempate. Na mitologia romana, a coruja sempre esteve associada à figura de Palas Atena (Minerva) como imagem de sua sagacidade, e acabou se transformando num verdadeiro símbolo da advocacia a partir dessa relação.

O fato de ela enxergar a noite, enxergar nas trevas faz com que ela consiga ver além do que os seres humanos veem. E por isso adquirirem mais sabedoria e justiça que nós!  Exatamente por isso, e pelo fato de poder virar a cabeça para ver por praticamente 360º, alcançando tudo ampla e claramente, as corujas tornaram-se o símbolo da justiça!

Frases inspiradoras

A advocacia não é profissão de covardes.” (Heráclito Fontoura Sobral Pinto)

A profissão de advogado tem, aos nossos olhos, uma dignidade quase sacerdotal.” (Rui Barbosa)

Não é preciso defender ‘bonito’, é preciso defender ‘útil’.” (Evandro Lins e Silva)

Eu não troco a justiça pela soberba. Eu não deixo o direito pela força. Eu não esqueço a fraternidade pela tolerância. Eu não substituo a fé pela superstição, a realidade pelo ídolo.” (Rui Barbosa)

” A injustiça em qualquer lugar é uma ameaça à justiça por toda a parte”. (Martin Luther King)

“Os advogados não são meramente transmissores de regras legais; eles são arquitetos da justiça”.(Robert Kennedy).

O advogado pouco vale nos tempos calmos; o seu grande papel é quando precisa arrostar o poder dos déspotas, apresentando perante os tribunais o caráter supremo dos povos livres”. (Rui Babosa).

” A mais bela função da humanidade é a de administrar Justiça”. (Voltaire)

Fotos: Reprodução