Brasil encerra Grand Prix de Judô de Zagreb com 5 medalhas

O Brasil encerrou Grand Prix de Judô de Zagreb (Croácia) com a conquista de 5 medalhas (3 ouros e dois bronzes), o que lhe valeu a liderança do quadro geral de medalhas da competição, que chegou ao final no domingo, 20 de agosto. E o destaque brasileiro no último dia de disputas foi a brasileira Karol Gimenes (78 quilos), que em seu primeiro evento internacional garantiu o lugar mais alto do pódio.
“Muito feliz com o dia de hoje. Foi minha primeira competição na equipe principal, mas eu consegui dar o meu melhor. Fiquei feliz por conseguir reproduzir o que eu estava treinando. Isso me deixou muito contente. Hoje deu tudo certo”, comemorou Karol.
Além do ouro de Karol, o Brasil garantiu no último dia do evento dois bronzes, com Rafael Macedo (90 quilos) e com Leonardo Gonçalves (100 quilos).

O Brasil estreou na sexta-feira (18) com duas medalhas de ouro no Grand Prix de Judô de Zagreb (Croácia). A primeira a subir ao pódio foi Jéssica Pereira (categoria até 52 quilos) e depois foi a vez de Willian Lima (66 kg).

Willian Lima protagonizou um dos golpes mais bonitos do dia quando estava na semifinal. O brasileiro aplicou um ippon no cipriota Georgios Balarjishvili e avançou à final. Na decisão, enfrentou o uzbeque Sardor Nurillaev, que tem quatro títulos de Grand Prix e cinco em Grand Slams, além de duas vitórias contra o Willian.

Jéssica Pereira, campeã da última seletiva nacional, venceu com um waza-ari a marroquina Soumiya Iraoui na final dos 52 Kg.
O Grand Prix de Zagreb não é apenas uma competição isolada. Distribui até 700 pontos no ranking mundial, pontos esses que são essenciais para a classificação dos Jogos de Paris 2024. O evento reuniu 600 atletas de 80 países. A delegação brasileira contou com 24 judocas (13 mulheres e 11 homens).

Fotos: Jonas Farias/Febaju, Divulgação IJF