Gaby Amarantos vence Grammy Latino 2023 de “Melhor Álbum de Música de Raízes Em Língua Portuguesa”

A cantora paraense Gaby Amarantos, conquistou pela primeira vez o Grammy Latino 2023e trouxe para casa o gramofone dourado em cerimônia realizada na tarde de 16 de novembro, em Sevilha na Espanha.
A premiação, uma das mais importantes do cenário musical, tem categorias específicas para trabalhos em língua portuguesa. Cantores e artistas da América Latina disputam o gramofone a cada ano.

Em seu discurso Gaby agradeceu a periferia, as mulheres pretas e a Amazônia, chamando a atenção para a música de artistas independentes da região. “Sou um artista da floresta Amazônica brasileira. Estou aqui vestida de Samaumeira, uma árvore da Amazônia que tem grandes raízes. Preciso dizer que precisamos cuidar da nossa floresta e uma forma de cuidar é ouvir sua música e conhecer sua cultura”.

Falou da honra em estar ali, agradeceu à família, equipe e ao povo de Belém, e falou sobre sua trajetória artística e o resgate da música regional em TecnoShow, o álbum premiado. “Faço música da periferia negra de Belém do Pará. Sou uma artista independente e estou há 20 anos trabalhando com este ritmo. Esta é minha terceira nomeação e recebo com muita alegria e honra”.


O destaque do Grammy Latino 2023 foi o prêmio póstumo a Marília Mendonça na categoria “Melhor Álbum de Música Sertaneja”, por Decretos Reais, lançado em maio deste ano. A cantora morreu em novembro de 2021, em um acidente aéreo.

A banda de rap e rock Planet Hemp, liderado por Marcelo D2, levou dois gramofones nas categorias: melhor álbum de rock ou de música alternativa em língua portuguesa e melhor interpretação urbana em língua portuguesa.
Brasileiros vencedores do Grammy Latino 2023

Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa
– Xênia França – Em nome da Estrela
Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa
– Planet Hemp – Jardineiros
Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa
-Planet Hemp e Criolo – Distopia
Melhor Álbum de Samba/Pagode
– Martinho da Vila – Negra Ópera
Melhor Álbum de Música Popular Brasileira
– João Donato – Serotonina
Melhor Álbum de Música Sertaneja
– Marília Mendonça – Decretos Reais
Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa
– Gaby Amarantos – Tecnoshow
Melhor Canção em Língua Portuguesa
– Tiago Iorc e Duda Rodrigues – Tudo O que A Fé pode Tocar
Melhor Álbum de Música Cristã em Língua Portuguesa
– Eli Soares – Nós
Fotos: Reprodução/Instagram