Milei envia futura chanceler para entregar carta e convite de posse ao presidente Lula

bernadetealves.com
Milei envia futura chanceler para entregar carta e convite de posse ao presidente Lula

A economista Diana Mondino, uma das principais auxiliares do presidente eleito da Argentina, e futura ministra das Relações Exteriores, desembarcou na tarde deste domingo, 26 de novembro em Brasília, para uma reunião não divulgada previamente com o chanceler brasileiro Mauro Vieira, no Palácio do Itamaraty. Diana publicou nas redes sociais uma foto com o embaixador Vieira.

A missão é para entregar uma carta de Javier Milei e o convite de posse para o presidente Lula. A representante do Liberdade Avança, partido de Javier Milei, foi eleita deputada por Buenos Aires.

bernadetealves.com
Embaixador da Argentina em Brasília, Daniel Scioli, chanceler brasileiro, Mauro Vieira, futura chanceler argentina, Dina Mondino, e embaixador do Brasil em Buenos Aires, Julio Bitelli

Em Carta ao presidente Lula Milei diz que deseja “construção de laços ente Brasil e Argentina”

Estimado presidente, te faço chegar a presente mensagem, portador de meus cordiais cumprimentos, para transmitir o convite que me acompanhe, no próximo dia 10 de dezembro, nos atos que aqui terão lugar por motivo de minha ascensão ao mandato presidencial”, diz um trecho da carta.

“Sei que o senhor conhece e valoriza cabalmente o que significa esse momento de transição para a memória histórica da Argentina, seu povo, e naturalmente, para mim e minha equipe”, continua o documento.

Ao final, o presidente eleito da Argentina deseja que seu tempo em comum com Lula como presidentes “seja frutífero e de construção de laços”, diz que espera encontrar o presidente brasileiro “em breve” e que envia seus cumprimentos “com estima e respeito”.

bernadetealves.com
Diana Mondino, futura chanceler do presidente eleito Milei vem a Brasília entregar carta e convite da posse para o presidente Lula

O Chanceler brasileiro Mauro Vieira conversou com jornalistas horas após se reunir, no Palácio do Itamaraty, em Brasília, com a futura chanceler argentina, Diana Mondino, e com os embaixadores do Brasil na Argentina, Julio Bitelli, e da Argentina no Brasil, Daniel Scioli.

“Não tenho dúvidas de que a nossa relação, que é tão importante, continuará a ser importante. A ministra Mondino deu aqui testemunhos, demonstrações que a Argentina quer continuar a manter um diálogo de alto nível com o Brasil”, disse Vieira.

bernadetealves.com
Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e a futura chanceler argentina, Diana Mondino

“A conversa foi excelente. Creio que a principal mensagem é que somos ‘países-irmãos’ e que vamos seguir sendo. Temos que trabalhar muito juntos para podermos fazer crescer os dois países”, declarou o ministro Mauro Vieira.

“Creio que a principal mensagem é que somos países irmãos e que vamos continuar sendo. Precisamos trabalhar muito juntos para fazer crescer nossos países”, afirmou Diana Mondino.

O chanceler brasileiro informou que ainda conversará com Lula sobre o convite para estar na posse de Milei, no dia 10 de dezembro.

“O que foi dito durante a campanha é uma coisa, o que acontece durante o governo é outra. Eu não sei, como eu disse, se o presidente [Lula] poderá ir ou não. Ele estará chegando de uma longa visita do exterior e terá a cúpula do Mercosul no Brasil. Eu não tenho resposta, não posso responder”, afirmou o chanceler.

Fotos: Palácio Itamaraty/Divulgação