Brasil lança desafio para valorizar a cultura nacional e saberes locais na Fitur

bernadetealves.com
Brasil lança desafio para valorizar a cultura nacional e saberes locais na Fitur, em Madri

A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo lançou, durante a Feira Internacional de Turismo (FITUR), em Madri, na Espanha, no dia 24, projeto para valorizar a cultura e os saberes brasileiros, proporcionar experiências gastronômicas autênticas e atrair mais turistas estrangeiros.

O intuito é posicionar o Brasil como um destino internacional de referência em turismo gastronômico; apoiar o trabalho de pesquisadores, chefs, produtores e artesãos ligados à gastronomia e valorizar a cultura nacional tendo em vista o valor dos saberes gastronômicos na experiência dos turistas estrangeiros.

O projeto é fruto da parceria entre o laboratório de inovação da Embratur, o EmbraturLAB, e a Organização Mundial de Turismo (OMT). A Embratur e a OMT trabalham juntos também para criar indicadores que ajudem o Brasil a acompanhar o desenvolvimento dos destinos turísticos.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, lembrou que a parceria com a OMT também inclui a criação de um escritório da organização no Rio de Janeiro. Ele ressaltou a importância de associar gastronomia e inovação tecnológica para promover o Brasil no mundo. “Gastronomia é identidade. Ela representa a diversidade da cultura brasileira. Cada região, cada estado tem sua culinária, o que é um ativo central para atrair mais turistas”.

“Recentemente, visitamos o Quilombo Kaonge, na cidade de Cachoeira, no Recôncavo baiano. Lá a gastronomia é uma das principais experiências para conhecer a história do quilombo e do povo negro na Bahia. Sem falar que é um turismo de base comunitária exemplar em sustentabilidade e valorização da memória afrobrasileira”, disse Marcelo Freixo.

bernadetealves.com
Brasil lança Desafio de Turismo Gastronômico na Fitur em Madrid, na Espanha

“O desafio é uma parceria com a Embratur e estamos muito felizes com esse lançamento conectando gastronomia e inovação”, declarou Peter Janech, coordenador de Inovação, Educação e Investimentos da OMT.

Segundo a Embratur, o mapeamento e a promoção de rotas e produtos brasileiros deve fortalecer comunidades e promover desenvolvimento sociocultural e econômico nos municípios, projetando-os no exterior e ajudando a atrair mais turistas internacionais ao país.

1º Desafio de Turismo Gastronômico EmbraturLAB visa identificar negócios inovadores para mapear e impulsionar rotas gastronômicas no Brasil e outros produtos ligados ao turismo. Estão na mira startups que apresentem soluções que proporcionem “experiências gastronômicas autênticas”.

bernadetealves.com
Marcelo Freixo, presidente da Embratur, durante lançamento do desafio para valorizar a cultura nacional e saberes brasileiros, em Madri

O concurso que busca mapear e impulsionar rotas e produtos turísticos gastronômicos brasileiros está com inscrições abertas até o dia 1º de março. A primeira etapa do projeto, de pré-seleção das startups habilitadas, acontecerá entre o dia 1º e o dia 5 de março com a publicação das selecionadas para o Pitch Day no dia 6. 

Na sequência, a Embratur abrirá um período de quatro dias para recursos, do dia 6 ao 10, com as respostas aos recursos nos dias 11 e 12 de março. O Pitch Day acontecerá no dia 13 do mesmo mês e a publicação dos vencedores do desafio será no dia 20, por e-mail e pelo site oficial do desafio.

Fotos: Renato Vaz/Embratur