Ayrton Senna do Brasil: 64 anos do gênio das pistas de legado eterno

bernadetealves.com
21 de março de 1960 nascia uma lenda: Ayrton Senna da Silva, o gênio das pistas e a estrela nos corações dos brasileiros.

Em 21 de março de 1960 nascia uma lenda: Ayrton Senna da Silva, um dos maiores ídolos da história do esporte brasileiro. Celebramos neste dia a história do maior brasileiro nas pistas, o ídolo que com determinação e habilidade, superava qualquer desafio. E o mais importante, sem nunca perder a humanidade. Senna era o gênio das pistas e a estrela nos corações dos brasileiros.

O nosso brasileiro não só conquistou vitórias, mas também conquistou fãs pelo mundo afora por sua humildade dentro e fora das pistas. Senna carregou o automobilismo brasileiro até os palcos da Fórmula 1.

É impossível falar de Formula 1 sem lembrar de Ayrton Senna, nosso herói e Tricampeão mundial de Fórmula 1, e eleito um dos maiores brasileiros de todos os tempos que tinha coração corintiano. A lenda do esporte que marcou para sempre seu nome na história da Fórmula 1 como um dos melhores pilotos de todos os tempos. Um gênio das pistas.

bernadetealves.com
Ayrton Senna do Brasil: 64 anos do gênio das pistas de legado eterno

O piloto conquistou três vezes o título da Fórmula 1 (1988, 1990 e 1991) e suas marcas e números são lembrados até hoje. Ayrton Senna da Silva morreu em 1º de maio de 1994, aos 34 anos, após sofrer um acidente no Grande Prêmio de San Marino, em Ímola, na Itália. Ele bateu na curva chamada Tamburello. Ayrton ainda foi levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos.

Neste 21 de março o tricampeão mundial de Fórmula 1 ganhou muitas homenagens. Senna é uma das maiores inspirações para o britânico Hamilton Lewis e o piloto escreveu uma mensagem especial de parabéns para o ídolo: “Parabéns Ayrton. My hero, always.”

Seu legado é eterno. Os fãs poderão acompanhar a trajetória do herói na biografia autorizada: ‘Ayrton: o herói revelado’

Vinte anos após sua primeira publicação, a obra ganha quase 100 novos trechos inéditos, onde são revelados relações amorosas do piloto; bastidores das temporadas em que ele dividiu a McLaren com o grande rival Alain Prost, a crise interna que precedeu o acidente polêmico na decisão do campeonato de 1990; as façanhas em Donington Park e no circuito de Mônaco, e o terremoto provocado na família Senna por Adriane Galisteu

A obra também contempla uma contextualização da trajetória esportiva do piloto em comparação com os campeões que o sucederam, como Michael SchumacherFernando AlonsoSebastian VettelLewis Hamilton e Max Verstappen

A biografia também conta com um relato do heptacampeão mundial de Fórmula 1, Lewis Hamilton. Quando Senna morreu, durante o GP de San Marino, em 1994, o britânico era um jovem piloto de kart de apenas dez anos. Fã de Ayrton, ele soube da morte do brasileiro através de seu pai. 

“Eu me lembro como se fosse ontem. Meu pai me disse que Ayrton tinha morrido. Fui para um muro que ficava junto à linha férrea. Não queria que meu pai me visse chorando. Foi uma coisa muito forte. E eu era ainda criança”, relembra Lewis.

bernadetealves.com
Ayrton Senna do Brasil: 64 anos do gênio das pistas de legado eterno

Em ‘Ayrton: o herói revelado’, o jornalista esportivo Ernesto Rodrigues preserva e projeta a memória do piloto e dá uma nova dimensão à vida de Ayrton dentro e fora das pistas e aos acontecimentos que o consagraram um herói brasileiro. As palavras do biógrafo e dos mais de duzentos entrevistados vão além de depoimentos. Funcionam como acalento aos corações que ficaram órfãos do talento e carisma de Senna.  

Fotos: Reprodução