SLU resgata e dá dignidade a cães abandonados em lugares onde o caminhão de coleta passa

bernadetealves.com
SLU resgata e dá dignidade a cães abandonados através do programa Cata-Pata

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) vai muito além da limpeza nas cidades e do manejo dos resíduos sólidos gerados pelos brasilienses. A responsabilidade ambiental fez com que a autarquia retomasse o Cata-Pata, iniciativa dedicada ao resgate e à adoção responsável de cães abandonados em pontos por onde os caminhões de coleta passam.

O Cata-Pata é um programa que ajuda a assegurar qualidade de vida a animais domésticos abandonados e é fruto de uma parceria entre o SLU, a empresa Valor Ambiental e a Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal do DF (Sema).

A reinauguração do programa foi na sexta-feira, 7 de junho, no Distrito de Limpeza da L4 Sul, no Plano Piloto, e contou com a participação de Silvio Vieira, presidente do SLU, da vice-governadora Celina Leão, do secretário do Meio Ambiente e Proteção Animal, Gutemberg Gomes e do presidente do Instituto Brasília Ambiental, Rôney Nemer.

bernadetealves.com
SLU resgata e dá dignidade a cães abandonados em lugares onde o caminhão de coleta passa

“Não podemos deixar esses animais na situação em que são encontrados”, pontuou o diretor-presidente do SLU, Silvio Vieira. “A gente resgata e, com apoio da Valor Ambiental e Sema, nós os castramos e os vermifugamos para que eles estejam prontos para serem adotados definitivamente. Mas não é qualquer pessoa que pode adotar, tem que estar ciente das regras e das responsabilidades de se ter um cãozinho em casa.”

bernadetealves.com
Silvio Vieira, diretor-presidente do SLU durante apresentação do Cata-Pata: programa que dá dignidade a cães abandonados

“Quando as equipes vão fazer a limpeza na nossa cidade, elas encontram esses animais abandonados e, muitas das vezes, em situações precárias”, afirmou a vice-governadora Celina Leão. “O programa vem justamente para acolher e prestar todo o cuidado. Agora, a gente pede o apoio da população para que faça a sua parte, adote e dê um lar para esses animais“.

bernadetealves.com
Celina Leão, vice-governadora do DF, durante reinauguração do Cata-Pata: programa do SLU que dá dignidade a animais abandonados

Gutemberg Gomes, presidente da Sema, lembrou que esta é mais uma iniciativa a contemplar a vasta programação da Semana do Meio Ambiente. “Maltratar os animais é crime, e o abandono está previsto no Código Penal”, advertiu. “A ideia é procurar os responsáveis por deixar esses animais, para que respondam criminalmente pelos seus atos e os animais encontrem tutores responsáveis”.

bernadetealves.com
SLU resgata e dá dignidade a cães abandonados em lugares onde o caminhão de coleta passa

“Nós temos políticas públicas para animais domésticos e silvestres, mas ainda não temos muitas ações para aqueles abandonados. Então, essa atitude é muito importante, porque mostra o carinho e respeito que devemos ter com esses animais”, declarou Rôney Nemer, presidente do Instituto Brasília Ambiental.

bernadetealves.com
SLU reinaugura Cata-Pata: iniciativa dedicada a dar dignidade a cães abandonados

Os animais resgatados ficam em uma instalação acolhedora na L4 Sul onde são cuidados e preparação para uma nova vida em um lar amoroso. 

bernadetealves.com
SLU resgata e dá dignidade a cães abandonados através do programa Cata-Pata

“Esse lugar onde eles ficam já existia, mas não tinha função”, contou André da Costa Ramos, um dos administradores da Valor Ambiental. “Então, aproveitamos o espaço para transformar em um canil até que ganhem um lar definitivo. A ideia é que todo esse paisagismo feito seja transmitido para o restante da empresa.”

bernadetealves.com
SLU reinaugura Cata-Pata: iniciativa dedicada à adoção responsável de cães abandonados
bernadetealves.com
Celina Leão participa da reinauguração do Cata-Pata: programa do SLU que assegura qualidade de vida a animais abandonados

Fotos: Lúcio Bernardo Jr. / Agência Brasília