“A Trilha do Jaguar: Na Alvorada de Brasília” foi destaque na Bienal do Livro

A Trilha do Jaguar - Na Alvorada de Brasília
Escritora Mercedes Urquiza

A pioneira de Brasília, Mercedes Urquiza, apresentou na 4ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura, no estande da Banca da Conceição, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, a sua autobiografia “A Trilha do Jaguar: Na Alvorada de Brasília”, no dia 25 deste mês.

Livro A Trilha do Jaguar
Ministro da Justiça Torquato Jardim com a escritora Mercedes Urquiza

O livro, da editora Senac, foi lançado em abril deste ano no Salão Negro do Ministério da Justiça, com a presença do ministro Torquato Jardim e de inúmeras personalidades. Nele a escritora relata a história de Brasília pelo olhar de quem participou da construção da capital da República, desde 1957, quando deixou a Argentina com o então marido, Hugo Maschwitz.

Gabriela e Mercedes Berlin
As empresárias Gabriela e Mercedes Berlin, filhas da escritora Mercedes Urquiza

A obra dispõe de diversas fotografias da construção da cidade extraídas da coleção particular da exímia escritora. Os registros estão distribuídos nos 30 capítulos que compõem as 250 páginas do livro. A Trilha do Jaguar traz um misto de biografia, romance, aventura e arte fotográfica.

Mercedes Urquiza
Dodoia Resende, Iara Castro e Mercedes Urquiza Foto: Filipe Cardoso

Os relatos feitos por quem viveu os bastidores da construção de Brasília continuam despertando interesse da sociedade. Na sexta-feira a escritora Mercedes Urquiza  participou de uma tarde musical e literária a convite da diretora social do Clube Internacional de Brasília, Dodoia Resende, no Lago Sul.

Lançamento do Livro A Trilha do Jaguar
Cantor Cassiano Barbosa

Na ocasião a pioneira de Brasília e também integrante do clube internacional autografou o seu livro ao som do premiado cantor Cassiano Barbosa e do violinista Jaime Ernest Dias. Todos queriam conhecer os heróis anônimos que construíram Brasília.

Mercedes Urquiza
 Mercedes Urquiza com a colunista Claudia Meireles, do Metrópoles Foto: Filipe Cardoso

Livro Mercedes Urquiza

Em setembro, a obra de Mercedes Urquiza será lançada na Feira do Livro de Gotemburgo, a maior feira literária da Europa.

Livro A Trilha do Jaguar de Mercedes Urquiza
Marlene de Souza, Ceres Flores e Anete Braga

Mercedes Urquiza fundou em Brasília a primeira agência de viagens no Hotel Nacional, em 1962. “Vim incentivada pelo sonho visionário de JK e participei de todas as atividades pioneiras com os recém-chegados desbravadores de todo o país”, diz Mercedes.

Livro A Trilha do Jaguar de Mercedes Urquiza
Rita Márcia Machado e Wanzenir Edler