Brasil realiza a “Festa da Criança” desde 1924
O Dia das Crianças desperta nos adultos sentimentos de nostalgia e aproxima mais os pais dos filhos que devido a uma vida tão corrida aproveitam a data para estar mais perto dos filhos e compensar suas ausências com presentes.
O bem-estar das crianças precisa estar acima de qualquer presente. Não basta dedicar um dia só para as crianças é preciso despertar na opinião pública a consciência da necessidade de proteção desde à maternidade, à infância e à adolescência. Brincar com outras crianças tem papel importante na socialização, no desenvolvimento do respeito por si e pelo outro.

É através das brincadeiras que as crianças aprendem a partilhar, a cooperar e a se relacionar e ampliar os conhecimentos sobre si, sobre o mundo e sobre tudo que as rodeia.Tudo o que uma criança precisa para brincar é sua vontade e imaginação. Quando estão juntas, então, as crianças são capazes de criar muito mais com muito pouco.
O brincar não pode ficar relegado para o segundo plano. Mesmo diante do fato de que as crianças têm cada vez menos tempo para se divertir, em prol de atividades extracurriculares e deveres escolares. Brincar é importante para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança.
Neste 12 de Outubro é preciso despertar a criança que existe em cada um de nós. Mas quando afinal surgiu a ideia de festejar as crianças no Brasil?
Dedicar um dia para os pequeninos brotou da semente lançada em 12 de outubro de 1923, durante encontro internacional de estudiosos, no Rio de Janeiro, então capital federal. O Congresso Sul-Americano da Criança, discutiu as questões educacionais, alimentares e de desenvolvimento e chamou a atenção de todos para a proteção da vida e da saúde dos pequeninos.
Em função da comoção em torno do tema o recém-eleito deputado federal Galdino do Valle Filho (1879-1961) propôs em 1924 uma lei instituindo o Dia das Crianças no Brasil. O então presidente da República Arthur Bernardes (1875-1955) sancionou o Decreto 4.867 em 5 de novembro de 1924 “Artigo único. Fica instituído o dia 12 de outubro para ter lugar, em todo o território nacional, a festa da criança, revogadas as disposições em contrário”, diz o texto.E, assim, foi criado o Dia das Crianças.
A data tem um peso significativo para os lojistas e representa um termômetro de como vai ser as vendas de final de ano. Se as vendas de brinquedos forem boas é sinal de comércio aquecido.
A ONU instituiu o 20 de novembro como o Dia Mundial da Criança em referência a aprovação da Declaração Universal dos Direitos da Criança em 20 de novembro de 1959. Finlândia, França, Trinidad e Tobago, Reino Unido e Canadá estão entre os países que levam em conta a data da ONU.
A Austrália instituiu como Dia da Criança a última quarta-feira de outubro. Na Argentina, é o segundo domingo de agosto. Na África do Sul, o primeiro sábado de novembro. Países da África Central – Congo, Chade, Camarões e outros – comemoram a data junto ao Natal, 25 de dezembro. O Japão comemora o Dia das Meninas em 3 de Março e o Dia dos Meninos em 5 de Maio. Na Hungria, é o último domingo de maio. Fotos: Shutterstock e Bernadete Alves