Francisco Maia vai comandar Fecomércio-DF até 2022

Francisco Maia presidente da Fecomércio - bernadetealves.com

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal, fundada pelos empresários Newton Rossi e Miguel Setembrino, elegeu por unanimidade, Francisco Maia, como novo presidente para mandato até junho de 2022. Maia era o primeiro vice-presidente e respondia interinamente pela entidade desde a renúncia  de Adelmir Santana no dia 7 de janeiro deste ano.

Francisco Maia presidente da Fecomércio - bernadetealves.com
Empresário Francisco Maia, eleito presidente da Fecomércio-DF

A Fecomércio-DF é considerada a principal entidade representativa dos setores de comércio, serviços e turismo em Brasília. É formada hoje por 26 sindicatos filiados e dois associados, que juntos representam mais de 90 mil empresas e respondem por 93% do PIB privado brasiliense.

Francisco Maia presidente Fecomércio-DF - bernadetealves.com
Francisco Maia toma posse como presidente Fecomércio-DF

O empresário Francisco Maia assume o cargo com o objetivo de fortalecer os sindicatos da Fecomércio-DF, que hoje representam os principais setores econômicos de Brasília, promover uma integração com a Confederação Nacional do Comércio (CNC) e avançar na representatividade da instituição perante os Poderes constituídos e a sociedade brasiliense.

Maia terá como parceiros de trabalho, os empresários, Edson de Castro, na primeira vice-presidência,  Antônio Tadeu Peron, na segunda  e Alexandre Augusto Bitencourt, na terceira vice-presidência.  O empresário Álvaro Silveira Júnior passa a ocupar a lista dos dez vice-presidentes gerais e Cristiane Carvalho Mendes se torna uma das diretoras adjuntas.

A nova diretoria tem como missão a renovação, modernização e a busca da autossustentabilidade financeira, além de uma gestão profissional do Sesc e do Senac no DF. A meta é encontrar novos modelos de atuação e de fonte de recursos para os sindicatos.

Francisco Maia presidente Fecomércio-DF - bernadetealves.com
Francisco Maia presidente Fecomércio-DF com sua diretoria

O empresário Francisco Maia chegou em Brasília em 1963, aos 13 anos de idade e se formou em jornalismo pela Universidade de Brasília. Trabalhou no Correio Braziliense, Jornal de Brasília, Rádio Nacional e Diário de Brasília, até virar empresário e montar seu próprio negócio na área de comunicação social. Foi pioneiro como produtor de vídeos e teve papel importante na consolidação política de Brasília e desenvolvimento econômico do Distrito Federal.

Este slideshow necessita de JavaScript.

“Ser eleito presidente da Fecomércio-DF significa muito mais do que a realização de um objetivo pessoal. Significa a oportunidade de representar os setores econômicos que transformaram a minha vida. Sempre atuei nas áreas de comércio, serviços e turismo e é uma honra poder retribuir com essa base. Também é fruto de muito orgulho ter a chance de colaborar com o desenvolvimento e a defesa de Brasília, uma cidade verdadeiramente monumental, que tão bem recebe a todos nós”, declarou Francisco Maia.

Francisco Maia presidente Fecomércio-DF - bernadetealves.com
Francisco Maia, assume a presidência da Fecomércio-DF

 “Quero agradecer primeiro a Deus por me dar força, energia e confiança para enfrentar esses dias difíceis. Quero agradecer a minha família, que me ajudou muito. Aos senhores diretores e quero também fazer um agradecimento a três pessoas que foram fundamentais nessa decisão de continuar nessa luta: o presidente da CNC, José Roberto Tadros, o primeiro vice-presidente Francisco Valdeci de Sousa Cavalcante, e o  vice-presidente administrativo Luiz Gastão Bittencourt”, disse o novo presidente.

Francisco Maia presidente Fecomércio-DF - bernadetealves.com
Francisco Maia, presidente da Fecomércio com José Roberto Trados, presidente da CNC

A escolha de Francisco Maia para presidir tão importante federação foi elogiada por presidentes de sindicatos e por gestores públicos. Maia colabora com a Fecomércio há 21 anos e é conhecido pela competência, cordialidade, dedicação e respeito a atividade comercial.

Marco Túlio Chaparro, presidente do Sindicato das Empresas de Serviços de Informática do Distrito Federal Sindesei-DF, parabenizou a nova gestão e disse que a união dos sindicatos fortalece e aquece a economia. Vejo com bons olhos essa parceria com a CNC que está sendo formada. Brasília precisa dessa casa unida trabalhando em conjunto”.

Edson de Castro, presidente do Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal, disse que a escolha de Francisco Maia, por unanimidade, mostra harmonia e respeito pela Fecomércio. “Prezo pela entidade e estou à disposição de todos no Sindivarejista para tentar fazer da entidade a melhor Federação do Brasil. Desejo sucesso para o presidente eleito. Esse processo eleitoral serviu para nos unir ainda mais”.

O presidente do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais do Distrito Federal, Ovídio Maia, disse que a nova diretoria foi escolhida de forma democrática e respeitosa. “A Fecomércio vai ser unificada, a soma é a força, saímos muitos mais fortes do que entramos. Vejo equilíbrio e a sensatez com respeito ao próximo. Faremos dessa Federação a melhor do Brasil, com certeza chegaremos lá”, disse o presidente do Secovi-DF.