Dia Internacional do Yoga é celebrado com aula pública no Museu da República

Dia Internacional do Yoga - Brasília - Bernadete Alves
Dia Internacional do Yoga é celebrado em Brasília na área externa do Museu Nacional da República, na Esplanada dos Ministérios

Brasília festejou o Dia Internacional do Yoga com um aulão gratuito no pátio do Museu da República, com cerca de 500 pessoas adeptas a exercitar a mente e o corpo, nesta sexta-feira  21 de junho, por iniciativa da Embaixada da Índia e com o apoio do GDF. No Brasil, a data também foi celebrada em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre e simultaneamente em mais de 200 países.

Com origem há mais de dois mil anos, na Índia, o yoga surgiu como uma filosofia de vida. Contribui para o bem-estar pois acalma a mente e fortalece o corpo físico, emocional e espiritual. A prática aplica força, flexibilidade e respiração com o objetivo de aumentar o bem-estar físico e mental, e está relacionada a um risco menor de obesidade, pressão alta e colesterol elevado.O alívio do estresse pode ser percebido nas primeiras aulas, com exercícios de respiração e meditação.

Dia Internacional do Yoga - Brasília - Bernadete Alves

O encarregado de Negócios da Embaixada da Índia, em Brasília, A. Koventhan, lembrou que o Dia Internacional do Yoga foi criado pela Assembleia da ONU em 2014, quando uma proposta feita pelo primeiro-ministro da India, Narendra Damodardas Modi, foi aprovada.

Koventhan disse que “é motivo de orgulho para a Índia”, berço do yoga, que essa arte milenar seja hoje praticada e seguida em mais de 200 países. Ele disse que o Yoga já é o maior movimento de massa do país que atua em favor da saúde pública e que foi o monge hindu Swami Vivekananda o responsável pela popularização do yoga no Ocidente.

Dia Internacional do Yoga - Brasília - Bernadete Alves
Dia Internacional do Yoga é comemorado em Brasília com aulão público

O Yoga oferece inúmeras recompensas, melhora nossa saúde, auxilia nosso desempenho no local de trabalho e nos assegura paz de espírito”, declarou o diplomata indiano.

A secretaria de Turismo, Vanessa Mendonça, representou o governador Ibaneis Rocha durante o evento que foi uma demonstração de união da capital com a cultura indiana “Vamos fazer com que Brasília se torne a capital do Yoga no Brasil”, disse a titular da pasta. “Tenho certeza que veremos nas próximas edições dessa comemoração a Esplanada repleta de praticantes dessa atividade que tem como verdadeiro sentido promover a união. O Yoga transforma as pessoas e o mundo.”

Dia Internacional do Yoga - Brasília - Bernadete Alves

Além de ser uma possibilidade de atividade para todas as idades, a prática pode acontecer em todos os lugares e a qualquer horário do dia. Crianças, jovens, adultos, idosos e até gestantes podem praticar yoga, caso não haja nenhum problema de saúde impeditivo.

Dia Internacional do Yoga - Brasília - Bernadete Alves