Fieis louvam São Pedro o fundador da Igreja

Neste dia 29 de junho, é o dia de São Pedro, o santo que abre nossos caminhos na vida, na Terra e no paraíso. Ele é comemorado desde os primeiros séculos da formação da Europa Cristã. Essa celebração é mais antiga que o próprio Natal. Seu nome anterior era Simão, o pescador. Ele teve o nome mudado por Jesus Cristo ao receber a incumbência de fundar a Igreja e reunir os fiéis depois de sua morte.

“Tu és Pedro e sobre esta pedra edificareis minha igreja” foi o recado de Jesus. Cristo chamou o apóstolo de “pescador dos homens”, e a ele passou a responsabilidade de criar a comunidade cristã. Por esse motivo, São Pedro tornou-se um Santo dos mais exaltados pela Igreja Católica. Dedicou o final de sua vida a evangelizar o mundo romano, que foi o povo que levou a mensagem de Cristo à posteridade.

O apóstolo tornou-se o primeiro Papa, o supremo chefe da Igreja Católica e morreu em 29 de Junho. Depois de sua morte, São Pedro, segundo os católicos, foi nomeado chaveiro do céu. Assim, para entrar no paraíso, é necessário que o santo abra as portas do Céu.São Pedro é o santo que mais trabalha no Paraíso, já que é quem tem as chaves dos portões do Céu e verifica quem pode entrar lá.

O Papa Francisco, sucessor de Pedro e Vigário de Cristo, celebrou hoje na Basílica de São Pedro, os santos São Pedro e São Paulo, modelos vivos de fidelidade e missão para a Igreja atual.
Após celebrar a missa na qual foram entregues o pálio episcopal aos novos arcebispos vindo de diversos países, incluindo o Brasil, o Papa Francisco rezou o ângelus com os fiéis e destacou o exemplo de unidade deixado pelos apóstolos São Pedro e São Paulo, que apesar de suas diferenças, fizeram de Jesus o Senhor de suas vidas e derramaram seu sangue por Ele.
“Pedro teve toda sua dimensão humana, sua fragilidade, limitações, perturbações, inquietações, as dúvidas, os medos, mas Jesus sempre confiou nele. Porque via nele um grande caráter, uma grande figura humana capaz de liderar. É aquele que anuncia o Evangelho e sacramenta a instituição Igreja”.

A Basílica de São Pedro, no Estado do Vaticano é o maior e mais importante edifício religioso do catolicismo e um dos locais cristãos mais visitados do mundo. Cobre uma área de 23 000 m² ou 2,3 hectares e pode albergar mais de 60 mil devotos.
A oração de São Pedro é uma das formas de reverenciar esse poderoso santo, fundador da Igreja. Sua história é muito inspiradora, e seus devotos reivindicam a ele muitas graças alcançadas.
Oração de São Pedro
Pela manhã, quando se levantar, antes de pôr o pé no chão e em jejum, faça esta oração para São Pedro, o apóstolo de Nosso Senhor Jesus Cristo:
“Glorioso apóstolo São Pedro, com suas 7 chaves de ferro abra as portas dos meus caminhos, que se fecharam diante de mim, atrás de mim, a minha direita e a minha esquerda. Abra para mim os caminhos da felicidade, os caminhos financeiros, os caminhos profissionais, com as suas 7 chaves de ferro e me dê a graça de poder viver sem os obstáculos. Glorioso São Pedro, tu que sabes de todos os segredos do céu e da terra, ouve a minha oração e atende a prece que vos dirijo. Que assim seja. Amém.”
Após fazer esta oração reze um Pai Nosso e uma Ave Maria. Repita por sete dias, iniciando sempre numa segunda-feira.