Senado homenageia professores com Sessão Solene

O Senado Federal foi palco da homenagem aos professores no dia 25 deste mês, durante Sessão Especial, por iniciativa do Senador Izalci Lucas, PSDB-DF. O parlamentar aproveitou a ocasião para destacar a importância dos professores no desenvolvimento da sociedade e entregar Certificados de Honra ao Mérito pelos relevantes serviços prestados à educação em nossa cidade e em nosso País.
Fizeram parte da Mesa, João Pedro Ferraz dos Passos, Secretário de Estado de Educação do Distrito Federal, Ademar Batista Pereira, Presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares, Francisco Moreira da Cruz Filho, Vice-Presidente do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos Particulares de Ensino Superior do Distrito Federal, Natanry Osório, professora pioneira de Brasília, Patrícia Albuquerque de Lima, Diretora-Geral do Instituto Federal de Brasília e Ana Cristina Silva, professora aposentada da Secretaria de Estado de Educação.


O Hino Nacional do Brasil foi executado pela Banda Acorde do Centro de Ensino Especial de Taguatinga e a professora Nyedja Gennari , deu um show ao contar a história do professor, emocionando a todos os presentes no Plenário do Senado Federal.



O senador Izalci Lucas disse que nenhuma profissão do mundo é mais amorosa do que a do professor. Falou da necessidade de se investir em salários e condições dignas. “Nenhuma profissão do mundo é mais importante do que a do professor. Todos nós, hoje profissionais de várias áreas, só chegamos até aqui porque tivemos professores. Os grandes transformadores da sociedade são vocês, professores; nós, professores. Por isso falei principalmente que o amor também precisa de investimento, exige dignidade e respeito”.

O senador lembrou da sua infância e juventude nas escolas de Araújos, Minas Gerais; Itaúna e, depois, Brasília, a nova Capital. “Em todas elas eu tive educação primorosa em todos os aspectos, mas gostaria de destacar que isso só foi possível porque os professores eram mestres, respeitados pela comunidade, pelos governos e, sobretudo, pelos alunos”.

“Esta sessão solene que hoje tenho a honra de presidir é a mais importante data que esta Casa comemora, porque nela reside todo o nosso passado, o presente e o nosso futuro. Somos aprendizes, alguns se tornaram mestres, outros, como eu, ainda aprendem todos os dias”.
Izalci lembrou que os países que investiram em educação e, sobretudo, na valorização do professor, todos eles prosperaram, evoluíram e foram capazes de formar gerações ricas em saber. “O economista britânico, Arthur Lewis, ganhador do Prêmio Nobel, alertou em sua grande sabedoria que “a educação nunca foi despesa, sempre foi investimento com retorno garantido”.

O senador disse que a frase de Lewis, embora dita em meados do século passado, é muito atual e vale como alerta ao Brasil, que não priorizou os seus professores, nem investiu na educação de suas crianças e jovens e, hoje, colhe os frutos amargos que plantou.“Diferentemente do Brasil, os países que colocaram a educação como prioridade hoje estão colhendo os frutos do desenvolvimento e do bem-estar de sua população”.
“Já fui professor, ensinei práticas comerciais, contabilidade e matemática financeira no ensino médio e, também, no ensino fundamental e em faculdades. Conheço a sala de aula e a vida dos seus professores de tempo integral. Esta experiência me ajuda a compreender melhor as dificuldades que vivem os integrantes desta, que, para mim, é a mais sagrada das profissões”.

“Quero aproveitar este para advogar a causa desses abnegados que, em sala de aula, a cada dia, tentam iluminar mentes e forjar cidadãos. Sem eles, aliás, não se forma nada, nem médicos, nem engenheiros, nem advogados, nem nações. É preciso dar aos professores as melhores condições de trabalho, salários dignos e formação continuada, se é que queremos construir alguma coisa, se é que queremos que o Brasil se transforme numa Nação digna, na qual todos possam viver bem e em paz!”
O senador Izalci Lucas disse que há uma inversão de valores no país quando se tem um Estado que não respeita os educadores, o que acaba refletindo na formação das crianças e adolescentes e no desempenho do Brasil no ranking de aprendizado mundial, realizado a cada três anos, pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa). Mais uma vez, salientou, o Brasil ficou entre os últimos colocados. “Os países que investiram em educação e, sobretudo, na valorização do professor, todos eles prosperaram, evoluíram e foram capazes de formar gerações ricas em saber”, disse Izalci.


Como demonstração do seu respeito aos professores, o senador Izalci Lucas homenageou com Certificado de Honra ao Mérito pelos relevantes serviços prestados à educação em nossa cidade e em nosso País: Natanry Osório, pioneira e primeira professora de alfabetização do Distrito Federal, Amábile Pacios, Vice-Presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep), Ana Cristina Silva, representante dos professores aposentados de Brasília, Karla Daniela Ferreira, professora do Instituto Grupedh, as professoras Edilene Vieira de Sales Carriel e Tatiana Pinheiro de Faria, que representam a Banca Acorde, do Centro de Ensino Especial de Taguatinga, Prof. e Vice-Diretor Hélder Ferreira Gonçalves recebeu a homenagem.




O Secretário de Educação do Distrito Federal, professor João Pedro Ferraz dos Passos, agradeceu o senador Izalci e disse estar honradíssimo em fazer parte da Mesa na homenagem aos professores.“Quero dizer a todos que eu tive a minha carreira, a minha vida na escola pública, indo do começo ao fim, do primário à graduação superior. Jamais entrei numa escola particular. E devo o que tenho, o que fui, o que sou à escola pública. E, quando digo à escola pública, eu digo aos professores”, declarou o Secretário de Educação.

João Pedro Ferraz disse que é preciso ter responsabilidade e buscar identificar os erros para garantir o futuro daqueles que hoje são alunos, mas que em pouco tempo estarão no Parlamento, à frente das secretarias de educação ou nas diretorias das escolas. “Eu me sinto um pouco frustrado. Eu acho que a nossa geração falhou. Se nós não andamos bem, é porque não fizemos corretamente. (…) nós precisamos saber onde erramos para retomar. E erramos. Porque senão a educação e os professores não estariam hoje com todas essas reclamações”, afirmou o secretário de Educação do DF.

Representando os professores aposentados da educação especial, Ana Cristina Silva destacou dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) segundo os quais o Brasil está no último lugar no ranking de valorização de professores e na primeira posição em relação aos países com maior índice de violência contra os educadores. Esses dados são reais e preocupantes, e a gente só tem uma pergunta a fazer: quando foi que o Brasil começou a errar e nós não percebemos? Na minha época de aluna não existia isso. Professor era autoridade máxima, era o nosso ídolo. E hoje nós somos o primeiro lugar no ranking em violência contra o professor. Tivemos este ano um professor morto dentro da escola. A gente hoje vê nas mídias sociais professores espancados”, lamentou a professora.

Valorização salarial, melhores condições de trabalho, respeito e mais investimento na educação. Essas foram as principais defesas apresentadas pelos representantes da educação e estudantes que participaram da sessão especial . O senador Izalci Lucas disse que vai lutar para que o orçamento de 2020 assegure melhorias para a categoria.

Representando os estudantes, a aluna Maria Clara de Paula, do Centro de Ensino Médio da Asa Norte (Cean) reconheceu os professores como transmissores de conhecimento e atores capazes de mudar a história de um cidadão. Para ela, eles são os verdadeiros responsáveis por manter viva a esperança de um futuro melhor para o país.

“ É impossível tornar-se um real cidadão sem passar por um professor. São essas pessoas que acreditam plenamente na educação e que mudam a realidade de milhares de pessoas todos os dias, e é a partir desses profissionais que existem outras profissões. São esses profissionais que criam um laço tão grande com seus alunos, tornando-se uma parte da família dos mesmos. Todos nós temos um professor ou uma professora que mudaram a nossa história, aquela que realmente marcou nossa vida e jamais será esquecida” , declarou a estudante

O aluno do Cean, Danilo Inácio Martins,disse que o professor está de prontidão para auxiliar no desenvolvimento dos alunos, vê-los evoluir e construir uma sociedade melhor. “O professor é alguém que é capaz de ver nossos pontos fortes e fracos e nos mostrar como podemos gradativamente transformá-los em algo melhor. Tudo que nós aprendemos e utilizamos para entender o mundo a nossa volta devemos a todos os professores que tivemos em nossas vidas, que nos mostraram o caminho certo a ser trilhado e que se encheram de orgulho e alegria por nos ver trilhando a rota do sucesso. Por isso, eu digo a todos os alunos aqui presentes: não desistam jamais, pois a vida de estudo e aprendizado é a que todos nós devemos levar conosco se quisermos crescer, e podem ter a certeza de que sempre terão um professor com quem contar. E a todos os professores eu tenho apenas a agradecer por todo o trabalho que fizeram, por todo o esforço que tiveram e por jamais desistirem, pois vocês estão ajudando nossa sociedade a crescer, com mentes fortes e hábeis a construir um mundo melhor. Desejo a todos vocês a felicidade por nos ajudarem sempre a evoluir”, declarou Danilo.

A professora pioneira no Distrito Federal e responsável pela alfabetização de crianças desde a inauguração de Brasília, Natanry Osório, afirmou que educar é basicamente um processo de amor em ação que pode transformar a sociedade. Contou da sua trajetória em Brasília e da emoção de ver ex-alunos ocupando cargos importantes na capital do país.

“ A receptividade do educando tem por base essencial a radiação amorosa que sente no mestre. Vamos fazer de nossas escolas verdadeiras usinas geradoras de amor. Uma usina de amor ação é a nossa proposta”, declarou Natanry.
Louvo e agradeço a Deus a família que me confiou e, na pessoa de meus filhos Antônio Cândido, Maria Karla, Maria Cecília, Antônio Carlos e Diva Maria. E aqui cito, com emoção, o escritor Antônio Carlos Osório meu saudoso marido: “Sendo o amor uma energia, ele [o amor] há de poder ser gerado e distribuído, e a escola pode se tornar em uma das mais importantes centrais energéticas de amor”.

Natanry disse que o processo educativo é basicamente um processo de amor ação. E, como disse a professora Nyedja, “Maísa, que não pensava no futuro, as nossas crianças também não pensam no futuro, porque para elas o futuro é hoje, é agora”. Continuando o poeta, ele diz: “Como método, educar não é sempre ensinar, ou mesmo ensinar a aprender formando a mente. É substancialmente amar”. A receptividade do educando tem por base essencial a radiação amorosa que sente no mestre. Para concluir, vamos fazer de nossas escolas verdadeiras usinas geradoras de amor. Uma usina de amor ação é a nossa proposta” , disse Natanry.
“Minha gratidão a todos, em especial aos meus pais, Domingos Pinheiro Lacerda e Júlia Ludovico Pinheiro Lacerda, e à Carmela Salgado, fundadora da ASP da Casa do Candango”, finalizou Natanry Osório.
O senador Izalci encerrou a sessão agradecendo os integrantes da Banda Acorde, formada por alunos do Centro de Ensino Especial de Taguatinga, que tocou o Hino Nacional e músicas regionais que encerraram o evento como as canções Billie Jean e O Xote das Meninas.





Fotos: Geraldo Magela/Agência Senado e Bernadete Alves