Palmeira rabo-de-peixe : beleza e diversidade

A palmeira da espécie rabo-de-peixe é originária das zonas de floresta tropical da Índia, Sri Lanka, Mianmar e Malásia. A planta se propagou rapidamente por causa da beleza exótica e aqui em Brasília é muito comum nos  jardins das quadras residenciais e comerciais.Sua impressionante e diferente folhagem é muito atraente, dando um toque tropical e exótico ao mesmo tempo. Um convite a contemplação.

A planta ornamental recebeu o nome de Palmeira rabo-de-peixe  por causa do formato dos seus folíolos multi coloridos. Ela pode chegar  a 20 metros de altura, suas folhas atingem até 5 m de comprimento, com folíolos em forma de cunha, serreados no ápice, semelhantes a um rabo de peixe. A bainha é lisa e bem destacada. É uma planta monóica, com inflorescências de 2 a 4 m de comprimento e numerosos ramos pendentes com cerca de 1 m de comprimento.

bernadetealves.com
Palmeira rabo-de-peixe : beleza e diversidade

Seus frutos são globosos e verdes e depois se tornam amarelos,  avermelhados e pretos. Os frutos não são comestíveis e eles contêm cristais que, em contato com a pele, provocam coceira e ardência. É uma planta para se observar com os olhos e não deixar animais de estimação e crianças chegarem perto.

Todo cuidado é pouco  pois os frutos desta palmeira-rabo-de-peixe contém cristais de ácido oxálico, substância que causa irritações na pele e mucosas, como olhos e boca. Tenha cuidado ao manipular os frutos, utilizando luvas, e não ingira sob hipótese alguma.

bernadetealves.com
Palmeira rabo-de-peixe : beleza e diversidade 

A palmeira multiplica-se por sementes e divisão das touceiras.  Floresce pela primeira vez, aproximadamente, aos 13 anos de idade e a partir daí produz, anualmente, várias inflorescências.  Ao final do longo período reprodutivo, que pode durar alguns anos ainda, o caule que frutificou morre. No entanto, como se trata de uma palmeira entouceirada, a planta permanece viva, se renovando a cada nova brotação lateral.

bernadetealves.com

Nos países de origem, a palmeira-rabo-de-peixe tem muitas utilizações tradicionais. As folhas bem jovens podem ser aproveitados como verdura, de sabor picante, geralmente cozidas e servidas com arroz. Do tronco se extrai um tipo de amido, que pode ser aproveitado como sagu.

As sementes só podem ser aproveitadas, após a remoção completa da polpavenenosa dos frutos, e a seiva colhida das inflorescências é um rico xarope, que pode ser aproveitado para produzir açúcar e bebidas alcoólicas. Das folhas da palmeira também se extrai fibras que são aproveitadas na confecção de cordas, pinceis, cestos mobiliário e onde a criatividade chegar.

bernadetealves.com
A repórter Bernadete Alves conferindo a beleza e diversidade da Palmeira rabo-de-peixe 
bernadetealves.com
Palmeira rabo-de-peixe : beleza e diversidade